quarta-feira, 14 de março de 2012

Incal Integral

No início dos anos 1980, o grande nome dos quadrinhos era, sem dúvida, Moebius (1938-2012). Autor de uma porção de histórias lisérgicas na revista francesa Metal Hurlant e em sua versão americana Heavy Metal, Moebius tinha um estilo incomum e elegante que influenciou artistas em todo o mundo. Quando uniu seu talento ao do roteirista, escritor e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky na criação de O Incal negro, primeiro volume da saga espacial de John Difool, estava lançada a pedra fundamental de uma saga épica de ficção científica no estilo surrealista dos dois autores; uma sinergia perfeita que potencializou o talento de cada um deles, que já não era pequeno.
A história da alucinada investigação de John Difool sobre os mistérios do Incal não tem um enredo fácil de resumir. Diz o relise da editora: "A história gira em torno de John Difool, um detetive particular de quinta categoria, num amanhã totalmente corrupto. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra um antigo e misterioso artefato chamado “Incal”. Em pouco tempo, ele se vê envolvido num conflito de proporções épicas entre o Meta-Barão, considerado o maior guerreiro da galáxia, e os poderes do Tecno-Papa". Mas isso é só o começo.
A Devir Livraria, que anteriormente trouxe para o Brasil a saga completa de O Incal (O Incal negro, O Incal luminoso, O que está e cima, O que está em baixo, A quintessência: A galáxia que sonha e Planeta Difool), publicada em três volumes, agora apresenta Incal integral, edição definitiva com tudo em um único e poderoso volume de 308 páginas em cores, capa dura e, de quebra, a mesma colorização da edição original. Sem dúvida uma linda homenagem a este artista maiúsculo que acabou de deixar todos nós um pouco órfãos.
Incal integral é uma publicação da Devir Livraria e custa R$95,00. E vale cada centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário