terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dead snow

Neste feriado assisti ao curioso filme de horror Dead snow (Død snø no original, sem tradução em português), longa-metragem norueguês do diretor quase-estreante Tommy Wirkola, que antes só havia feito uma paródia a Kill Bill. Trata-se de um filme de zumbis em meio as neves eternas do norte da Europa, com efeitos especiais bacaninhas e muito, mas muito sangue e vísceras, para contrastar com a brancura da neve.
A história é bobinha e não tem muito apelo, sendo apenas o vetor para as divertidíssimas cenas de violência e desmembramento que fazem referência explícita a diversos clássicos do splatter, como Evil dead e A noite dos mortos vivos.
Um grupo de sete estudantes de medicina - quatro rapazes e três garotas - viajam de automóvel para uma retirada casa de campo nas montanhas da Noruega. A casa pertence a uma quarta garota, namorada de um dos rapazes, que decidiu chegar ao local de uma maneira algo mais desportiva: de esqui. A turma chega antes dela e se instalala no chalé. Ainda estão arrumando as coisas quando surge um homem misterioso à porta, que pede café e conta a lenda local, sobre um grupo de nazistas que, durante a segunda guerra mundial, assolou a região em busca de ouro e jóias, para depois desaparecer nas montanhas. O homem vai embora e, por acaso, um dos estudantes encontra sob o piso do chalé uma caixa de madeira cheia de moedas de ouro.

Quando chega a manhã, um dos rapazes decide sair a procura da namorada que ainda não chegou. Sozinho em meio ao campo nevado, ele encontra o cadáver estripado do homem que os visitara na noite anterior e acaba caindo num buraco no meio cheio de equipamentos nazistas para, em seguida, ter de enfrentar zumbis que o atacam com fúria. Enquanto isso, os três casais que ficaram no chalé têm de enfrentar uma tropa inteira desses monstros, que parecem não ter nenhum objetivo a não ser matar e esquartejar todos que cruzarem seu caminho.
A estrutura geral do filme lembra a de O albergue, com uma longa introdução em que se apresentam os personagens, mas ganha uma velocidade vertiginosa na parte final, com muita correria e sanguinolência, em que não faltam todo tipo de uso criativo para tripas, além de uma bem vinda motosserra.
Os zumbis deste filme não são lentos e erráticos como os que acostumamos ver nos filmes de George Romero: são muito ágeis, embora ainda bastante estúpidos.
O filme tem um toque trash, um clima falso mais ou menos como o Planeta terror ou A volta dos mortos-vivos, embora como estes seja bastante bem feito. Por isso, de uma forma geral, poderia classificar Dead snow como um filme de humor negro, porque a violência é tão exagerada que ao invés de medo, faz graça.
O filme é de 2009 e causou interesse no festival de Sundance. Provavelmente não será lançado no Brasil, sequer em DVD. Mas pelos préstimos da internet, e com algum trabalho, pode ser conseguido até legendado. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário