sábado, 28 de janeiro de 2023

Múltiplos

O fanzine de quadrinhos editado por André Carim manteve a periodicidade mensal em 2022 e já avança em 2023 com a primeira edição no ano. 
Múltiplo tem se tornado influente no campo dos fanzines de quadrinhos devido ao robusto trabalho editorial, com edições que vão de 44 (número 70) a 123 páginas (número 73), a maior parte delas em cores. 
A linha dos quadrinhos publicados pelo fanzine é fundamentalmente de super-heróis, que têm um grande público no Brasil, especialmente no ambiente dos artistas amadores. Alguns deles já são "marcas registradas" do zine, como Luiz Iório e Hugo Máximo. Experimentados, os artistas se espalham por outros fanzines e já começa a se estabelecer uma base de trabalho bem interessante nesse gênero. 
Mas também aparecem supresinhas como a série de ficção científica "Lobo", de Luga, um especialista no gênero, publicada entre as edições 65 a 69. Participações de veteranos como Júlio Shimamoto, Tony Fernandes, Silvio Ribeiro, Omar Viñole, entre outros, enriquecem as edições com material autoral.  
Vale registrar ainda a presença cada vez mais expressiva de textos de análise, como a coluna "Vi, li e gostei...", assinada por Adalberto Bernardino, e "Múltiplos projetos hqs br", do próprio Carim.
Todas estas edições do Múltiplo podem ser baixadas gratuitamente aqui; as edições anteriores também estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário