sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Lançamento: Vilão iniciante, John Scalzi

Vilão iniciante
(Starter villain) é o um romance de ficção científica do escritor americano John Scalzi (mesmo autor de A guerra do velho); publicado originalmente em 2023, o romance foi finalista do Hugo e vencedor do Dragon Award. 
A história tem o seguinte contexto: "Depois de um divórcio conturbado, Charlie abandonou o trabalho como jornalista e passou a se dedicar ao ensino, mas não tem nem muito dinheiro, nem amigos ou parentes próximos, só sua gata um tanto indiferente lhe faz companhia. A verdade? Ele anda mesmo é tendo uma vida de cão.
Quando é incumbido de atender ao último pedido de seu recém-falecido tio Jake, uma pessoa que não via ― nem desejava ver ― desde pequeno, Charlie descobre que é o único herdeiro de uma enorme fortuna. Mas toda essa grana foi acumulada graças aos negócios secretos do tio como supervilão, com covil em uma ilha vulcânica e tudo. No entanto, o novo cargo de vilão iniciante não é só alegrias, laser gigantes e poços de lava. É também dar conta de todos os adversários ricaços atraídos pelo tio durante os anos, verdadeiros Ernst Stavro Blofeld, Raoul Silva e Auric Goldfinger, arqui-inimigos de 007. Entre desavenças e facadas nas costas, agora cabe a Charlie tomar um partido nessa disputa centenária pelo controle do planeta enquanto lida com seu novo estilo vilanesco de vida."
Vilão iniciante, que tem 288 páginas, chega agora ao Brasil pela editora Aleph, com tradução de Giu Alonso e lançamento previsto para o dia 19 de agosto.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Táquion 10

Está circulando a edição número 10 do periódico literário digital Táquion, editado por Renato A. Azevedo para o Clube Brasileiro de Ficção Científica.
Em 126 páginas, a edição destaca os quarenta anos da trilogia Padrões de contato, de Jorge Luiz Calife, obra fundadora da segunda onda da ficção científica brasileira, com uma entrevista com o autor, um artigo de Roberto de Sousa Causo sobre a trilogia e suas sequelas, e a republicação do mítico conto "2002", de Calife, que inspirou Arthur C. Clarke a escrever 2010
Também traz contos de Viktorius Nepomuk, Affonso Luiz Pereira, José Alberto e dos premiados da edição, Ricardo Herdy, Thales Soares e G. B. Targa. Traz ainda resenhas de L. F. Lunardello, Rodrigo Antunes e Lucas Rosa Lima, e artigos de M. P. Garnet, Anderson dos Santos Costa e Gerson Lodi-Ribeiro. A capa exibe uma imagem de Kleiner Hai.
Taquion 10 pode ser baixado gratuitamente aqui, nos formatos pdf, epub e mobi. Edições anteriores também estão disponíveis.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Em campanha: Apocalipse

Enfim, estreou a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a publicação da antologia Apocalipse: Ficção científica latino-americana (Apocalisse: Alle origini della fantascienza latinoamericana), organizada pelos pesquisadores Camilla Cattarulla e Giorgio de Marchis, ambos da Università degli Studi Roma Tre.
Diz o texto de apresentação: "Eles imaginaram o fim do mundo e, com isso, além de escreverem narrativas que abordam a catástrofe total, realizaram um feito ainda maior: deram os primeiros passos para a criação, na América Latina, do gênero mais criativo e contestador, a Ficção Científica."
A antologia, originalmente publicada em 2014 pela editora italiana Adelphi, reúne os contos "O fim do mundo" (1857), de Joaquim Manuel de Macedo (Brasil), "Demônios" (1898), de Aluísio Azevedo (Brasil), "A chuva de fogo" (1906), de Leopoldo Lugones (Argentina), "A última guerra (1906), de Amado Nervo (México) e "A lua vermelha" (1932), de Roberto Arlt (Argentina). 
A edição brasileira terá em torno de 260 páginas, tradução de Francesca Cricelli, Sérgio Karam e Fábio Bortolazzo Pinto e fará parte da coleção Clássicos Vintage da Editora Bandeirola.
Para mais informações e apoios à campanha, viste a página da campanha, aqui.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Somnium 127

Está disponível aqui o número 127 do Somnium, fanzine digital do Clube dos Leitores de Ficção Científica, editado por Rubens Angelo, Eduardo Torres, Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasques. 
A edição tem 55 páginas e é dedicada a produção de autores portugueses, com contos de Robson Siebel, Inês Montenegro e Patrícia Lírio, artigos de Carlos Silva, Cristina Alves e Hugo Gonzáles. 
O Somnium é gratuito e pode ser baixado gratuitamente, unicamente em versão pdf. Outras edições também estão disponíveis.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Juvenatrix 273

Está disponível a edição de agosto do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em vinte páginas, traz o décimo nono epísódio da novela de horror "Os guardiões dos escudos negro e de prata", de autoria de Caio Alexandre Bezarias, quadrinhos de Angelo Junior, obituário de Ozzy Osbourne (1948-2025), por Pedroom Lanne, e resenhas do  editor aos filmes Caltiki, o monstro imortal (1959), O jacaré humano (1959), A mulher vespa (1959), O homem que mudou de alma (1936) e A floresta (1982).
A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo. A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

QI 195

Está circulando o número 195 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 44 páginas com vinhetas em quadrinhos de Angelo Júnior, Mário Labate Santiago, Luiz Iório, Henrique Magalhães, Manoel Dama, Luiz Cláudio Lopes de Faria, Joaquim Moura e do editor, artigos de Rod Tigre, Alex Sampaio e E. Figueiredo, e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores,"Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração de Guimarães, com um mecanismo de dobra que conta o final da piada.
Junto a esta edição do QI, os assinantes recebem os seguintes suplementos: os números 23, 24, 25, 26 e 27 da série Reflexões sobre Imagem e Cultura, com pesquisas de Quiof Thrul, Gabriel Rocha e Rod Tigre; o número 11 de Papos Tais, complementando a extensa seção de cartas da edição; um fascículo especial dedicado ao ilustrador brasileiro Francisco Armond, e o álbum comemorativo Maria, de Henrique Magalhães, personagem que está completando cinquenta anos; a edição tem capa especial e 14 páginas em preto e branco com hqs da personagem, e vem acompanhada de cinco figurinhas coloridas para serem coladas no álgum (outras virão nas edições seguintes). Além disso tudo, o quarto pacote com quatro novos cromos para o álbum Carrancas digitais nada normais, de Manoel Dama e um suplemento com quatro tiras (muito bem impressas) da série Jeff Hawke, de Sidney Jordan, que faltaram na compilação publicada pela revista Eureka 1 (1974), localizadas pelo pesquisador Manual Caldas, com tradução de Luiz Antonio Sampaio.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os encartes, estão disponíveis no saite da editora Marca de Fantasia, aqui, além de muitas outras publicações que valem a pena conhecer.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Lançamento: A cruz de Carl, Walter Owen

Chegou aos assinantes a edição de julho da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta a novela de terror A cruz de Carl (The cross of Carl), do escritor escocês Walter Owen (1884-1953), originalmente publicada em 1931. 
Diz o texto de apresentação: "Durante o caos da Primeira Guerra Mundial, Carl enfrenta os horrores das trincheiras enquanto seu pelotão avança sobre território inimigo. Mas, em meio à destruição e à morte, ele logo descobre que existem terrores ainda mais sombrios do que a própria guerra".
O volume tem 132 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um marcador de páginas personalizado e um belíssimo cartão postal.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, podem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Parceria Bandeirola

No último dia 22 de julho, recebi uma resposta positiva da inscrição que fiz para parceria com a Editora Bandeirola, que dispõe de um catálogo interessante aos leitores de fc&f, com muitos livros já publicados, tais como Não Ficções e A espinha dorsal da memória, de Braulio Tavares, Quimeras do agora, de Ana Rüsche, Vestígios, de Sandra Abrano, O doutor negro, de Arthur Conan Doyle, Pavor dentro da noite, de João do Rio, e muitos outros. 
Agora compartilharei aqui as novidades da editora em primeira mão, inaugurando esta parceria com a divulgação de um novo livro que deve entrar em campanha de financiamento coletivo dentro de alguns dias: a antologia Apocalipse: Ficção Científica latino-americana, organizada pelos pesquisadores Camilla Cattarulla e Giorgio de Marchis, publicada originalmente na Itália em 2014 pela editora Adelphi, reunindo textos, de meados do século XIX às três primeiras décadas do século XX, dos escritores Joaquim Manuel de Macedo, Aluísio Azevedo, Leopoldo Lugones, Amado Nervo e Roberto Arlt, acompanhados de ensaios contextualizadores da ficção latinoamericana na história da ficção científica. 
O volume fará parte da coleção Clássicos Vintage, e tem tradução de Francesca Cricelli, Sérgio Karam e Fábio Bortolazzo Pinto. 
A campanha ainda não começou, mas já é possível marcar o projeto para que avise quando começar, acessando a pré-página, aqui, com direito a uma rápida desgustação. 
Que esta parceria frutifique para todos nós.

sábado, 19 de julho de 2025

Em campanha: Dossiê Macabro: Rádio DM 66.6

Está rolando a campanha de financiamento direto para viabilizar a publicação da antologia Dossiê Macabro: Rádio DM 66.6, organizada por Larissa Prado e Felipe Teodoro para a editora Diário Macabro. Trata-se do quinto volume da coleção Dossiê Macabro de antologias temáticas, que já conta com Dossiê Macabro: OVNI (2020), Dossiê Macabro: Táxi (2020), Dossiê Macabro: TV Trash (2021) e Dossiê Macabro: Insetos (2024).
Diz o texto de divulgação: "O rádio acompanha a humanidade desde o fim do século XIX, transmitindo músicas, mensagens, propagandas e informações. Durante guerras e crises, tornou-se o dispositivo essencial para nossa sobrevivência. Agora é chegado o momento de ouvir o que de terrível e sinistro se esconde nas ondas invisíveis desse aparelho presente em todos os lugares – nos carros, casas e estações de transportes. As ondas radiofônicas podem esconder mistérios inimagináveis e mensagens proibidas, colocando essa tecnologia nostálgica no centro de histórias macabras."
Além dos organizadores, a seleta conta com textos de Helton Lucinda Ribeiro, Fábio Aresi, V.W.S, Ella Silbraque, Maikon Barboza, Karine Canal, Vincent Chagas, Kelly Carvalho, Geraldo Campos, R. A. Tsuchiya, Marcelo Fer, Felipe Monteiro, Carlos Castelo, Julio Rodrigues, Vitor Vargas, Tamara Arianne e Bárbara Leidens.
Dossiê Macabro: Rádio DM 66.6 só será efetivamente publicado se atingir uma meta mínima, mas há uma grande chance disso acontecer. Para garantir um exemplar, os apoios à campanha podem ser efetivados aqui até o dia 8 de agosto de 2025. 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Lançamento: Spiutnik, Jérôme Camil

Sempre comemoro quando aparecem livros de fc&f para crianças, porque isso significa que no futuro ainda existirão leitores de fc&f. E posso comemorar novamente. 
Spiutnik (Spioutnik) é uma divertida história de ficção científica, repleta de maravilhamento e bom humor, de autoria do escritor e ilustrador francoafricano Jérôme Camil.
Diz o texto de divulgação: "Um dia, Piupiuzito irá para Marte. Lá, fará muitos amigos, ele tem certeza disso! Ainda que todos digam que é uma viagem impossível, Piupiuzito não dá bola. No entanto, Fuxico e Mexerico, dois ratinhos que adoram pregar peças, aproveitam a ingenuidade do futuro astronauta para dar boas risadas! Mas... quem ri por último, ri melhor!"
Spiutnik tem 56 páginas, tradução de Suelen Lopes, ilustrações do próprio autor, e é uma publicação da Editora Aleph, pelo selo Glida.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Lançamento: Uma cama terrivelmente estranha, Wilkie Collins

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de julho é a novela de mistério Uma cama terrivelmente estranha (A terribly strange bed), do escritor londrino Wilkie Collins (1824-1889), publicada originalmente em 1852 na revista Household Words, editada por Charles Dickens, sendo um dos textos precursores da ficção de crime. 
Diz a sinopse: "Durante uma noite de jogatina e bebida pelas ruas de Paris, um jovem inglês acredita que a sorte lhe sorriu quando seus bolsos pesam com todo o dinheiro que ganhou. Entretanto, o convite de um estranho para repousar em um lugar seguro esconde uma armadilha mortal. Em um quarto silencioso e aparentemente banal, o que deveria ser uma simples cama se revela como uma maquinaria secreta."
Uma cama terrivelmente estranha ocupa o número 64 da coleção SRL; tem 143 páginas, tradução de Oscar Nestarez e traz também uma biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Ana Milani. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Lançamento: Edgar Allan Poe: Contos de ficção científica

O escritor americano Edgar Allan Poe (1809–1849) é reconhecido como precursor do conto moderno e um dos principais idealizadores da ficção de gênero, criador dos contos de crime, de horror pesicológico e de ficção científica, por isso é sempre lembrado pelos estudiosos da literatura de gênero. 
Edgar Allan Poe: Contos de ficção científica é uma bem vinda coletânea dos textos organizada pelos pesquisadores e tradutores Martha Argel e Humberto Moura Neto, que escolheram, dentre a vasta obra de Poe, os textos que mais se aproximaram do gênero como o conhecemos hoje. 
Diz o texto de apresentação: "Nestes brilhantes contos, visões do futuro, viagens extraordinárias e aparatos tecnológicos se misturam a especulações sobre as fronteiras da vida e da morte. E o humor, às vezes malévolo, às vezes debochado, se encontra em muitas destas narrativas, conferindo a elas um sabor estranho e divertidíssimo."
Infelizmente, o material de divulgação não revela quais foram os contos selecionados, mas são nada menos que 360 páginas com capa dura e lançamento previsto para o dia 24 de julho pela Editora Aleph. 
Vale conferir.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Em campanha: Experiências macabras, Hugh Walpole

Apesar do sobrenome, o escritor neozelandês Hugh Walpole (1884-1941) é praticamente desconhecido e provavelmente nunca traduzido para o português. Descendente do muito mais famoso Horace Walpole (de O castelo de Otranto, obra fundadora do gótico europeu), Hugh foi um mais vinculado ao realismo, mas também enveredeou pelo insólito como seu ancestral, e alguns desses escritos foram compilados e traduzidos por Vinícius Santos Loureiro para montar a coletânea Experiências macabras, que está em campanha de financiamento direto pela Editora Pesadilla, do Rio de Janeiro. 
O projeto editorial prevê a publicação de sete contos: "Tarnhelm", "A máscara de prata", "Uma experiência macabra", "O conjurador", "O medo da morte", "A neve" e "A escadaria", embora esse número possa aumentar caso metas mais arrojadas de arrecadação sejam atingidas. A campanha tem grande chance de sucesso, mas ainda não atingiu a meta mínima que garante sua publicação. 
Para ajudar e garantir um exemplar (com entrega prevista para dezembro de 2025) visite a página da campanha aqui, que estará recebendo apoios até o dia 18 de agosto.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Lançamento: Parasite Eve, Hideaki Sena

"Toshiaki Nagashima, pesquisador especializado em biologia molecular, perde a esposa Kiyomi tragicamente. Desolado pela perda, Toshiaki decide cultivar em laboratório as células do fígado da esposa. Sem saber, ele dá início a algo aterrador: a cultura celular – apelidada de Eve1 – não apenas sobrevive, mas se desenvolve de maneira inesperada, manipulando acontecimentos ao seu redor com o insidioso propósito de transcender o que temos de humano."
Este é o enredo básico do romance de ficção científica e horror Parasite Eve (Parasaito Ibu), estreia do escritor e doutor em Famacologia japonês Hideaki Sena, publicado originalmente em 1995 e inspirado no conceito biológico da simbiose celular que originou as mitocôndrias no interior das células de seres vivos. O romance ganhou o Prêmio de Literatura Japonesa de Horror e já foi adaptado para os videogames e os quadrinhos, com grande sucesso. 
Parasite Eve tem 320 páginas, tradução de Ayumi Anraku e é uma publicação da Darkside Books.

sábado, 12 de julho de 2025

Lançamento: Goth - Almas obscuras, Otsuichi

"Yoru Morino tem uma obsessão inquietante por assassinatos em série. Marcada por um passado misterioso, permeado por tragédias e hábitos incomuns, ela mergulha por inteiro nas trevas quando encontra uma caderneta recheada de descrições horrendas de crimes bárbaros, em vez de entregá-la à polícia, Morino decide visitar as cenas dos crimes para saciar sua curiosidade mórbida. Mas essa bisbilhotice pode ser sinal de algo mais nebuloso e aterrador."
Este é o enredo de Goth: Almas obscuras (Gosu: Risutokatto jiken), romance de horror do escritor japonês Otsuichi, originalmente publicado em 2003, vencedor do Prêmio de Mistério Honkaku e que já ganhou adaptações para os quadrinhos e para o cinema.
Goth: Almas obscuras tem 320 páginas, tradução de Luiz Claudio Bodanese e é uma publicação da Editora Darkside.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Editora Mão Esquerda

Há algum tempo, tem se estabelecido no Brasil diversas editoras que apoiam seus catálogos em textos em domínio público, de autores obscuros, mas também de alguns mais conhecidos. 
É o caso, por exemplo, da Editora Wish – hoje absorvida pela Darkside – e da editora Andarilhos, cujos lançamentos são sempre destacados aqui. 
A elas soma-se a Editora Mão Esquerda, editada por L. F. Lunardello, cujo objetivo é trabalhar com o horror gótico produzido por mulheres brasileiras e estrangeiras. 
A editora conta com uma série de ebooks de antologias ilustradas, com textos de ficção e não ficção de autoras como Mary Shelley, Clemence Housman, Larissa Prado, Elizabeth Ellet, Narie Corbetta, entre outras, que podem ser baixados gratuitamente aqui
Para garantir que os trabalhos continuem, a editora ainda mantém uma campanha de asinaturas. Para saber mais e apoiar, visite a página do projeto, aqui.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Em campanha: A rainha dos corvos, M. Matiazi

"Fome, humilhações e o desaparecimento constante de crianças atormentam aqueles que vivem às sombras das muralhas de Zaryar. Mas tudo muda quando a jovem descobre que, o que hoje é um reino movido pela cristandade, foi fundado por uma poderosa bruxa trezentos anos atrás. É essa a força motriz de todos os esforços de Sigrid: fazer a bruxaria governar novamente. Para isso, contará com a ajuda de seus fieis corvos, um estranho feiticeiro e um padre, além de criaturas monstruosas fugidas diretamente do inferno".
Este é o texto de apresentação do romance de terror A rainha dos corvos, da escritora curitibana M. Matiazi, que está em campanha de financiamento direto para viabilizar sua publicação. 
O projeto, que conta com publicação da Editora Espectral,  prevê um volume com 252 páginas com entrega para novembro de 2025 mas, para isso, é preciso atingir a meta uma determinada mínima. Apoios, com diversas recompensas, podem ser feitos aqui até o dia 8 de agosto.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Lançamento: O crepúsculo das auras, Daniel Renattini

"Alex Cipriani precisa lidar com dois assuntos: o acidente da namorada e a descoberta de que é um elemental do fogo, capaz de conjurar chamas. Seu mundo se choca com novas realidades e ele precisa aprender o quanto antes como sobreviver a esse cenário fantástico. Agora, Alex se vê imerso no intenso treinamento de seus novos poderes. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a dor e a fúria que o tomam por completo. A vitória ou a derrota de todos os elementais, ameaçados pela política de controle de Christian, depende de sua evolução. Para impedir que Christian continue em sua jornada obsessiva por poder, Alex e seus aliados terão de encontrar os últimos artefatos ancestrais ainda espalhados pelo mundo. Proteger aqueles que ama e restabelecer a paz em um mundo à beira do caos exigirá de Alex toda a sua força uma última vez."
Este é o enredo de O crepúsculo das auras, quarto e último volume de Hedeiros das estrelas, série de fantasia do escritor Daniel Renattini, que foi antecedido pelos romances O filho do Sol (2017), A melodia da chuva (2019) e O alvorecer das chamas (2023), todos viabilizados através de campanhas de financiamento direto.
Inspirado na saga Percy Jackson, de Rick Riordan, e na animação Avatar: A lenda de Aang, Herdeiros das estrelas tem um público fiel que já lhe rendeu no total mais de R$45 mil em todas as campanhas. A atual, para este quarto volume, receberá apoios até o dia 16 de julho, sendo possível adquirir combos com todos os volumes anteriores, além de brindes diversos. 
Para apoiar, visite a página do projeto, aqui.


terça-feira, 8 de julho de 2025

Lançamento: Relatos de pesadelos, Helena Blavatsky

A escritora russo-ucraniana Helena Blavatsky (1831–1891) é mais conhecida por seus livros metafísicos, mas aqui temos um exemplo de como a ficção fantástica foi, e ainda é, usada como suporte metafórico para dar corpo a discursos filosóficos. Publicado originalmente em 1892, Relatos de pesadelos (Nightmare tales) é um texto raro na obra da autora, que envereda pela literatura de horror para discutir teses das doutrinas teosóficas. 
Diz o texto de divulgação: "um cético europeu educado no materialismo e na negação de tudo que escapa à lógica científica, vê seu mundo ruir após um encontro com um misterioso monge japonês, um Yamabushi, que o conduz a uma experiência de clarividência devastadora. Movido pelo desespero de descobrir o paradeiro da irmã, o narrador se submete a um ritual que rompe os limites entre corpo e espírito, pagando um preço alto demais por desafiar aquilo que sua razão se recusa a aceitar. Após negar o ritual de purificação proposto pelo monge, o narrador sela assim o seu destino: a visão espiritual permanece aberta, tornando-se uma maldição."
Relatos de pesadelos tem tradução de Fernanda Miranda e está em campanha de financiamento direto aqui, pela Editora Cartola, que ainda não finalizou a diagramação, mas promete um volume com 150 páginas. A campanha se encerra no dia 12 de julho.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Lançamento: O mystério do dominó preto

O mystério do dominó preto
é uma coletânea de textos relacionados a uma história de origem duvidosa, publicada originalmente no jornal carioca A Noite, no início do Século XX. Mas esta incerteza pode são ser exatamente o que parece. 
Diz o texto de apresentação: "Um estudante de medicina, durante o carnaval carioca, se depara com o cadáver de uma mulher casada, vestida com a fantasia de dominó preto do carnaval de Veneza, dentro do guarda-roupas de seu quarto de pensão". 
O formato episódico leva a crer tratar-se de um folhetim, mas os "episódios" foram publicados anonimamente na seção de cartas do jornal. Seriam cartas reais ou apenas um artifício do autor? Há muitas hipóteses a respeito, mas o mistério só contribui para tornar a obra mais instigante e visceral.
Além da narrativa epistolar original, o volume apresenta uma versão em forma de conto da mesma história, de autoria do escritor Aristides Rabello, publicado na Argentina e também na revista O Commentário SP, em 1926, além do resumo do enredo da adaptação cinematográfica da história, realizada por Cleo Verbena em 1931, e um artigo assinado por Marcella Grecco, comentando o filme. 
O mystério do dominó preto tem 136 páginas, organização de Tito Prates, e pode ser adquirida através de uma campanha de uma financiamento direto aqui, com direito a combos e brindes personalizados. Interessado? Então se apresse, pois a campanha acaba na próxima quinta-feira, dia 10 de julho.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Lançamento: A cor da vingança, Cornelia Funke

Depois de quinze anos, enfim chega aos leitores brasileiros o quarto e último volume da série Mundo de Tinta, da escritora alemã Cornelia Funke. Iniciada pelos livros Coração de tinta (2006), Sangue de tinta (2009) e Morte de tinta (2010), a autora agora apresenta A cor da vingança, que promete ainda mais peripécias e perigos para os personagens que aprendemos a amar. 
Diz o texto de apresentação: "Cinco anos se passaram e, enfim, a paz reina em Ombra. Todos os moradores da cidade levam uma vida feliz e despreocupada, inclusive Meggie, Mo e Dedo Empoeirado. A situação de Orfeu, porém, é muito diferente. Depois de fugir, seus dias têm sido de muita privação e amargor. A única coisa que lhe resta é a sede de vingança contra Dedo Empoeirado e todos que o traíram. Orfeu está disposto a fazer o que for necessário para colocar seu plano em prática. Nada está fora de cogitação – nem mesmo o feitiço mais sombrio do Mundo de Tinta".
A cor da vingança tem 280 páginas, tradução de Julia Bussius e é uma publicação do selo Seguinte da editora Companhia das Letras.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Exploradores do desconhecido

Há alguns anos, o roteirista Gian Danton e o ilustrador Jean Okada publicaram na internet a webtira de ficção científica Exploradores do desconhecido, muito bem avaliada pelos leitores, tanto no que se refere a história como aos magníficos desenhos, como pode ser conferido no post que fiz a respeito aqui
O material ainda está disponível, mas era lamentável que nunca tivesse conhecido a publicação impressa, como bem merece toda boa hq. Até agora.
Através de uma plataforma de autoedição aqui, a dupla de autores enfim disponibilizou a impressão desse material surpreendente. Diz o texto de divulgação: "Uma equipe internacional de astronautas é escolhida para uma importante missão: fazer um voo de teste da Pioneer, a primeira nave que permitirá à humanidade fazer viagens espaciais à longa distância. Porém, algo dá errado e eles vão parar numa Terra alternativa, onde uma civilização completamente diferente da nossa os convida a pousar".
Exploradores do desconhecido: Operação Salto Quântico tem 52 páginas, miolo em cores e um preço bastante acessível. 
Vale muito a compra. 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Científica Ficção 4

Está disponível a quarta edição do periódico literário Científica Ficção, editado por Jefferson Sarmento com uma seleta de contos de autores estrangeiros clássicos do gênero.
A edição traz textos de H. G. Wells, Poul Anderson, Jack Douglas, A. Hyatt Verrill, Robert Sheckley, Miriam Allen deFord, Lee Archer, J. C. Carbel, Marcos Fherrer e a primeira parte de Armagedom 2419 d.C., novela de Philip Francis Nowlan que deu origem ao clássico dos quadrinhos Buck Rogers, também lembrado em um artigo e na publicação da primeira tira em quadrinhos do personagem, de 1929.
Científica Ficção tem 258 páginas, tradução do editor, capa de Alessandro Abrahão e é uma publicação da editora Tramatura.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Ficção científica grátis na BibliOn

BibliOn é uma plataforma de leitura patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo, que disponibiliza, gratuitamente, um acervo amplo e interessante de ebooks, revistas, quadrinhos e audiobooks. 
Diferente de sites de pirataria, que oferecem arquivos para baixar em dispositivos digitais, a BibliOn é um serviço de empréstimo, similar às bobliotecas públicas. O leitor cadastrado pode emprestar os livros por alguns dias e renovar o empréstino, caso não tenha conseguido terminar a leitura. Encerrado o tempo de empréstimo, o livro retorna ao acervo para empréstimo a outros leitores. 
O acervo oferece livros para todos os tipos de leitores, e dispõe de um minucioso dispositivo de busca. Os termos "ficção científica" e "fantasia", por exemplo, oferecem títulos muito interessantes de autores brasileiros e estrangeiros, como a série de antologias Centífica Ficção, diversos títulos da Editora Plutão,  clássicos de H. G. Wells, J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, e até lançamentos recentes como O livro de algum outro lugar, de Keanu Reeves e China Miéville e Mickey 7, de Edward Ashton.
A experiência de leitura é agradável e é possível ler com conforto em smartphones a partir da instalação do aplicativo (disponivel na Playstore). Uma ótima alternativa aos altos preços dos livros nas livrarias.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Lançamento: Magos humanos, Gerson Lodi-Ribeiro

Magos humanos
é o segundo volume da trilogia Mundo-sem-Volta do escritor carioca Gerson Lodi-Ribeiro, ambientado no universo do planeta Ahapooka, o mesmo dos romances A guardiã da memória e Octopusgarden
Diz o texto de divulgação: "O casal olduvaico Europa e Spartacus inicia enfim suas explorações na Banda Ocidental do Grande Continente de Ahapooka. Em companhia do guia alienígena John Smith, o casal se embrenha temerariamente nos recônditos da Floresta Louca, onde se defronta com diversos perigos e desvenda uns poucos enigmas de Ahapooka. Os três expedicionários recebem reforços do paladino alado Fulgurante; de um centauroide da estirpe dos Magos Negros; e de um andarilho humano misterioso que talvez seja bem mais do que aparenta. Juntos, engajam contra uma hoste de monstros cuspidores de fogo que ameaça arrasar as vilas ribeirinhas de uma cultura alienígena pacífica radicada às margens do Grande Rio. Mais tarde, quando exploram o Planalto da Solidão, os heróis travam contato com os habitantes de uma cidade poliespecífica planaltina e se confrontam com manifestações insondáveis, aparentemente enviadas pelos Poderosos, entidades que – segundo as crenças dos nativos e radicados no Grande Continente – governariam o Mundo-sem-Volta. Nesse desafio, recorrem ao apoio das forças militares de Rhea, nação humana que domina o extremo norte da Banda Ocidental."
Magos humanos tem 437 páginas e é uma publicação do próprio autor, disponível unicamente em versão digital.

sábado, 28 de junho de 2025

Lançamento: Os filhos das estrelas; H. G. Wells

Chegou aos assinantes a edição de junho da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta a novela de ficção científica Os filhos das estrelas (Star begotten), do famoso escritor britânico H. G. Wells (1866-1946), originalmente publicada em 1937. 
Diz o texto de apresentação: "Angustiado com o comportamento enigmático da esposa e com os rumos da humanidade, Joseph Davis se depara com uma teoria perturbadora: marcianos estariam alterando a genética humana. Obcecado, ele mergulhga em uma investigação que abala sua noção de identidade e revela verdades inquietantes sobre o futuro da espécie".
O volume tem 248 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um marcador de páginas personalizado e um adesivo magnético com os dizeres "Eu quero acreditar".
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, podem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Lançamento: O selo amarelo, Robert W. Chambers

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de junho é a novela de horror O selo amarelo (The yellow sign), clássico da weird fiction do escritor novaiorquino Robert W. Chambers (1865-1933), publicada originalmente em 1895 como parte do ciclo de histórias de O rei de amarelo (The king in yellow), coletânea de contos e novelas que giram em torno de uma peça de teatro que enlouquece a todos os que a assistem, embora seja muito mais do que isso. 
Diz a sinopse: "Entre visões doentias, sonhos premonitórios e a presença sinistra de um vigia cadavérico, um artista luta para manter a sanidade enquanto pinta sua modelo favorita. Entretanto, uma presença constante espreita das sombras e seus sussurros arrastarão os dois para um horror impossível de nomear."
O selo amarelo ocupa o número 63 da coleção SRL; tem 104 páginas, tradução de Paulo Noriega e traz também uma biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Eduardo Hy Mussi. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Lançamento: Atmosfera, Taylor Jenkins Reid

Entre a realidade e a ficção há uma fronteira imprecisa na qual se instalam certos tipos de histórias que confundem a racionalidade acadêmica. E não estou falando de metafísica, como seria de se supor, mas de um tipo de ficção científica que é ficção, sem dúvida, e científica, sem qualquer engano, mas que os especialistas relutam em classificar como ficção científica: são as histórias sobre a conquista do espaço. Algumas são dramatizações de fatos, como nos filmes Apollo 13: Do desatre ao triunfo (1995) e Os eleitos (1983). Outros são histórias evidentemente inventadas, como nos filmes Sem rumo no espaço (1969) e Gravidade (2013). E é este também o caso do romance Atmosfera (Atmosphere), da escritora americana Jenkins Reid, originalmente lançado neste mesmo ano de 2025. Trata-se de uma história autodescoberta durante uma missão ao espaço, que talvez cause alguma polêmica quanto a sua classificação justamente por vir de uma escritora não identificada com o gênero. 
Diz o texto de apresentação: "Joan Goodwin é obcecada pelo Universo desde que se entende por gente. Atenciosa e reservada, ela está satisfeita com a vida de professora universitária e como tia de Frances, sua sobrinha precoce. Isso até se deparar com um anúncio da Nasa à procura de mulheres cientistas interessadas em integrar o primeiro projeto do programa Ônibus Espacial. Selecionada entre milhares de candidatas, Joan inicia o treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no verão de 1980 junto a um grupo excepcional: o piloto de caças Hank Redmond e o cientista John Griffin; a especialista de missão Lydia Danes, nem sempre a mais agradável; a calorosa Donna Fitzgerald, que navega nos próprios segredos; e Vanessa Ford, a misteriosa e encantadora engenheira aeronáutica capaz de fazer qualquer nave voar. E então, em dezembro de 1984, durante a missão STS-LR9, tudo muda num piscar de olhos. Enquanto os astronautas aprofundam os laços de amizade e se preparam para os primeiros voos, Joan descobre uma paixão e um amor que nunca imaginou viver." 
Atmosfera tem 336 páginas, tradução de Alexandre Boide, e é uma publicação da editora Companhia das Letras.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Juvenatrix 272

Está disponível a edição de julho do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em dezoito páginas, traz resenhas de autoria do editor aos filmes Sisters of death (1976), Viagem rumo ao infinito (1966), Os monstros do Cabo Canaveral (1960), Project Moon Base (1953), Seres rastejantes (2006), O pianista (2002) e  Cinzas da guerra (2001), além de uma história em quadrinhos de Angelo Junior, que também assina as imagens que ilustram a capa e a contracapa.
A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sábado, 21 de junho de 2025

Saga Vagary, Fernanda Martins

Uma das mais importantes ações que a literatura de fcf deveria sustentar é a produção de ficção para crianças e jovens. Isso porque é fundamental, para o futuro do gênero, que haja leitores quando a atual geração tiver passado. E isso não está longe: o alto preço dos livros demonstra que, hoje, o principal grupo leitor são os adultos. Num futuro próximo,  quando esse grupo desaparecer, quem ficará para manter a bandeira em pé?
O mercado de literatura infanto-juvenil busca manter sua valiosíssima produção, embora seja praticamente invisível no fandom, que tem por ela um inexplicável preconceito.
A Saga Vagary é um desses exemplos. Trata-se de uma série de sete livros de fantasia para crianças, de autoria da escritora potiguar Fernada Martins, que esteve presente este ano no estande do coletivo Escreva Garota!, na Feira do Livro do Pacaembu. Fernanda promoveu os três primeiros volume da série: O poder das luvas mágicas (2022), Malu, cadê você? (2023) A profecia (2025).
Diz o texto de divulgação: "A autora usa sua experiência como mãe para falar sobre medos e desafios que fazem parte da infância. As personagens principais são inspiradas nas suas filhas, que, juntas, enfrentam medos, mas também boas surpresas. Tudo isso num mundo mágico, cheio de seres encantados e descobertas. Em O poder das luvas mágicas, Malu descobre um segredo da mamãe, conhece o mundo mágico e ajuda a sua irmã Bia a perder o medo gigantesco que sentia por luvas. No segundo livro, Malu, cadê você?, as gêmeas exploram um lago cristalino repleto de seres encantados e se divertem bastante". 
As ilustrações são de Carlos Varejão e a edição é da própria escritora. Para mais informações, a autora mantém um perfil nas redes sociais, aqui.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Lançamento: Hotel Termush, Sven Holm

"O apocalipse é realidade; o mundo está devastado. Contudo, para um grupo de super-ricos, a contaminação externa é apenas uma inconveniência, já que todos reservaram quartos com antecedência e estão abrigados no luxuoso Hotel Termush, um resort costeiro que oferece música ambiente, farta comida e muita diversão. Do lado de fora, a poeira cobre o que restou, enquanto pássaros continuam a cair mortos do céu. No Termush, porém, a vida segue sem preocupação. Quer dizer, até que outros sobreviventes começam a ser encontrados para além dos portões. A gerência passa, então, a censurar notícias e sedar hóspedes ― a generosidade inicial parece estar terminando."
Esta é a sinopse de Hotel Termush (Termush, Atlanterhavskysten), publicado originalmente em 1967; é o mais conhecido romance do escritor dinamarquês Sven Holm (1940-2019), explorando o subgêro da ficção científica pós-apocalíptica, que sempre esteve entre os modelos favoritos dos leitores do gênero e tem ganhado muitos novos fãs através das séries de televisão recentes.
Hotel Termush tem 248 páginas, capa dura, tradução de Kristin Lie Garrubo e é uma publicação da Editora Aleph.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Psiu 18

Está disponível a edição 18 do Psiu, tradicional fanzine de quadrinhos editado por Edgard Guimarães, através do selo EGO da Editora Marca de Fantasia, em formato exclusivamente digital. A publicação recupera trabalhos antigos nunca vistos pelos leitores desta geração, e também algum material inédito.
Em páginas 70, apresenta trabalhos de Henrique Magalhães, Luiz Iório, Humberto, Quino, Joselito, Jota Carlos, Antonio Eder e do próprio editor. 
Todas as edições do Psiu, além de outras publicações do selo Ego, podem ser baixadas gratuitamente aqui.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

Ursulla Mackenzie na Feira do Livro

 
A Feira do Livro 2025 acontece de 14 a 22 de junho, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.  A entrada é gratuita. A programação completa pode ser vista aqui.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Lançamento: Sobrenaturais oníricos, Robson Muniz

"Os primos Bruno e Bianca completaram doze anos, e a mãe de Bruno, Carla Daniela e o pai de Bianca, Carlos Daniel, que são irmãos gêmeos, revelaram a eles que são bruxos oníricos, e que eles dois também iriam desenvolver poderes mágicos oníricos, e que irão ensiná-los, mas que para isso, iriam precisar usar como 'cobaia' uma outra pessoa: Miguel, o melhor amigo de Bruno, que a princípio não queria concordar até seu tio garantir que ele não seria prejudicado. Porém, na noite em que Bruno e Bianca iam aprender a usar seus poderes oníricos, descobriram que não conseguiam entrar no sonho de Miguel de forma alguma, até Carla perceber que o amigo de Bruno é um ser sobrenatural. Mas não da forma que pensavam e que estavam correndo um perigo inimaginável."
O texto acima apresenta aos leitores o romance Sobrenaturais oníricos, do escritor Robson Muniz, que envereda por um dos temas do momento: a magia através dos sonhos. Depois da série em quadrinhos Sandman, escrita pelo escritor inglês Neil Gaiman, muitos autores têm ousado entrar nesse tema, com resultados variados, como, por exemplo, a dualogia afrofuturista Lua de sangue/Sombras do Sol, da escritora americana N. K. Jemisin. O romance de Muniz inova ao aproximar o tema de elementos da folclore brasileiro, como a Pisadeira, Cabra Cabriola, entre outros.
Sobrenaturais oníricos tem 170 páginas e é uma publicação da editora Contos Livres.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Lançamento: A incrível expedição dos robôs

Fruto da criatividade dos autores tchecos Taťána Rubášová (roteiro) e Jindřich Janíček (desenhos), A incrível expedição dos robôs é um livro ilustrado de ficção científica, quase uma história em quadrinhos, que narra uma história interessantíssima destinada a leitores jovens e adultos. 
Diz o texto de apresentação: "A população humana desapareceu há muito tempo, e os robôs não fazem a menor ideia de que ela, um dia, existiu. Mesmo assim, partem discretamente em busca de seus vestígios. Dois exploradores, William e Meriwether, são enviados para mapear recursos e desbravar novas terras. Assim, começa uma expedição fantástica pelo território onde, antigamente, estavam os Estados Unidos. Eles enfrentam inúmeros desafios, atravessam rios, montanhas e florestas, interpretando de forma tragicômica todos os sinais deixados pelos humanos."
O livro tem 96 páginas e é uma publicação da editora Solisluna.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Lançamento: Atrações do zoológico, Gerson Lodi-Ribeiro

Novo trabalho do escritor carioca Gerson Lodi-Ribeiro no universo Tramas de Ahapooka, visto nos romances A guardiã da memória e Octopusgarden. Ambientado antes dos fatos vistos nestes dois romances, Atrações do zoológico é o primeiro volume da trilogia Mundo-sem-Volta, que se seguirá de Magos humanos e Párias da periferia.
Diz o texto de divulgação "Spartacus, Europa e a consciência artificial que governa sua nave estelar compacta constituem a Terceira Expedição de Olduvaii ao Sistema Lobster, designada pelos mestres de Tannhöuser para desvendar os segredos e mistérios que envolvem Skirmish, também conhecido como 'Ahapooka' ou, simplesmente, o 'Mundo-sem-Volta'; planeta cujo fascínio atrai exploradores humanos e alienígenas e do qual, como rezam as lendas da periferia galáctica, naves são forçadas a aterrar e veículo algum decola. A Comissão da Exploração espera que os três logrem êxito na missão em que as duas expedições anteriores fracassaram.' 
Atrações do zoológico tem 411 páginas e publicação do próprio autor, unicamente em versão digital.

sábado, 7 de junho de 2025

QI 194

Está circulando o número 194 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 44 páginas com vinhetas em quadrinhos de Manoel Dama, Henrique Magalhães, Luiz Iório, Mário Labate Santiago, Rod Tigre, Angelo Júnior, Luiz Cláudio Lopes de Faria, Cristiano Souza e Guimarães; artigos de Alex Sampaio, E. Figueiredo, Rod Tigre, Pedro José Rosa de Oliveira, Cosme Custódio, António Martinó de Azevedo Coutinho e George Genes Gustines, e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores,"Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração de Guimarães, sem nenhum aplique desta vez. 
Junto a esta edição do QI, os assinantes recebem os seguintes suplementos: os números 20, 21 e 22 da série Reflexões sobre Imagem e Cultura, o primeiro é "Filmes inusitados" (4 páginas, por Quiof Thrul), o segundo é o terceiro volume de "Quadrinhos estranhos" (8 páginas, por Rod Tigre) e o terceiro é "As possíveis origens crativas de A Garra Cinzenta" (4 páginas por Quiof Thrul); o número 11 de HQ além dos balões, com 16 páginas com a segunda parte da pesquisa "Obras autorais continuadas por outros autores", por Fábio Sales; o  número 10 de Papos Tais, com oito páginas complementando a extensa seção de cartas da edição; e um fascículo especial dedicado ao ilustrador João David. Além disso tudo, o terceiro pacote com quatro cromos para o álbum Carrancas digitais nada normais, de Manoel Dama.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os encartes, estão disponíveis no saite da editora Marca de Fantasia, aqui, além de muitas outras publicações que valem a pena conhecer.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Lançamento: Os acordados, Ursulla Mackenzie

"Um terremoto sem precedentes e uma tempestade eletromagnética ocorrem simultaneamente no Cone Sul da América.  Durante o fenômeno, cinco indivíduos reunidos por acaso em uma modesta hospedaria são as únicas testemunhas do evento cataclísmico. Todos os demais seres vivos do planeta – animais e humanos – estão capturados em um segundo eterno no tempo, como em uma fotografia. Desnorteados pela constatação de que são os últimos despertos, uma Moça Descontente, um Jornalista de Meia-Idade, uma Atriz Arrependida, um Rapaz de Óculos de Aro e uma Velha Organista decidem empereender uma jornada, percorrendo cidades, mar e floresta, para localizar vestígios de movimento ou respostas para a insólita solidão".
Este é o texto de apresentação de Os acordados, novo romance de ficção fantástica da escritora paulista Ursulla Mackenzie, publicado pela Editora Rua do Sabão. A autora estreou em 2019 com o romance Portal de Capricórnio, publicado com recursos próprios. 
O livro será lançado no estande da editora durante a Feira do Livro do Pacaembu, que ocorre de 14 a 22 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo, com palestra confirma da autora, ao lado da também escritora Paula Febbe, no Tablado Literário, dia 14 às 11 horas. 
Mais informações nas redes sociais da Rua do Sabão, aqui.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Lançamento: A descoberta de Apolônio Septrio/O guerreiro de Aníbal, Leonard Kip

Chegou aos assinantes a edição de maio da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
O volume apresenta duas novelas no formato vira-revira: A descoberta de Apolônio Septrio (The secret of Apollonius Septrio) e O guerreiro de Aníbal (Hannibal's man), ambas de autoria do obscuro escritor americano Leonard Kip (1823-1906), originalmente publicadas em 1863 e 1873, respectivamente. As histórias trafegam entre a fantasia e a ficção científica, em temas como a imortalidade e o destino da raça humana.
Dizem os textos da apresentação: "A descoberta de Apolônio Septrio acompanha a trajetória de um homem que descobre a chave da imortalidade e, ao lado da esposa e do irmão gêmeo, atravessa os séculos testemunhando as mudanças do mundo", enquanto que "O guerreiro de Aníbal acompanha a vida de um homem e sua esposa que, vivendo isolados em uma região remota, descobrem uma figura misteriosa congelada em uma geleira".
O livro tem 224 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem um "reclame" ilustrado sobre a descoberta da imortalidade.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, podem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Lançamento: Sally Cinco, Daniel Keyes

Está disponível Sally Cinco (The fifth Sally), romance do escritor novaiorquino Daniel Keyes (1927-2014), publicado originalmente em 1980. O autor do bestseller Flores para Algernon (1966, vencedor dos prêmios Hugo e Nebula) retoma os aspectos psicológicos de seu primeiro romance, num resultado novamente próximo da ficção científica, ainda que baseada em uma história real.
Diz o texto de apresentação: "Desempregada, divorciada e sozinha em Nova York, Sally Porter está sempre questionando a própria vida e frequentemente acorda no meio de enrascadas depois de sentir dores de cabeça e apagar, sem se lembrar do que a levou àquela situação. Quando Sally decide buscar uma solução para esse problema, descobre que outras identidades, diferentes entre si, a habitam. Assim, ela embarca em uma longa jornada de descobrimento e aceitação, tratamento e integração."
Sally Cinco tem 376 páginas, tradução de Beatriz D’Oliveira e é uma publicação da editora Aleph.

sábado, 31 de maio de 2025

Lançamento: Como nascem os fantasmas, Verena Cavalcante

Como nascem os fantasmas
é o primeiro romance da escritora paulistana Verena Cavalcante. Autora vinculada ao que se está chamando de Gótico Tropical, Verena publicou anteriormente as coletâneas Larva (Oito e Meio), O berro do bode (Penalux) e Inventário de predadores domésticos (Darkside). 
O romance usa do horror para falar da violência bastante realista que assola o Brasil desde sempre. Diz o texto de apresentação: "Assombrada pela imagem de uma mãe perfeita, Beatriz só quer conquistar o amor e aprovação da avó. Importante líder religiosa na cidade onde moram, no interior de São Paulo, Dona Divina criou a neta sem nunca superar o luto da perda de Ângela, sua única filha, que morreu dando à luz. Apesar de passar boa parte da infância imitando os trejeitos e gostos da mãe, Beatriz entende cedo que não é o que a avó espera – está muito distante da mulher recatada que Ângela fora um dia. Quando se depara com a manifestação de um fantasma – uma criança que lhe revela um crime hediondo –, Beatriz vê uma chance de entrar no mundo da avó e superar a sombra da mãe, e começa uma jornada sombria de autodescoberta, desvendando segredos sobre as pessoas e os fantasmas ao seu redor."
Como nascem os fantasmas tem 152 páginas e é uma publicação do selo Suma da editora Companhia das Letras.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Lançamento: Casas estranhas, Uketsu

Poucas semanas após o lançamento de Imagens estranhas, chega ao Brasil mais um livro do misterioso escritor japonês Uketso. 
Casas estranhas foi o primeiro trabalho do autor, publicado originalmente  no Japão em 2021, onde vendeu mais de três milhões de exemplares. 
Diz o texto de apresentação: "Em um bairro residencial tranquilo em Tóquio, uma casa chama a atenção de um casal que está prestes a ter seu primeiro filho. A construção é relativamente nova, bem iluminada, perto de uma estação de trem, com entorno arborizado ― à primeira vista, parece ser a opção perfeita. No entanto, um detalhe intrigante faz com que hesitem: no térreo, entre a cozinha e a sala, existe um espaço misterioso. Em busca de explicações sobre o que pode ser aquilo, os potenciais compradores entram em contato com um escritor fascinado por ocultismo, acostumado a ouvir histórias de fantasmas e experiências estranhas. Auxiliado por um conhecido, especialista em arquitetura, ele se debruça sobre a planta baixa do local e logo descobre que, na verdade, a casa esconde outros pontos bizarros ― portas duplas, quartos sem janelas, cômodos com disposições estranhas ― que os fazem perceber que a situação é mais aterrorizante do que eles imaginavam. O que será esse espaço misterioso, e por que ele existe? Quem seriam os antigos donos da casa, que desapareceram de forma tão repentina? Que coisas horríveis teriam acontecido ali? E seria realmente possível descobrir o segredo por trás de tudo? O escritor e seu colega não conseguem resistir ao desafio de ir atrás dessas respostas… Mas mal sabem que podem acabar se deparando com uma realidade macabra e inesquecível."
Uketso é o pseudônimo deste enigmático escritor da internet, que tem mais de 1,7 milhões de seguidores no Youtube. Suas histórias de horror misturam literatura e imagens, propondo aos leitores mistérios a serem desvendados. 
Casas estranhas tem 176 páginas, tradução de Jefferson José Teixeira e é uma publicação da Editora Intrínseca.

terça-feira, 27 de maio de 2025

HQ Memories 23

HQ Memories
é um fanzine de e sobre quadrinhos editado pelo cartunista Luigi Rocco sob a chancela do selo Inumanos Agrupados, dedicado a resgatar trabalhos e autores esquecidos dos quadrinhos brasileiros e estrangeiros.
A edição 23 resgata do esquecimento as seguintes histórias em quadrinhos: "A origem do Submarino" (1954), de Bill Everett; uma história de ficção científica sem título (1979), de Luís Diferr; a conclusão de "Caramuru" (1967) de Osvaldo Talo; "Zé" (1963), de autor anônimo; "Capitão Vexame" (1983), de Ralph Smith; e "Os Lunáticos" (1964) de Liesenfeld. A edição é completada com uma entrevista com Luiz Gê, de 1994, por Worney Almeida de Souza.
A publicação tem 44 páginas em formato magazine e capa em cartão, com uma ilustração de Bill Everett. Imagens e detalhes de cada um dos trabalhos apresentados podem ser conferidos no blogue da publicação, aqui.
Rocco também está republicando os primeiro números do fanzine agora no formato grande. Várias edições já estão disponíveis.  
HQ Memories pode ser encomendado diretamente com o autor, pelo email luigirocco29@gmail.com.