segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Megalon 17

Talvez o leitor costumaz deste blogue desconheça o significado histórico do Megalon, que acaba de disponibilizar em arquivo pdf a sua edição número 17, publicada originalmente em setembro 1991. Este fanzine de ficção científica e horror, que circulou de 1988 a 2004, foi uma das mais significativas publicações brasileiras de ficção fantástica, e certamente a mais importante delas nos últimos 30 anos. Premiado diversas vezes ao longos dos anos 1990, o fanzine foi o laboratório no qual se formou praticamente uma geração inteira de autores e ensaístas brasileiros no gênero. Por isso, e por muitas outras coisas, é que se trata de um material que deve ser estudado com atenção, pois suas páginas encerram lições ainda importantes neste século 21.
Esta edição, que tem a editoria de Marcello Simão Branco e Marcelo Pirani Vieira, tem 46 páginas e traz contos de Luiz Zatar, Miguel Carqueija e Sérgio Fiúza, artigos de Jorge Luiz Calife e Gilberto Schoereder, e resenhas literárias de Roberto de Sousa Causo, José Carlos Neves, Miguel Carqueija e Orson Scott Card, além das notícias da época com um instantâneo da fc&f no Brasil e no mundo naquele momento. A capa traz uma ilustração de Roberto Schima.
O arquivo pode ser baixado aqui, e também está disponível um bônus, com uma circular com o projeto da Con-Sur: Primeira Convenção de Ficção Científica e Fantasia do Cone Sul, realizada na Argentina naquele mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário