sábado, 10 de abril de 2010

Atrações da semana

Duas das mais interessantes iniciativas de FC&F na internet tiveram atualização nesta semana e justificam a atenção de fãs e interessados no gênero.

É só Outro Blogue, editado pelo escritor Tibor Moricz e recentemente comentado aqui, disponibilizou mais uma entrevista de sua série "De Bar em Bar", desta vez com o escritor e jornalista pernambucano Braulio Tavares.
As entrevistas dessa coluna têm estilo personalizado, mistura de ficção e não-ficção, uma brincadeira bacana e bem humorada. As vezes fica a impressão que Tibor modulou as respostas dos seus entrevistados para que eles pareçam mais agressivos do que geralmente são. Mas com o sempre muito tranquilo Tavares, isso não chega a acontecer, ainda mais porque a arma do autor contra a "violência" do ambiente - pois os cenários da entrevista sempre são algo insalubres - é a poesia.

A outra peça importante da semana é o novo episódio do Podespecular, "Vapores eletrônicos", um título inspirador para que os debatedores Paulo Elache, Edgar Smaniotto, Carlos Alberto Machado, Marco Ortiz e Rogério Brito diuscutam os contornos do steampunk, subgênero da ficção científica que tem recebido alguma atenção da mídia e dos fãs, e já se configura como um movimento tão importante quanto o dos fãs de Star Trek, Star Wars e vampiros. De fato, a onda steampunk dialoga de perto com a vampiromania, ao ponto do RPGMMO Vampire Wars, comentado aqui, dispôr adereços no estilo steampunk para decorar seus avatares.
Os debatedores têm idéias muito específicas sobre o que vem a ser steampunk e passam boa parte do programa definindo o que é e o que não é parte do subgênero, nem sempre concordando entre si, gerando uma tonelada de citações cujos links são disponibilizados na página que abriga o arquivo. O programa é longo, quase 90 minutos, mas vale a pena escutá-lo na integra. Os episódios anteriores também estão disponíveis e vale a pena escutar todos eles.

3 comentários:

  1. Não opero nenhuma mudança nas respostas dos meus entrevistados. O que acontece é que um ou outro fica sabendo do cenário antes da publicação e dá respostas coerentes com a lógica interna da narrativa. Quinta que vem tem Luiz Bras numa caçada de vida e morte. Não percam... tcham, tcham tcham, tcham!!!

    ResponderExcluir
  2. Bráulio Tavares é paraibano, de Campina Grande.

    ResponderExcluir