quinta-feira, 29 de março de 2012

Contos do Sul

Com lançamento anunciado para a Odisseia de Literatura Fantástica, que acontece em Porto Alegre nos dias 27 e 28 de abril, a coletânea Contos do sul, da fantasista Simone Saueressig, já está disponível com a autora.
Com capa é ilustrada por Marciano Schmitz, o livro foi publicado com recursos próprios. Tem 96 páginas e traz cinco contos de horror inspirados na obra de Simões Lopes Neto, Lendas do sul (1912). Entre eles, figura o pungente "A cisterna", texto assustador que explora a figura da Iara de uma forma pouco habitual e certamente vai perturbar o imaginário do leitor, O texto foi primeiro publicado no fanzine Juvenatrix e ainda estava inédito em forma de livro.
Os demais textos, contudo, não deixam por menos. "O cemitério dos cães" conta a história de um homem que tem que lutar contra um lobisomem numa situação que a maior parte de nós não teria coragem de enfrentar. "O galpão" não tem um monstro sobrenatural, pelo contrario, a monstruosidade é a mais natural de todas: a humana. "O farol" aborda o mito da Mula-sem-cabeça, enquanto "O saci", cujo título já denuncia o nome do monstrinho, é o texto mais ilustre do volume, pois em 2003 foi premiado no 3º Prêmio Habitasul Revelação Literária e publicado na antologia do evento.
Simone é gaúcha de Novo Hamburgo, escritora muitipremiada com diversos livros publicados por editoras importantes como L&PM, Scipione e Cortez, sempre com o foco no público juvenil, que também é o caso deste volume, que desde já é um dos mais importantes lançamentos de 2012 no gênero do horror.
Mais informações sobre este e outros livros de Simone Saueressig podem ser obtidas no saite da autora, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário