quinta-feira, 1 de abril de 2010

Locomotivas do Mundo


Nada de ficção fantástica desta vez. Mas é igualmente romântico.
A editora Del Prado acaba de distribuir nas bancas de São Paulo o primeiro volume da coleção em fascículos Locomotivas do Mundo, que a cada edição entrega uma miniatura em metal de um modelo de locomotiva em escala N (1:160), com direito a um expositor com trilhos.
As miniaturas são bem feitas e devem agradar aos ferromodelistas, embora não sejam miniaturas móveis, ou seja, não dá para ligá-las na eletricidade e e fazê-las rodas nos trilhos. São modelos estáticos, apenas para exposição.
O primeiro volume, que custa R$19,90, traz a miniatura do TGV francês, que pode ser visto na foto ao lado, e promete duas miniaturas para o volume 2, como é praxe nas coleções dessa editora. O preço, contudo, deverá ser substancialmente mais alto.
A coleção deve fazer muito sucesso, pois o ferromodelismo é uma das mais populares categorias de maquetismo no mundo inteiro, e não é diferente no Brasil. Eu sou especialmente fã das antigas locomotivas a vapor e sempre quis ter uma American 4-4-0 na minha coleção. Talvez seja a minha chance.
Em cada edição entrega, acompanham a miniatura, um fascículo sobre a história das locomotivas e fichas técnicas das máquinas.
Mais informações no site da Del Prado, aqui.

2 comentários:

  1. Comprei o número um, mas o conteúdo do fascículo me decepcionou.

    ResponderExcluir
  2. Raramente os fascículos são satisfatórios. Em muitas coleções eles só estão lá mesmo para que não seja ilegal vender as miniaturas sem pagar os impostos. Porque ninguém acredita mesmo que eles estão vendendo os fascículos.
    Mas eu ficaria feliz se as editoras tratassem esse material também com mais carinho.

    ResponderExcluir