segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A rainha secreta e outras histórias

Miguel Carqueija é provavelmente o autor mais prolífico da ficção fantástica brasileira. Ativo no meio desde o início dos anos 1980, a princípio no Boletim do Clube de Ficção Científica Antares – no qual também despontaram autores como Simone Saueressig, Gerson Lodi-Ribeiro e Jorge Luiz Calife –, Carqueija foi colaborador frequente nos muitos fanzines que proliferaram nos anos seguintes, inclusive no Hiperespaço. Sua grande produção sempre esteve vinculada a uma ficção positivista, elegante e repleta de valores morais, de influência direta de Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e outros autores do período weird da ficção pulp.
Em 2001, a editora Ano-Luz publicou A rainha secreta e outras histórias, coletânea semi-profissional do autor e quarto volume da Coleção Terra Incógnita, apresentando uma seleta dos melhores contos do autor. Como a edição estava esgotada há muito tempo, Carqueija comentou comigo que gostaria de dispor de uma edição virtual dessa coletânea. Então fiz para ele uma versão do volume em pdf, a partir dos manuscritos originais dos contos e com a mesma capa, que era minha.
Diz Branco, na apresentação da coletânea: "Miguel Carqueija é um dos autores mais produtivos e participativos da chamada comunidade brasileira de ficção científica. Por cerca de dez anos, ele é o autor mais publicado nas revistas de fãs (os fanzines), e já venceu concursos literários promovidos por essa comunidade.
Outra característica marcante de sua trajetória é a variedade de temas e enredos que ele já desenvolveu. Partindo de sua visão cristã de mundo, cria seus personagens bem definidos dentro deste contexto, além dos cenários, as situações, as aventuras e locais por ele imaginados, como por exemplo, o espaço profundo, os terrores interiores de mitos e lendas imaginárias, crônicas do cotidiano num cenário futurista. Tudo isso faz de Carqueija, um autor surpreendente, variado e por isso mesmo muito lido e solicitado entre os leitores que já o conhecem... 
E A Rainha Secreta reúne todos os elementos do universo de Carqueija. Elementos que fazem dele um autor tão interessante a ser descoberto. Um interesse tão grande quanto o prazer da melhor tradição das boas histórias, como se contadas ao lado de uma fogueira numa noite de inverno. E essa tradição resiste maravilhosamente na prosa de Carqueija".
Não se trata de uma publicação do selo Hiperespaço, mas do próprio Carqueija, que autorizou disponibilizá-la gratuitamente aqui para quem quiser ler. Aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário