domingo, 11 de dezembro de 2011

Antes das grafic novels

Em 1974, surgiu na França uma publicação que abalou o cânone das histórias em quadrinhos. Era a revista Metal Hurlant, publicação da Les Humanoides Associés, editora formada pela união dos quadrinhistas Jean Giraud (Mœbius), Philippe Druillet e o escritor Jean-Pierre Dionnet, que apresentaram uma nova e perturbadora forma de ver a arte sequencial, investindo em temas como a ficção científica, a fantasia e o absurdismo, com muita violência, sexo e bizarrias.
Três anos depois, surgiria a sua versão americana, Heavy Metal, editada pela National Lampoon, que, além de traduzir algumas das histórias da matriz europeia, apresentava artistas americanos na mesma linha editorial. O impacto combinado dessas duas publicações na arte mundial foi avassalador e, ainda hoje, décadas depois do cancelamento de ambas, a influência se faz sentir.
As grandes editoras americanas reagiram a isso de formas diferenciadas, mas a Marvel Comics, que tinha sua grade editorial dominada por séries de aventuras para adolescentes, principalmente com super-heróis, investiu na publicação de uma revista similar a Heavy Metal, chamada Epic Illustrated, lançada em 1980. Nela, os artistas da casa tinham liberdade para criar narrativas exóticas e mais apimentadas daquelas que predominavam nas revistas de linha. Uma das histórias publicadas ali foi "Metamorphosis odyssey", de autoria de Jim Starling, tradicional criador de super-heróis. Seus trabalhos principais na Marvel haviam sido, até então, as primeiras histórias de Shang Shi e o épico de fantasia espacial do Capitão Mar-Vell, conhecido como "A saga de Thanos".
"Metamorphosys" conta a história de Vanth Dreadstar, um drama de space opera na mesma linha de Mar-Vell. A arte algo histérica de Starling tornou-se uma chancela da Epic, ilustrada com pinturas de cores vivas que ficam mais berrantes com o passar da história, uma assinatura lisérgica que predomina nos quadrinhos dos anos 1980.
As histórias de Dreadstar tiveram sequência na revista Epic Marvel, que chegou ao Brasil ainda nos anos 1980 publicada pela editora Abril. Contudo, o material publicado pela Epic Illustrated em suas 36 edições – a revista foi cancelada em 1986 – continuava inédito no Brasil até que, há algumas semanas, a Devir Editorial publicou, num único volume, a história completa de "Metamorphosys odyssey" sob o título de Dreadstar: A odisseia da metamorfose.
Diz o relise: "Durante milênios, os Orsirosianos foram a raça mais avançada da Via Láctea, além de terem sido os ancestrais de toda a vida humanóide da galáxia. Sua supremacia, entretanto, chegou ao fim com o surgimento dos Zygoteanos, uma raça impiedosa que parece querer conquistar e destruir todo o Universo… Aknaton, um místico imortal Orsirosiano, deve colocar em prática um plano devastador que dará fim à ameaça desses invasores e trará consequências cataclísmicas! No entanto, para que esse estratagema se concretize, ele deverá reunir um grupo de pessoas especiais. Entre elas está Vanth Dreadstar, um guerreiro implacável e astuto de enorme poder".
Dreadstar: A odisseia da metamorfose tem 128 páginas coloridas e custa R$53,00.

Um comentário:

  1. Oi, Cesar. Se você me permite, eu gostaria de remeter o leitor do seu blog à minha coluna sobre FC e fantasia no "Terra Magazine", onde faço uma resenha justamente de "Dreadstar":http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5513871-EI6622,00-Drops.html

    ResponderExcluir