terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Somnium blogando

Nos anos 1980, quando o escuridão cobria o Brasil, o boletim do Clube de Leitores de Ficção Científica, o Somnium, manteve acesa a pequena tocha que insistia iluminar a produção de FC nacional. Junto a ele, outros fanzines surgiram e, ao longo dos anos 1990, construíram o gérmen do fandom brasileiro que hoje conhecemos. Nos anos 2000, os fanzines perderam sua importância e, um a um, foram desaparecendo. O Hiperespaço, por exemplo, foi cancelado em 2004, e o Somnium teve sua última edição, de número 100, publicada em setembro de 2007. O CLFC até tentou virtualizá-lo, mas apenas uma única edição foi publicada, em 2008, cuja capa ilustra este post. Até o saite do Clube entrou em recesso, depois de várias encarnações sem expressão.
Hoje, com uma nova e animada diretoria, o Somnium renasce de cinzas. O CLFC acaba de anunciar a reestreia do boletim agora na forma de um blogue, editado por Daniel Borba e Fábio San Juan.
Nesta primeira investida, o boletim apresenta algumas resenhas, contos de Cesar Alcazar, Álvaro Domingues e Duda Falcão, e um longo artigo de Marcello Simão Branco contando a história do CLFC.
É acanhado, se comparado a outras iniciativas que rolam na internet, ainda mais quando lembramos a importância que o Somnium teve para a FC brasileira. Mas, depois de tantos anos inativo, é um avanço que merece minhas congratulações.

Um comentário:

  1. Olá, obrigado pela citação do relançamento do Somnium e pelas palavras elogiosas. Realmente, o Somnium tem um lugar na história da FC brasileira e estava mais que na hora de voltar. Obrigado pela divulgação e um grande abraço!

    ResponderExcluir