segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Almanaque da arte fantástica brasileira

Está no ar o blogue Almanaque da arte fantástica brasileira, braço virtual do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica. Tal como o Anuário, trata-se de um espaço dedicado a acompanhar a evolução da arte fantástica no Brasil, principalmente através de resenhas e artigos. Contudo, o Almanaque pretende ampliar o campo de pesquisa à outras artes além da literatura, especialmente quadrinhos e cinema, que foram áreas de interesse do Anuário em sua fase pré-editorial. Os autores do Almanaque também são os mesmos do Anuário, Cesar Silva e Marcello Simão Branco; outros colaboradores serão convidados oportunamente.
A princípio, parte do conteúdo do Hiperespaço será disponibilizado no Almanaque, uma ótima maneira de recuperar resenhas e artigos que este blogue publicou nos últimos anos. Aos poucos, todo o conteúdo das dez edições do Anuário será também publicado no Almanaque, ao lado de textos novos sobre os lançamentos de 2014 e 2015. Assim como no Anuário, o foco principal do Almanaque será a produção brasileira, mas os trabalhos estrangeiros mais importantes também serão lembrados.
A estrutura repete a mesma do Anuário. Os textos são classificados por ano de produção em seções de resenhas, entrevistas, artigos e biografias, assim como por arte (literatura, cinema e quadrinhos) e forma (romances, coletâneas, antologias), identificados ainda por editora e autor, entre outras marcações. O menu "Marcadores" exibe todas as marcações disponíveis, através das quais os textos podem ser reunidos para facilitar a consulta.
O Almanaque é mais uma ferramenta para conhecer e discutir a arte fantástica no Brasil. Siga também o Almanaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário