terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ficção científica e sobrenatural para crianças

Este início de ano trouxe às bancas uma nova linha de quadrinhos populares pela Editora Abril que, assim, vai retomando parte do mercado que dominava completamente há alguns anos. O interessante desta nova linha de quadrinhos é o fato dela estar claramente vinculada ao fantástico e ao sobrenatural.
Dois títulos são frutos diretos de um concurso que a editora promoveu em 2010, o 1º Prêmio Abril de Personagens, através da revista Recreio.
O título que mais chama a atenção nas bancas é Garoto vivo na Vila do Cemitério, de Fabrício Pretti, que conta a história de um menino que, por engano, vai parar no meio de um montão de fantasmas.
A história remete imediatamente ao romance O livro do cemitério, do escritor britânico Neil Gaiman, mas as semelhanças são apenas superficiais. O romance de Gaiman ainda é melhor, contudo.
Outro título é UFFO: Uma família fora de órbita, de Lucas Lima, em que um grupo de exploradores alienígenas se disfarça em uma família humana para conhecer melhor o nosso planeta. Parece uma versão infantil do seriado de TV americano 3th Rock from the Sun, que por sua vez inspirava-se em outro seriado, Meu Marciano Favorito, dos anos 1960. Ideia manjada, portanto, mas nada que não possa ser bem aproveitado se reciclado com talento.
Gemini 8, de Célia Catunda e Kiko Mistorigo, não participou do concurso mas segue o mesmo padrão das revistas anteriores. Trata-se de um personagem encomendado à TV PinGuim, que também produz o desenho animado Peixonauta. Conta a história de um menino que é acidentalmente transportado para outro planeta e as tentativas do cientista alienígena para devolvê-lo à Terra.
O mais legal de tudo é que as revistinhas de 36 páginas coloridas custam apenas R$1,95 cada. Dá para comprar todas com uma parcela da mesada. Como nos velhos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário