terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Alcântara

No final de 2019, foi anunciada a publicação do romance de ficção científica Alcântara: A história inspirada na história, de autoria da jornalista e roteirista mineira Miriam Rezende Gonçalves, que tem grande experiência na produção de novelas e outros programas para a televisão.
O livro, publicado pela autora, conta a história de uma cientista brasileira que está decidida a descobrir o que realmente aconteceu em 2003 na base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, quando 21 técnicos morreram numa explosão. A história aproveita uma detalhada pesquisa da autora sobre as tentativas de lançamento do satélite brasileiro que culminaram na tragédia.
Diz o release de divulgação: "Alcântara foi selecionado para o Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem, do dramaturgo Eliseo Altunaga e aprovado para o seminário Histórias de Roteiristas 2012, do Núcleo de Audiovisual da Universidade Mackenzie. Este projeto quer revelar ao público brasileiro que o país tem um adiantado e sério Programa Espacial, que envolve centenas de pessoas, especialistas, técnicos e intelectuais dedicados a desenvolver uma tecnologia própria. Nunca antes tratada pela literatura ou pela cinematografia nacional, considerando o ineditismo do tema, a trama quer desvelar esse universo dos avanços, no Brasil, da ciência e da tecnologia aeroespacial." Um objetivo deveras importante neste momento histórico.
É interessante que tal assunto tenha até agora sido ignorado – ou seria melhor dizer evitado? – pelos autores de fc brasileiros. Mais uma vez, os especialistas no gênero são deixados para trás.
O livro foi lançado num evento em São Paulo no último dia 11 de dezembro, com a presença da autora e de personalidades da área astronáutica brasileira, como o Brigadeiro de Ar Celestino Todesco, o astronauta Marcos Roberto Palhares (autor do livro O céu não é o limite), Lucas Fonseca (CEO do projeto Garatea-L) e Sérgio Sacani (Unicamp). Outros eventos com a autora estão programados para Ribeirão Preto e Curitiba, entre os meses de fevereiro e março de 2020.
Alcântara está disponível na Amazon, em versão impressa e ebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário