terça-feira, 31 de janeiro de 2012

28º Prêmio Angelo Agostini

A AQC - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, divulgou a relação dos vencedores do 28ª edição do Prêmio Angelo Agostini, que anualmente escolhe, em votação direta, os melhores dos quadrinhos brasileiros. Os vencedores foram:
Desenhista: Maurílio DNA ("Tunado", em Ação Magazine);
Roteirista: Daniel Esteves (Nanquim Descartável);
Cartunista: Gustavo Duarte;
Lançamento: revista Ação Magazine, Editora Lancaster;
Independente: Love Hurts, de Murilo Martins;
Fanzine: Miséria, Coletivo Miséria;
Prêmio Jayme Cortez: Festival Internacional de Quadrinhos;
Mestres do Quadrinho Nacional: Bira Dantas, Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e Moacir Torres.
Fiquei feliz por ver os nomes de meus amigos Bira e Moacir entre os reconhecidos como Mestres dos Quadrinhos. O Bira foi muito parceiro nos primeiros anos da AQC, ainda antes da gaita. Sempre animado, desde aquela época ele já era dono de um  traço preciso e caprichado; sua indicação é merecida. O Moacir eu conheci ainda garoto, nos anos 1970, quando ele ainda vivia e trabalhava em Santo André. Criador da Turma do Gabi, e editor do Jornal Taturana (com o poeta e escritor Claúdio Feldman), o que mais me impressionava no desenho de Moacir Torres era o capricho de sua arte final de pinceladas perfeitas. Moacir desenvolveu um trabalho extensivo de produção de revistas de atividades, provavelmente é o artista que mais trabalhou nesse nicho. Quanto a Gonsales e Mutarelli, não há nada de novo que eu possa dizer. São quadrinhistas geniais, já deviam estar na relação dos mestres há muito tempo.
Parabéns a todos os ganhadores.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de fevereiro, a partir das 16 horas, no Espaço Cultural Instituto Cervantes, na Av. Paulista, 2439, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário