terça-feira, 17 de setembro de 2013

Agenda: Geeks ao vapor

Dia 29 de setembro, domingo, acontece mais uma edição do SBC Geek, encontros de fãs da cultura pop realizados mensalmente no Centro Cultural do Bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo. Desta vez o tema é o steampunk, cenário de histórias de ficção científica que se tornou culto entre seus admiradores.
O steampunk é basicamente uma recriação do modelo visto nos primeiros trabalhos de ficção científica, instalado especialmente na virada do século 19 para o 20. É o cenário dos trabalhos de Júlio Verne e H. G. Wells, por exemplo. O estilo ganhou identidade a partir do romance A máquina diferencial (1990), dos escritores americanos Bruce Sterling e Willian Gibson, conhecidos por terem criado anteriormente outro movimento literário muito cultuado, o cyberpunk. Explorado no cinema e na tv, o steampunk ganhou seguidores, que têm explorado o estilo e formado uma legião de fãs, que se caracterizam por se vestirem em roupas de época com adereços que reportam tecnologias alternativas.
O SBC Geek vai tratar desse fenômeno com uma programação dedicada a explorar suas diversas facetas.
Começando às 13h, será exibida a animação Steamboy (2004), seguida do filme Capitão Sky e o mundo do amanhã (2003). A trilha musical, a partir das 13h, estará ao cargo da dupla Barock and Roll, formada pelo tecladista Luciano Garcez e o violinista Renan Vitoriano, com um repertório gótico que inclui peças de Brahms, Corelli e temas de filmes. A palestra, com início às 15h, será conduzida por raul Cândido, do Conselho Steampunk de São Paulo, grupo organizado de fãs que promove várias ações ligadas ao gênero.
Além disso, ao longo da programação, o SBC Geek mantém suas atividades fixas, com uma nova seleção de painéis de animes da exposição Dreamland (apoio da Fundação Japão), jogos de RPG coordenados pelo mestre Leite, exibições de animes e seriados da tv (apoio Trekker ABC), bem como disponibiliza espaços para jogos de tabuleiro e para colecionadores.
O Centro Cultural do Bairro Baeta Neves fica na Praça São José, s/nº, em São Bernardo do Campo (tels. 4125-0582; 4336-8239), e a entrada é franca.
Mais detalhes podem ser obtidos na fanpage do evento no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário