quarta-feira, 1 de julho de 2015

Hulk 1.5

Fãs são detalhistas. Só mesmo sendo fã é que um leitor se incomoda com furos e inconsistências de enredo que, aos olhos leigos, sequer são percebidos. Confesso que nunca notei qualquer problema no que se refere às duas primeiras histórias do Hulk, personagem da Marvel Comics ciado nos anos 1960 por Stan Lee e Jack Kirby, dupla responsável por construir toda a base do universo ficcional da editora. Aos meus olhos juvenis, não havia nenhum problema ali. Afinal de contas, os enredos da hqs da época eram tão absurdos quando intensos: em uma única página acontecia mais história do que em um episódio completo dos quadrinhos modernos. Portanto, furos de roteiro eram muito comuns, previsíveis e perdoáveis. Mas não para um fã.
Foi por ser fã do Hulk que o quadrinhista paraibano Emir Ribeiro – que já publicou um fanzine em homenagem ao gigante esmeralda – uniu-se ao roteirista Cláudio Leyria para corrigir os furos de roteiro que notaram existir naquelas duas histórias do personagem. O resultado foi a hq "Hulk: The untold story" que, depois de ficar inédita por quase trinta anos, ganha agora a edição digital Hulk 1.5. Os quadrinhistas realizaram um notável trabalho de quabracabeças, selecionando imagens das edições originais e preeenchendo todas as lacunas. O resultado foi artefinalizado por Emir Ribeiro, numa proposta que deve agradar aos leitores veteranos.
Pode parecer uma impertinência para os puristas, mas projetos similares acontecem frequentemente em outras artes, inclusive sob a pena de autores consagrados. O escritor norte americano Philip Jose Farmer, por exemplo, escreveu um romance completo recontando sob um ponto de vista insuspeito toda a aventura de A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, no romance O outro diário de Phileas Fogg (The other log of Phileas Fogg, de 1973), sendo um dos primeiros exemplos tanto da ficção alternativa como do steampunk na literatura.
Hulk 1.5 tem 28 páginas em cores e pode ser baixado gratuitamente aqui. E, para melhorar a brincadeira, os autores também disponibilizaram um ebook com a história do O incrível Hulk nº 2, para assim se usufruir melhor essa reengenharia narrativa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário