
Sideral é um texto de ficção ufológica, subgênero da ficção científica muito praticado pelos brasileiros. Conta a história de um jovem urbanóide paulistano que, por causa de seu grande interesse e conhecimento sobre ciências, é envolvido pelo tio militar na investigação de um caso misterioso ocorrido na região de Parnarama, no nordeste brasileiro. O ótimo texto, que o autor escreveu pensando no público juvenil, apareceu primeiramente em 2003 no fanzine Megalon e foi ligeiramente atualizado pelo editor para se tornar mais adequado aos leitores jovens.
Já a coletânea reúne seis contos de Tartari, sendo que quatro deles foram justamente aqueles publicados no projeto Portal: "O triângulo Einstein" – que empresta o nome ao livro –, "Veja seu futuro", "O bunker" e "Diário de Marte", originalmente publicado sob o título de "Valentim" na antologia Vinte voltas ao redor do Sol (CLFC, 2005). Completam a seleção os contos "Craque na família", visto primeiro na antologia Outras copas, outros mundos (Ano-Luz, 1998), e "Saara gardens", publicado originalmente na antologia Assembleia estelar (Devir, 2011).
Os textos foram igualmente atualizados e a seleta é uma ótima maneira do leitor tomar contato com a obra deste que está entre os melhores autores brasileiros que trabalham com a ficção fantástica.
Tartari tem pelo menos mais meia-dúzia de ótimos textos, suficientes para formar outra coletânea e, quem sabe, uma boa receptividade por estes títulos anime alguma editora a traduzir para os leitores brasileiros os seus romances americanos. Sonhar não custa.
Obrigado por suas palavras, Cesar. Uma coletânea maior e mais abrangente está nos planos da Devir, edição de Roberto de Sousa Causo.
ResponderExcluir