quarta-feira, 4 de novembro de 2009

S.P.A.C.E.

Em 1983, a Editora Rio Gráfica – atual Editora Globo – lançou nas bancas uma interessantíssima coleção de figurinhas chamada S.P.A.C.E. - Sistemas e Planos de Ataque a Comandos Estelares, provavelmente traduzido do original italiano da Piero Dami Editore, pelo que eu consegui levantar numa pesquisa na internet. Tratava-se de um álbum com 128 cromos coloridos reproduzindo cenas de uma guerra espacial extragaláctica.
As figuras traziam imagens de espaçonaves, soldados e armas dos dois sistemas planetários envolvidos nessa guerra de proporções cósmicas: a Estrela Negra e o Sol Vermelho. Cada um deles dotado de vários mundos habitados, diversas raças de guerreiros, muito armamento pesado, naves gigantes e até animais bizarros e fascinantes.
O álbum explica cada imagem e vai assim contando a história dessa guerra, como um livro ilustrado. As imagens, belíssimas, não trazem os créditos, mas dá para notar que vários ilustradores emprestaram seus talentos para construir essa space-opera exótica, que até onde eu saiba não tem paralelo no Brasil.
O escritor e editor Roberto de Sousa Causo alertou-me sobre as muitas semelhanças do design das naves e armas desse álbum com aquele que George Lucas usou nos novos episódios de sua saga espacial: A ameaça fantasma, O ataque dos clones e a Vingança dos Sith. De fato, há alguma semelhança e como se sabe que a produção da Lucasfilm usou e abusou de referências, não seria de se estranhar se esses desenhos tivessem também entrado no rol de "homenagens" não creditadas pela trilogia.
O álbum é bastante raro e há alguma procura por ele entre os fãs de ficção científica. Já recebi propostas para vendê-lo, mas achei mais interessante compartilhá-lo através de um arquivo eletrônico, que eu hospedei aqui. As imagens foram obtidas a partir do álbum e não foram tratadas: estão exatamente como o meu álbum, que já tem mais de 25 anos e os fungos já cobram algum preço. Mas estão em resolução suficiente para serem lidas. Por isso, o arquivo é grande: cerca de 56Mb.
Espero não estar cometendo nenhum tipo de contravenção ao divulgar esse material. O caso é que eu realmente acredito que esse é um dos mais belos álbuns de figurinhas já publicado no Brasil e o material merece ser recuperado.
Se alguém tiver mais alguma informação sobre essa publicação, mande aí um comentário, pois tenho muita curiosidade sobre o autor do texto e os artistas envolvidos na produção dessas imagens.

OBS: O leitor David McDonald, da Irlanda, informou que os autores nunca creditados na edição brasileira são o ilustrador Ian Kennedy (que trabalhou em Dan Dare) e o escritor Kelvin Gosnell, autor da famosa série Storm, e também o editor da revista britânica em 2000 AD. Obrigado, David!

52 comentários:

  1. Belíssimo álbum que me recordo até hoje.
    Muito interessante seu post

    ResponderExcluir
  2. Há anos estava procurando por ele, dentre tantas coisas que marcaram minha infância este álbum foi uma delas, lembro de uns seres azuis que corriam muito e eram um tipo de médicos pra uma raça robô que tinha sangue de mercúrio se não me engano, achava o máximo. Fico agradecido por você ter compartilhado as imagens do álbum. Um dia eu compro ele completinho! Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TINHA TAMBEM O POVO OSPRANIANO QUE TINHAM ASAS E PARECIAM FALCÕES

      Excluir
  3. Parabéns pelo post!
    Ver o albúm foi uma viagem no tempo!
    Um site para os favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo scan do álbum, estava procurando uma forma de rever essa obra que marcou tanto a minha infância!!! Lembro de que na época havia muitas dificuldades para encontrar os pacotes de figuras pra vender, e certa vez eu e um amigo descobrimos uma banca em outra cidade que possuia alguns cromos...
    Saímos de manhã cedo de bicicleta e retornamos de noite pra casa, carregando os sete pacotes que havia para comprar. Tomei uma bronca sem precedentes por isso, mas deixar o album um pouco mais completo valia qualquer coisa.
    Obrigado mesmo. Parabéns pelo blog. Sucesso;

    ResponderExcluir
  5. Me lembro de minha mãe me levar até a banca de jornais que havia no supermercado Disco, em Rudge Ramos (Se vc morou em SBC nesta época, talvez possa ter conhecido) para comprar figurinhas e trocar as repetidas com uma garotada que ficava por lá...
    Bons tempos... :)
    Abraços e Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigão! Lindo post esse. Jamais imaginei que viria a capa desse album novamente, muito menos encontrar o scan completo dele. Que mais posso dizer. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Como o restante do pessoal já disse, achei que nunca mais veria este álbum que marcou minha infância.

    ResponderExcluir
  8. Putz, essa foi mesmo do fundo do baú, obrigado por matar minha curiosidade de voltar no tempo. Um abraço fraterno...

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Não acredito que baixei o SPACE, tinha esse album, e o stamp color vc tem? Show de bola. Absss

    PS Se tiver me mande lgustec@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho o Flash Stamp, mas está incompleto. Completo mesmo, tenho o Nosso Mundo(um álbum enorme que parecia um atlas), Operação Zillion (do anime da TV), o Flash Gordon da Kibon, Galaxy Rangers e o Vruum: Aviões a jato. Quem sabe ainda os coloco por aqui. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo! Este album tem grande significado para mim! Não consegui baixar as figuras! Quando entro o site me remete para varios endereço e acabo voltando para o início. Pode me dizer se o download ainda está disponível?! Agradeço desde já e parabéns pelo blog!

      Excluir
    2. Obrigada. Lembro de ter visto este álbum na banca de jornal, mas na época não pude comprar. O dos Galaxy Rangers também. Se você puder disponibilizá-lo eu agradeço muito.

      Excluir
  11. bah! eu sempre fiquei com esse álbum na memória. volta e meia procurava na internet, mas sem sucesso. hoje, resolvi perder mais tempo, não lembrava do nome, então, resolvi procurar pelas imagens e quando vi a capa, não tive dúvida de que havia encontrado. para minha surpresa, ainda maior, ao ler teu blog, tinhas escaneado o álbum todo!!! não vejo a hora de chegar em casa, para poder baixá-lo. a emoção é a mesma que os demais fãs mencionaram acima ao relembrar os momentos de ir na banca comprar as figurinhas. eu lembro que eram auto-colantes, demais para a época. e a qualidade dos desenhos (não tinha tanta tecnologia como hoje) eram demais. eu viajava nesse álbum aos meus, então, 9 anos. parabéns pelo post e muito obrigado! tenhas certeza que fizeste muitos adultos retrocederem no tempo. abraço
    rafael-poa/rs

    ResponderExcluir
  12. Colecionei esse album, se não me engano deve ter sido por volta de 1982... Foi o único que completei... Infelizmente desapareceu...

    ResponderExcluir
  13. Amigo, obrigado d+ por esse scan. Esse foi o álbum que marcou a minha infância. O guardei por muitos anos até perdê-lo em uma enchente em 1995. Já estou baixando para relembrá-lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Tenho o álbum completo. Em perfeito estado. Nao vendo.

    ResponderExcluir
  15. Eu também tenho completo. Não vendo porque tem um valor sentimental enorme. Além de ter sido o primeiro (acho que único) álbum que eu completei, sempre o achei fantástico! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Meu irmão fez um video clip deste album SPACE e colocou no youtube. O resultado das imagens junto com a trilha sonora ficou bem legal!

    http://www.youtube.com/watch?v=OhSflnJC84E

    ResponderExcluir
  19. Excelente postagem sobre um clássico desconhecido hoje em dia.

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a sua recordação. O arquivo para download então nem se fala. Eu adorava esse álbum. Pena que perdi ele. Eu viajava nas figurinhas, como seriam os mundos e tal. Ainda mais que eu tinha uma coleção de livros onde um deles mostrava como seria o futuro. Inclusive o nome do livro era " O Futuro" de uma série acho que da Abril. Era infanto-juvenil. O livro tinha desenhos bem similares a estes do álbum.
    Tinha outro álbum muito bom também que era um de aviões. Acho que saiu na mesma época

    ResponderExcluir
  21. Muitíssimo obrigado por compartilhar esse material, amigo! ;)

    ResponderExcluir
  22. alo meu amigo eu sou o reinaldo fernandes eu compro se tiver para vender o album s.p.a.c.e do senhor esse album eu gostaria de saber se o senhor esta vendendo ou quem esta vendendo esse album que eu compro , pago via deposito bancario , sou colecionador desse livro ilustrado da rio grafica, se estiver vendendo o meu email é py1rei@yahoo.com.br, desejo album completo nao me importo com a conservação desde que nao falte nenhum cromo obrigado pela atenção meu telefone é (24)99907-8017 da claro sou reinaldo fernandes.moro em resende estado do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  23. Muito bom! Este ficou na minha memória desde criança. Ótimo poder rever todo o álbum.

    ResponderExcluir
  24. alo mauricio voce sabe quem tem esse algum para vender eu compro o album space eu gostaria de comprar de alguem o meu email é py1rei@yahoo.com.br um abraçaõ e quem tiver esse album e quiser me vender ele completo eu compro, me contacte no email.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho todas as figurinhas de forma digital, quem quiser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alo maxiliano eu vou querer as figurinhas sim o quanto voce esta pedindo por elas voce tem todas do album mesmo eu vou querer sim mas para a semana que vem e voce tem o album tambem? me passe o numero da sua conta no meu email py1rei@yahoo.com.br que eu te passo o meu endereço e o quanto voce esta pedindo por elas.e se elas estao em bom estado de visao .um abraço reinaldo

      Excluir
    2. Opa. Você tem todas as figurinhas digitalizadas? Pode compartilhar conosco?

      Excluir
    3. Tenho interesse! Como faço para conseguir?

      Excluir
  26. Parabens pela iniciativa de partilhar!, me lembro que tive esse album aos 11 mas se perdeu (acho que nem completei) traz muitas recordações as ilustrações são iconicas, do mesmo desenhista da antiga revista do Storm

    ResponderExcluir
  27. Esse álbum teve alguma reedição mais para o final dos anos 80? Lembro dessas figurinhas, mas numa versão diferente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Muito agradecido por compartilhar!!
    Putz! .. Nunca eu esqueci esse album, ele realmente mexeu com o meu imaginário ..
    estou muito feliz ..
    eu tinha 12 aninhos, hj estou com 48!
    Mais uma vez, meu muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  29. Legal demais. Eu tenho este album completo e guardo-o com muito carinho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  30. Eu idem. Lembro que nem acreditei na época quando consegui completar o mesmo. O meu também está meio tomado pela ação do tempo, mas ainda está completo e inteiro.

    ResponderExcluir
  31. Amigo, muito grato por compartilhar! Uma de muitas lembranças de infância que tenho perseguido a tempos! Difícil demais encontrar alguém que pelo menos se lembre desse álbum! Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que ótimo saber o nome do artista e do escritor, Cesar. Agradeço muito a informação, que enriquece a minha experiência de juventude com esse álbum de figurinhas.

    ResponderExcluir
  33. Ainda é possível fazer download das imagens desse álbum?

    ResponderExcluir
  34. Eu tive um desse e nunca saiu fa minha memória

    ResponderExcluir
  35. Obrigado por disponibilizar, muito saudosismo, tambem tive um desses.

    ResponderExcluir
  36. Tenho muitas figurinhas avulsas desse álbum ( assim como muitos outros álbuns de figurinha da mesma época )
    Também tenho completo e conforme oferta posso vender
    Interessados podem entrar pelo whatsapp 19 981 54 25 90 ( ddd interior de SP mas moro em Fortaleza )

    ResponderExcluir
  37. Sempre foi um clássico pra mim, que adorava ficção científica desde pequeno. Legal saber que tantas pessoas curtiram também... Sobre a matéria, só discordo sobre ter sido uma obra de vários ilustradores. Como ilustrador percebo um único estilo em todas as figurinhas.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde meu caro....Ainda tem disponível o SPACE pra baixar, nao consigo aceder, se me puder enviar por mail te agradeço, andava a varios anos a procura disso mas não conseguia me recordar do nome. Este é o mail shalabal22@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de confirmar que o arquivo continua disponível no link https://www.4shared.com/get/RiprUXOz/SPACE.html. Talvez seja necessário logar no 4shared para baixá-lo.

      Excluir
  39. Esse era o melhor álbum de figurinhas daqueles tempo eu vivi isso eu adoro coisas espaciais como alien naves criaturas planetas intergalácticos mistérios do outro mundos e muito belo eu adoro isso

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho o álbum até os dias de hoje, faltando umas 4 figurinhas, a capa está um tanto desgastada pelo tempo....valeu pela edição eletrônica, estava precisando.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns, fiquei muito feliz de encontrar essa postagem, muito grato por seu compartilhamento estou agora viajando pelas galáxias

    ResponderExcluir