sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mais deuses

Um sinal de que a concorrência está acirrada em um determinado nicho comercial é a duplicidade de peças com um mesmo tema surgindo quase que simultaneamente. Foi assim, por exemplo, com Vida de inseto e Formiguinhaz, Impacto profundo e Armagedon, e tantos outros. A prática vem acontecendo também no restrito mercado brasileiro de livros fantásticos.
Recentemente, tivemos a publicação das antologias Sagas 2: Estranho Oeste, da editora Argonautas, e Cursed City, da editora Estronho, ambas tratando de histórias de faroeste e horror. Também é o caso de Steampunk, da Editora Tarja, Vaporpunk, da Editora Draco e Steampink, da Editora Estronho, todas com contos de ficção fantástica vitoriana.
O fenômeno repete-se mais uma vez com as publicações de A batalha dos deuses, da Editora Novo Século, já comentada aqui, e a novíssima Deuses, da editora Infinitum Libris.
Lançada ainda em 2011, Deuses é também uma antologia de contos de autores brasileiros, com o diferencial de ser publicada apenas em formato virtual epub. Diz o seu relise: "Diversas mitologias contam as histórias de deuses e deusas que, de alguma forma, influenciam a vida na terra. Sejam gregos, romanos, babilônios, egípcios, astecas, chineses, celtas, judaico… todos tiveram algum papel na história da humanidade, desde a descoberta do fogo às grandes guerras, ou até mesmo nas histórias de amor. E nos dias de hoje não é diferente. O que esses seres estão fazendo hoje pela – ou com – a humanidade? Quais são suas motivações? Por onde andam as divindades de povos extintos? Como eles agiriam nos dias de hoje? Em qualquer lugar, entre a multidão, pode estar o Grande Arquiteto do Universo a nos observar".
Os organizadores Daniel Cavalcante e Jonathan Cordeiro selecionaram para a antologia textos de Gustavo Silva de Mattos, João Manuel da Silva Rogaciano, Erivelton Gomes, Goldfield, Gian Danton, Ramon de Souza, Diego Matioli da Motta, Roberta Spindler, Samuri José Prezza, Sarah Micucci e Akularith.
A edição, que foi distribuída gratuitamente através das redes sociais, pode ser encontrada no saite da editora Infinitum Libris.

Um comentário:

  1. A antologia da Estronho é a "SteamPink". Eles também têm uma chamada "Deus Ex Machina: Anjos e Demônios na Era do Vapor".

    ResponderExcluir