domingo, 30 de outubro de 2011

As lições do matador

O escritor paulista Roberto de Sousa Causo anunciou há poucos dias que a Devir Livraria prepara-se para iniciar a publicação da série As lições do matador, com aventuras de ficção científica do personagem Jonas Peregrino, que o autor vem desenvolvendo há algum tempo.
Alguns contos com histórias desse personagem já apareceram nas antologias Futuro presente (Record, 2009) e Assembleia estelar (Devir, 2011).
O primeiro episódio vai se chamar Glória sombria: A primeira missão do matador, no qual ele enfrenta uma frota alienígena de naves robôs.
A ideia de uma série de livros de um mesmo personagem no estilo space opera não é nova e muita gente já se debruçou sobre projetos similares que nunca foram efetivados, sempre espelhados na série alemã Perry Rhodan, que teve uma boa parte de suas histórias traduzidas no Brasil. Deve ser também o caso de Jonas Peregrino, uma vez que Causo nunca fez segredo que é fã do personagem alemão.
O livro deve ser lançado dentro de algumas semanas, possivelmente ainda em 2011. Mais informações podem ser obtidas com a editora, no email marialuzia.devir@gmail.com.

2 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação, Cesar.

    Você diz que "A ideia de uma série de livros de um mesmo personagem no estilo space opera não é nova e muita gente já se debruçou sobre projetos similares que nunca foram efetivados, sempre espelhados na série alemã Perry Rhodan, que teve uma boa parte de suas histórias traduzidas no Brasil."

    Sempre me pareceu que space opera fosse um subgênero meio raro entre os brasileiros, e não me lembro de muitos projetos locais espelhados em Perry Rhodan, excetuando, talvez, o "Projeto Slev" de Rogério Amaral Vasconcellos. Não dá pra dizer que seja "muita gente", porém. E a outra coisa é que "As Lições do Matador" não é um projeto coletivo, como foi o "Slev" e como "Perry Rhodan" ainda é.

    De qualquer modo, "As Lições do Matador" também se inspira, além de Perry Rhodan, em muito da space opera militar pós-"Tropas Estelares" -- escritos de Lois McMaster Bujold, C. J. Cherryh, L. E. Modessit, e vários outros autores que nunca apareceram no Brasil, num tipo de narrativa de aventura espacial que talvez tenham sido melhor representada por "Babylon 5", na televisão.

    Eu tambémespero dar personalidade própria à série, e incluir nela questões muito particulares ao Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Para quem vê "de fora", há de fato pouco exemplos, mas, dentro dos muros do fandom, acompanhei pelo menos três tentativas de construção de space óperas compartilhadas que não foram para frente. Uma delas, por exemplo, teve até um conto meu, "Quadros pretéritos de uma vida", publicado no Somnium e na antologia comemorativa do CLFC.
    Parece que há alguma descrença dos autores e editores de FC brasileiros sobre as possibilidade criativas e comerciais de seriados de FC com personagens fixos.
    Mesmo assim, lembro do seriado "Exploradores do desconhecido", de Gian Danton, que dispõe de ebooks e quadrinhos, e da série tie-in vinculada ao RPGMMO Taikodom que, se não é explicitamente rhodaniana, guarda influências indisfaçáveis, embora cada uma delas não agregue simultaneamente todas as características de forma e estilo de PR. Mas, como você mesmo disse, "As lições de matador" também não segue. Um viva a isso.

    ResponderExcluir