quarta-feira, 15 de abril de 2015

Galaxies e a fcb

A revista francesa Galaxies, editada por por Pierre Gévart, em sua edição 34 deste mês de abril, publicou um amplo dossiê sobre a ficção científica brasileira, resultado de uma cuidadosa pesquisa elaborada por Jean-Pierre Laigle, editor e escritor francês que sempre demonstrou carinhoso interesse pela nossa fc: nos anos 1990, Laigle traduziu e publicou uma série de trabalhos brasileiros no fanzine Antarés, que ajudou de forma decisiva na abertura de espaços para diversos autores do fandom no mercado internacional.
A Galaxies publicou também dois conhecidos contos da fc brasileira: "Como a neve de maio", de Roberto Schima, ganhador da única edição do Prêmio Jerônimo Monteiro da editora Record, e  "A sereia do espaço", de Jorge Luiz Calife. A capa da edição também destaca a fcb com uma belíssima ilustração de Vagner Vargas, anteriormente vista na Trilogia Padrões de Contato, pela Devir Livraria.
Roberto de Sousa Causo, que também teve um ensaio publicado na edição, disponibilizou aqui um artigo comentando o referido dossiê.
A Galaxies tem edição real vendida na França, mas disponibiliza alguns comentários sobre a edição em seu saite, incluindo a íntegra do editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário