terça-feira, 21 de abril de 2015

FC&F na Cia das Letras em 2015

A editora Companhia das Letras, agora unida a editora Objetiva, está com um catálogo cada vez mais recheado de títulos interessantes. A editora dispõe de uma razoável quantidade de lançamentos de 2015 que merecem a atenção dos leitores.
Para começar, a editora relançou, com nova capa e introdução de Neil Gaiman, o excelente Jonathan Strange & Mr. Norrel, de Susanna Clarke, romance de fantasia com traços explícitos de história alternativa, vencedor do Prêmio Hugo em 2005 e recentemente adaptado para a tv pela BBC (uma resenha detalhada pode ser lida aqui).
Também em seu próprio selo, aparecem Terra sonâmbula, do fantasista moçambicano Mia Couto e a monumental fc Graça infinita, de David Foster Wallace, autor novaiorquino desaparecido em 2008, ambos títulos importantes que devem fazer parte da lista de leitura de todos os interessados em literatura especulativa de qualidade.
Mas não é só e está longe de ser.
No selo Companhia de Bolso, a editora republicou recentemente o admirável Complô contra a América, de Philip Roth, um clássico da moderna ficção especulativa escrito por um dos mais prestigiosos autores americanos vivos.
Pelo selo Companhia das Letrinhas, dedicado a leitores mais jovens, aparecem as coletâneas Histórias indígenas dos tempos antigos, Pedro Cesarino, e O caixão rastejante e outras assombrações de família, de Angela-Lago, ambos autores brasileiros.
Pelo selo Seguinte, especializado em literatura para jovens-adultos, está disponível o romance de fantasia urbana A cidade murada, da escritora americana Ryan Graudin, com uma aventura eletrizante ao estilo New Weird numa estranha cidade inspirada num lugar em Hong Kong que realmente existiu.
O selo também apresenta novos volumes das séries Crônicas de Salicanda vol. 3: A aliança, da franco-brasileira Pauline Alphen; A seleção vol. 4: A herdeira, de Kiera Cass; Só perguntas erradas vol 3: Você não deveria estar na escola?, de Lemony Snicket; Infinity ring vol. 6: Atrás das linhas inimigas, de Jennifer A. Nielsen e Bloodlines vol. 5: Sombras prateadas, de Richelle Mead.
Já de posse dos títulos do selo Suma das Letras, a Companhia das Letras dispõe de dois novos títulos do mestre do horror Stephen King, a coletânea Escuridão total sem estrelas (vencedora dos prêmios Bram Stoker e British Fantasy) e a não-ficção Sobre a escrita: A arte em memórias, com um depoimento pessoal do autor sobre sua carreira e o ato de escrever.
Além disso, surgem também pelo mesmo selo a novelização Doctor Who: Mortalha da lamentação, de Tommy Donbavand, e o segundo volume da série de fantasia Os sete reinos: A rainha exilada, de Cinda Williams Chima.
Uma lista ampla, variada e respeitável, que merece ser observada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário