quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pequena coleção de grandes horrores

Há algumas semanas, divulguei o lançamento de Pequena coleção de grandes horrores, coletânea de minicontos de Luiz Bras, mas não pude dizer muito sobre o livro propriamente dito porque ainda não o conhecia. Mas esse detalhe foi devidamente corrigido pelo autor, que prontamente remeteu um exemplar, a quem agradeço a gentileza.
A edição reúne mais de seis dezenas de textos curtos que vão de poucas palavras a cinco páginas, e montam uma panorâmica do mosaico de referências do autor. A maior parte deles evoca imagens da cultura pop, especialmente do cinema, que é uma das artes que mais influencia a fc do autor. Basta ver alguns dos títulos: "O homem sem sombra", "Corra, Lalo, corra", "Fast forward", "Total recall", "Alien", "The walking dead", só para citar os mais óbvios. Outros, dialogam com alguns de seus textos mais conhecidos, podendo até ser o gérmen do qual brotaram: "Sozinho no deserto extremo", "Máquina Macunaíma" e "Distrito Federal", entre outros.
A seleção é apresentada nas orelhas pelo editor, Renato Rezende, que tece elogios à ficção da quimera Luiz Braz/Nelson de Oliveira, que classifica como "alguns dos melhores textos publicados no Brasil", com o que concordo plenamente.
O livro, que tem 144, foi contemplado com o financiamento do Programa Petro­bras Cultural 2012, e foi publicado pela Editora Circuito.

Um comentário:

  1. Obrigado, Cesar, pelas palavras generosas. Você sempre foi um de meus leitores mais perspicazes.
    Realmente, os bons longas-metragens e as boas séries de tevê de ficção científica foram muito importantes em minha formação literária. Nessa nova coletânea de contos eu presto uma homenagem a eles.
    Sem deixar de homenagear-parodiar também meus escritores favoritos. A “FC literária” (pra usar uma expressão que encontrei por aí) dá muita liberdade ao escritor.
    Por falar em FC literária, navegando agora na web, encontrei algo interessante. Olha só isso aqui:
    http://cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=5823
    Abraço!

    ResponderExcluir