sábado, 3 de setembro de 2011

Ruby F. Medeiros (1924-2011)


Chegou hoje a triste notícia do passamento de um dos mais destacados fãs e colecionadores de livros de ficção científica no Brasil, o Dr. Ruby Felisbino Medeiros. Nascido em 31/08/1924, em Caxias do Sul, era formado em Ciências Contábeis e medicina (UFRGS), e desde a infância interessou-se pela FC. Ao longo de sua vida construiu uma das maiores biblioteca do gênero no Brasil, que incluía livros em diversas línguas.
Medeiros residia em Porto Alegre e, junto com sua esposa Norma, falecida em 2002, fundou o Laboratório Escola de Ficção Científica Robert A. Heinlein, através do qual promovia encontros com fãs e escritores da região.
Medeiros era um fã de espírito conservador e recusava-se a usar computadores na produção de seu fanzine Notícias... do Fim do Nada, que produziu com uma máquina de escrever de 1992 até 2009, quando lançou a derradeira edição número 82, comentada aqui.
Contudo, considero sua principal contribuição a publicação do Acervo Bibliográfico em língua portuguesa de ficção científica de Ruby F. Medeiros, trabalho de pesquisa único no gênero, que relaciona, por autor, a ficção curta publicada nas muitas antologias, revistas e fanzines brasileiros e portugueses. Não é completo e está bastante desatualizado, mas ainda é um volume de referência valioso.
Dr. Ruby faleceu em Porto Alegre, na manhã de seu aniversário, aos 87 anos, em decorrência de complicações causadas por um AVC.
A foto que ilustra este artigo foi publicada originalmente na Revista ZH, em 12/03/1995 e reproduzida no fanzine Notícias do Fim do Nada 59, de onde foi capturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário