quarta-feira, 27 de março de 2013

Pulsando

A Devir Livraria anunciou recentemente o lançamento de dois novos títulos em sua Coleção Pulsar, dedicada à literatura de ficção científica. O primeiro deles é Os filhos da mente (Children of the mind), quarto e último volume da saga de Ender Wiggin, multipremiada space opera de Orson Scott Card, escritor norte americano que tem uma antiga relação com os brasileiros.
Os dois primeiros volumes da série, O jogo do exterminador e Orador dos mortos, foram traduzidos no Brasil nos anos 1980, pela Editora Aleph, e republicados recentemente pela Devir, que deu-lhes sequência em 2011 com Xenocídio. A série conta a história de Ender, um menino superdotado que foi levado pelo governo do mundo a exterminar toda uma civilização alienígena. Apesar de ter sido enganado, ele se sente responsável e passou boa parte de sua vida vagando pelo universo, como o orador daquele povo assassinado. Finalmente, ele chega ao planeta Lusitânia, colonizado por um grupo de brasileiros que tenta se entender com os habitantes locais, seres de fisiologia intrigante que passam a juventude como animais e a maturidade como vegetais. Isso acontece por causa de um vírus, o Descolada, que faz parte da ecologia lusitânia mas é mortal pera os seres humanos. Para impedir que o vírus escape, o governo galáctico envia ao planeta uma esquadra de extermínio, e os habitantes de Lusitânia lutam contra o tempo para descobrir uma forma de neutralizar o vírus e evitar um novo xenocídio que agora ameaça nada menos que três espécies inteligentes.
Os filhos da mente tem 352 páginas, tradução de Sylvio Monteiro Deutsch e capa de Vagner Vargas.
O segundo lançamento anunciado é o romance Glória sombria, de Roberto de Sousa Causo, primeira aventura do personagem Jonas Peregrino, visto em histórias curtas publicadas em diversas antologias desde 2009. Jonas é um ex-militar que tornou-se herói depois de lutar numa feroz guerra espacial. Sua reputação e seus conhecimentos tornam-se interesse de várias organizações governamentais e privadas, que o recrutam para que realize missões especialmente difíceis. A ilustração da capa também é assinada por Vagner Vargas. A editora não revelou qual seria o enredo desta nova história do personagem, mas já anunciou que será o primeiro de uma série. O segundo volume, chamado Mestre das marés, está programado para 2014.
Mais informações sobre este e outros lançamentos da Devir podem ser obtidas no saite da editora.

Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação, Cesar. O livro foi lançado há pouco na 2.ª Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre, no dia 13 de abril.
    Temos também um site construído pela empresa Aquart Creative de Vagner Vargas, e pela Devir, para divulgar a série e o seu universo: GalAxis: Conflito e Intriga no Século 25, em http://galaxis.aquart.com.br

    O enredo mostra Peregrino chegando pela primeira vez à Esfera, uma feroz zona de conflito a 10 mil anos-luz da Terra. Nessa região, as civilizações espaciais são fusticadas por naves-robôs dos tadais, e Peregrino é trazido pelo Almirante Túlio Ferreira para comandar operações especiais contra os tadais, e para reverter o rumo da participação humana no conflito. Cronologicamente, é a primeira aventura do herói.

    ResponderExcluir