terça-feira, 10 de novembro de 2009

O jogo no tabuleiro chega ao fim


Amanhã, dia 11 de novembro, o romance virtual O jogo no tabuleiro da escritora gaúcha Simone Saueressig, chega ao seu termo com a publicação de "A casa de Lícora", episódio final de Nemthru, o terceiro livro da saga, em que tudo se resolve, mas nem tudo se explica.
Junto aos livros O afilhado das fadas e A falcoeira, O jogo no tabuleiro conta a história de um grupo de jovens que são capturados numa superrealidade de fantasia medieval, que é o próprio Tabuleiro, e para sair de lá tem de reunir um conjunto de artefatos raros e misteriosos. Lá eles encontram todo um mundo de cenários exóticos, repleto de criaturas fabulosas e de um povo de história tão antiga quanto heróica.
Jogadores de partidas anteriores, que não conseguiram cumprir a tarefa, têm agora naquele mundo a sua única e verdadeira realidade. Um desses infelizes vai acompanhá-los, na intenção de finalmente vencer o Tabuleiro e voltar para o mundo real. Mas o efeito das tragédias do Tabuleiro são um mistério para todos. O que acontece com aqueles que se feriram ou morreram no jogo? Voltarão ao normal? O tabuleiro é apenas simulação ou trata-se de um portal para um universo paralelo?
Este capítulo final tem a mesma força avassaladora das grandes sagas da fantasia, por que nem tudo resulta como esperamos e ao final deixa uma saudade melancólica de algo que nunca devia ter se acabado. Tanto que a autora criou uma área do seu site Porteira da Fantasia, o "Jogadas Apócrifas", para que os leitores publiquem suas próprias criações no mundo do Tabuleiro: desenhos, poemas, fanfics etc.
A autora contou-me que muita gente a tem abordado, nos diversos eventos literários em que ela participa, para comentar a história, que é de fato envolvente, e sugerem que ela providencie uma versão impressa. Alguns confessam que imprimiram os arquivos para poderem ler com mais conforto e compartilhar com os amigos. Desde antes da publicação, eu já havia dito a Simone que a história merecia um tratamento mais ortodoxo de edição, que o romance clama por isso. Tomara que alguma editora perceba o potencial de O jogo no tabuleiro e o publique em forma real. Eu serei um comprador certo. Por enquanto, estão disponíveis os dois primeiros volumes fechados. Cada um dos capítulos do terceiro podem ser baixados gratuitamente aqui. Creio que em breve Nemthru também estará disponível em forma de arquivo unificado.
Ainda que não seja um livro real, O jogo no tabuleiro é sem duvida um dos grandes lançamentos de FC&F de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário