quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como foi o lançamento do Anuário 2012

A noite da sexta-feira, 13 de setembro de 2013, foi assombrada pelo lançamento da 9ª edição do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, publicação de pesquisa e registro editorial dedicada a acompanhar a edição dos livros de fantasia, ficção científica e horror no Brasil, neste caso, ao longo do ano de 2012.
Fruto de um ano inteiro de trabalho, o Anuário 2012 tem 184 páginas e reúne uma série de informações sobre o momento editorial, com listas de títulos recomendados, resenhas de livros nacionais e estrangeiros – algumas delas assinadas pelo resenhista convidado Álvaro Domingues –, artigos avaliativos, informações sobre os principais prêmios do segmento e uma seção de efemérides que contextualiza o ano de 2012 na tradição histórica do gênero.
A edição ainda traz uma minuciosa entrevista com a fantasista Simone Saueressig e um artigo sobre a ficção científica nos quadrinhos brasileiros, escrita pelo escritor e acadêmico Gian Danton, assinando seu nome real, Ivan Carlo Andrade de Oliveira. A capa tem uma ilustração de Silvio Ribeiro.
O evento aconteceu no piso térreo da livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, com direito a exibição destacada do Anuário na vitrine e um anúncio, ao estilo bistreaux, ao lado da porta de entrada. Na área de lançamentos, uma mesa sustentava um exemplar do Anuário apoiado em um suporte de acrílico.
Logo que cheguei, por volta das 18h, encontrei com Marcello Branco, meu parceiro na autoria do Anuário, que observava os livros na vitrine, e Douglas Quinta Reis, publisher da Devir Livraria, editora  do Anuário desde o volume de 2009. Ficamos no confortável café da livraria até a hora do início do evento, marcado para às 18h30, e quando finalmente nos dirigimos para o local, encontrei circulando pela livraria o lendário editor Gumercinco Rocha Dorea, acompanhado do escritor Roberto de Sousa Causo e sua esposa, a também escritora Finisia Fideli. Aproveitamos para conversar rapidamente com GRD – que foi entrevistado no Anuário em sua edição de 2011 –, pois ele teria de sair cedo para comparecer a outro compromisso.
Logo começaram a aparecer leitores com o Anuário nas mãos, para pegar nossos 'indispensáveis' autógrafos, entre eles, vários amigos que têm apoiado o projeto ao longo dos anos, como Luiz Brás, Adriano Siqueira, Alexandre Yudenitsch, bem como meus amigos pessoais Sandra Monte, Elise Garcia e Alan Flamer.
No momento mais concorrido do encontro, rolou um improvisado debate entre os presentes sobre as polêmicas que agitaram o fandom nas últimas semanas, como a proposta de instrumentalização da literatura a serviço dos resultados comerciais sugerida por um jovem escritor de fantasia, que suscitou uma série de questões relevantes ligadas a demandas coletivas específicas, mas que, infelizmente, passaram longe do ideal da busca por qualidade e autenticidade artística, discussão esta que não é nova e caracterizou, por exemplo, o surgimento da chamada 'Terceira Onda' da fcb. Se tivéssemos programado esse debate, o resultado certamente não teria sido melhor.
A Martins Fontes manteve, durante toda a atividade, um serviço de coquetel com águas e vinho branco, que foi valioso no calor daquela noite do veranico paulistano. Por volta das 21h, já com os trabalhos praticamente encerrados, aproveitamos para discutir detalhes da edição 2013, já em produção, que vai apresentar uma série de novidades.
O final do evento, na verdade, teve sabor de fim de primeiro tempo pois, em alguns dias, mas exatamente no dia 21, teremos o Fantasicon, congresso anual de escritores e editores de fc&f, no qual o Anuário também pretende comparecer. Muitos amigos de localidades mais distantes nos avisaram previamente que iriam lá procurar por ele. Então, ainda que não seja um outro 'lançamento', lá estaremos, mas uma vez, se Deus quiser, para rever e cumprimentar os amigos.
¡Hasta la vista, baby!

Um comentário:

  1. Legal o artigo, e as fotos. Parabéns também pelo lançamento. A sessão de autógrafos teve um clima agradável e conversas muito interessantes. Espero que vocês considerem a idéia do ciclo de debates para acompanhar a publicação de cada novo "Anuário".

    ResponderExcluir