sexta-feira, 13 de julho de 2012

Geração subzero

Com uma estratégia de marketing de mestre, foi lançado no último dia 11 de julho, no Rio de Janeiro, a antologia Geração subzero, organizada por Felipe Pena para a Editora Record. Trata-se de mais uma antologia de ficção fantástica brasileira, em nada diferente das boas antologias do gênero, mas que ganhou relevo na mídia devido principalmente ao seu título, que faz referência declarada à bem sucedida antologia mainstream Geração zero zero, organizada pelo escritor Nelson de Oliveira.
Apesar de comentários divulgados na internet sugerirem uma confrontação acadêmica entre esta antologia e aquela organizada por Oliveira, na verdade isso também é uma estratégia de visibilidade, pois o próprio Nelson de Oliveira está entre os autores subzerianos selecionados, assinando com seu heterônimo fabulista Luiz Bras.

Pena, que é doutor em Literatura, selecionou vinte textos de ficção fantástica para demonstrar que existe toda uma geração de autores que trafegam pela literatura de entretenimento, atendendo ao seu público, mas que não tem sido observada pelo jornalismo cultural, como afirma no próprio subtítulo do volume "20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores”. Uma frase um tanto exagerada, convenhamos. Entre os autores publicados estão, de fato, grandes vendedores de livros, como André Vianco e Eduardo Sphor, mas a ficção fantástica brasileira está longe de ser "adorada" pelo público. Não deixa de ser uma ótima frase de efeito, contudo, tanto que já reflete resultados, o que é bom para a antologia e para todo o gênero, alcance que se mostra ainda mais amplo devido ao fato dos direitos da venda do volume terem sido doados pelos autores à ONG Ler é Dez, Leia Favela.
Além dos já citados Braz, Vianco e Spohr, compõem a antologia textos de Thalita Rebouças, Carolina Munhóz, Martha Argel, Delfin, Eric Novello, Raphael Draccon, Ana Cristina Rodrigues, Juva Batella, Estevão Ribeiro, Pedro Drummond, Luis Eduardo Matta, Sérgio Pereira Couto, Julio Rocha, Helena Gomes, Vera Carvalho Assumpção, Janda Montenegro e Cirilo S. Lemos. Muitos deles são experientes na literatura de gênero, especialmente no campo infanto juvenil, aos quais o organizador também gosta de definir com outra máxima: “Escrever fácil é muito difícil”.
O livro terá lançamento também em São Paulo, no dia 17 de julho, às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073). Sem entrar no mérito da qualidade intrínseca da obra, Geração subzero já é, sem dúvida, um dos mais importantes lançamentos da literatura fantástica brasileira em 2012.

Um comentário:

  1. Oi, Cesar!

    Obrigada novamente pela divulgação - e, apesar de ser contra MÃO para você, seria muito bom te ver lá no lançamento.

    O livro não é só de literatura fantástica, no caso. A Thalita Rebouças escreveu uma deliciosa crônica sobre futebol, o Sergio Pereira Couto tem uma história policial, o Júlio Rocha fala sobre a vida no Rio. É mais literatura de gênero, como você mesmo disse. :)

    ResponderExcluir