segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Zumbis


O produtor cultural Ademir Pascale continua tendo ideias para antologias de contos fantásticos. Enquanto promove as já publicadas Dracúlea e Invasão, e acompanha no prelo Poe 200 anos e A metamorfose, já anunciou mais uma: Zumbis: quem disse que eles estão mortos?, pela Editora All Print, uma ideia que, se não é de toda original, me parece bastante curiosa, uma vez que as histórias de zumbis são marca registrada da indústria do cinema. Na literatura, esses mortos vivos tiveram pouca chance, geralmente mais associados aos vampiros. Veja só a proposta que Ademir divulgou:
"Em pleno século 21 eles foram quase esquecidos, mas nos espreitam constantemente pelas sombras. Sabe aquele friozinho na espinha que sentimos quando parece que alguém está escondido nos espiando? Pode acreditar, são eles: criaturas cadavéricas, mortos-vivos, seres infernais e catatônicos, ou popularmente zumbis. Afinal, quem disse que eles estão mortos? Fuja das sombras. Passe longe das tumbas. Corra o máximo que puder. Conheça a trajetória desses horríveis canibais em contos contundentes com heróis, mocinhas e cidades infestadas pelos malignos servos dos rituais necromânticos. Tome cuidado com o seu cérebro, pois eles poderão comê-lo."
Não sei bem o porquê, mas Ademir me convidou para fazer o prefácio do livro. Acho que ele associou o tema à minha aparência, já que pareço estar com um pé na cova, ou que acabei de sair dela, devido às olheiras. Ou então foi por causa do meu bafo de múmia, mas acho que isso ele ainda não sabe - nunca nos encontramos pessoalmente.
Mas não será propriamente um prefácio e sim algo mais a título de apresentação. Usualmente o prefaciador lê todo o material para fazer o seu trabalho, mas no caso só lerei o conteúdo quando o livro estiver impresso - sequer saberei os autores selecionados. Então espero não dar muita bola fora. Mas, para o bem e para o mal, está confirmada a minha colaboração.
Continuo apoiando e acreditando num bom resultado do trabalho de Ademir Pascale com essas antologias, algo que há muito tempo deveria vir sendo feito pelo fandom.
O organizador está aceitando submissões. Quem tiver interesse em participar, pode se informar aqui.

Um comentário:

  1. Ademir me recordou por e-mail que nos conhecemos pessoalmente sim, no lançamento de um dos Anuários. É verdade. Até autografei um exemplar para ele. Então tá explicado...
    Devo ressaltar que apesar das piadinhas, sinto-me honrado com o convite, uma vez que Ademir tem selecionado um pessoal muito categorizado para prefaciar seus livros. Ao lado dessa turma boníssima, já estou me sentindo o rei da cocada preta.
    Grande abraço, Ademir!

    ResponderExcluir