quarta-feira, 14 de março de 2012

Ao mestre com carinho: Rodolfo Zalla

O registro da memória brasileira nunca foi dos melhores. Muitas vezes, só se percebe o valor do trabalho de uma pessoa quando já é tarde demais para uma conversa pessoal. Tantos artistas, editores e produtores culturais não tiveram chance de deixar para as gerações seguintes um bom depoimento de suas experiências, seus sucessos e fracassos, e por desconhecermos os seus acertos, acabamos por repetir-lhes os erros, sem falar no gigantesco prejuízo para a História.
Esses devem ter sido alguns dos motivos que levaram o cartunista Márcio Baraldi a produzir o documentário em DVD Ao mestre com carinho: Rodolfo Zalla, uma longa e detalhada entrevista com este que é um dos maiores mestres vivos do quadrinho brasileiro.
Nascido na Argentina em 1930, onde se iniciou e aperfeiçoou na carreira de ilustrador, Zalla migrou para o Brasil em 1963 e passou a produzir para diversas editoras fazendo quadrinhos de guerra, faroeste e, especialmente, terror, sua especialidade. Criou dezenas de personagens, entre as quais, Zora a Mulher Lobo, ilustrou milhares de capas e livros, e colaborou de forma decisiva para o desenvolvimento de uma linguagem brasileira na arte dos quadrinhos.
No DVD de 72 minutos, além do depoimento do mestre, há extras muito interessantes, nos quais Zalla conta curiosidades de sua carreira e sua vida pessoal. A produção é independente e artesanal, mas tem boa qualidade, com ótimos som e montagem.
O DVD é difícil de encontrar, mas pode ser adquirido nas lojas especializadas em quadrinhos.
Tomara que o exemplo de Baraldi frutifique. Ainda há muitos outros artistas que precisam ser resgatados para a História. E a hora é agora.

Um comentário:

  1. Fantástica essa iniciativa do Baraldi. Graças a trabalhos assim as novas gerações podem conhecer mais a história do desenho de quadrinhos no Brasil. Além de ser uma fonte preciosa para os apreciadores do bom quadrinho e de seus bastidores:)

    ResponderExcluir