quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como foi a Jornada Cultural

Nos dias 8 de 9 de junho aconteceu a Jornada Cultural em Santo André, com uma ampla grade de atividades culturais de todos os tipos, espalhada por vários espaços da cidade.
Muita coisa rolou ao longo dos dois dias. No prédio da Biblioteca Nair Lacerda, a arte-educadora Thina Curtis, à frente de sua Fanzinada, trouxe ao evento exposições de ilustradores, distribuição de fanzines, oficina de quadrinhos e grafite com o grupo Chroma, de literatura criativa com Fernanda de Aragão, palestra sobre publicações independentes com o escritor e poeta Escobar Franelas, e a exibição do documentário Fanzineiros do século passado.
A colheita de fanzines foi ótima. Consegui as revistas de quadrinhos Crônicas de Piápolis, de Alexandre Garcia, e Bandeirinha, de Thiago Silva, ambas publicadas pelo Projeto Chroma. E também os novíssimos fanzines Unknown Pleasures e Spell Work Especial, ambos de Thina Curtis, e Pau de Arara, com hqs de cangaceiro de Leandro Gonçalez.
A Biblioteca também organizou atividades bacanas, como sessões de contação de histórias com Paula Knoll, caricaturas ao vivo com o cartunista Humberto Pessoa e, o ponto alto do evento, uma palestra com o quadrinhista Francisco Marcatti, que deu uma aula de editoração.
Por minha vez, participei da programação com duas oficinas de desenho para crianças nas quais trabalhei com os personagens famosos da tv e dos quadrinhos, elaborando passo a passo a construção de figuras como Garfield, Mickey, Tio Patinhas, Batman, Turma da Mônica, Chalie Brown, Club Penguin, Hora de Aventura e outros. O legal é que não foram só crianças que curtiram, muitos adultos também se divertiram com a atividade pois, afinal de contas, o prazer de desenhar não tem idade. E a gente sabe que a coisa bombou de verdade quando tem que parar a oficina para tirar fotos com o Secretário de Cultura da cidade.
O evento foi muito bom e acredito que atingiu todos os seus objetivos, mas também serviu como ensaio para a Fanzinada que vai acontecer no mesmo local no próximo dia 13 de julho, em meios às comemorações do Dia do Rock. Reserve essa data na agenda que, certamente, vai ser muito legal. De novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário