quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Fantástika 451


A revista Fantástika 451 surgiu a partir de um evento realizado em 2018 e noticiado aqui. Do congresso em si não tive mais notícias, mas a revista prosseguiu nos anos seguintes e já conta com quatro edições disponíveis para leitura daqueles que se interessam por artigos, ensaios e resenhas sobre ficção científica, fantasia e horror, com especial atenção para a cena literária brasileira. 
A curadoria editorial é de Ana Rüsche, Drielle Alarcon, George Amaral, Hugo Maciel de Carvalho, Marília Ramos, Renata Oliveira do Prado e Vanessa Guedes.
A  primeira edição, de 2018, tem setenta páginas e traz entrevista com a acadêmica e editora Raquel Parrine, além de doze artigos e quatro resenhas. A segunda, publicada em 2019, tem cinquenta e cinco páginas, uma entrevista com os escritores Claudia Fusco e Fábio Fernandes, mais oito artigos e quatro resenhas. A terceira, de 2020, tem setenta e seis páginas e traz entrevista com o escritor e pesquisador acadêmico Tom Moylan, mais sete artigos e quatro resenhas. 
Além das edições anuais regulares, a Fantástika 451 publicou, em 2019, uma edição especial dedicada ao horror, que apresenta em suas cinquenta e duas páginas entrevistas com a tradutora Cecília Rosas e a acadêmica Ana Cláudia Aymoré Martins, cinco artigos e três resenhas. 
Como se vê, o perfil da publicação é bastante acadêmico, embora não seja patrocinada por nenhuma universidade. Talvez possamos vir a conhecer outras novas edições no futuro mas, enquanto isso, fiquemos com estas que estão todas disponíveis aqui para download gratuito, ótimas leituras para compreender melhor o papel da arte fantástica em nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário