segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Megalon 14

Publicado originalmente em janeiro/fevereiro de 1991 sob a organização de Marcello Simão Branco, volta a estar disponível o histórico fanzine Megalon número 14, agora em formato virtual capturado a partir dos originais do editor.
Em suas 40 páginas, a edição traz contos de Jorge Luiz Calife e Roberto Schima, artigos de Calife, Gilberto Schoereder, 'Mr. Quadrinhos' e Roberto de Sousa Causo, resenhas de Miguel Carqueija e Orson Scott Card, e a primeira parte de uma longa hq assinada por Fábio Benite e Carlos Alexandre, originalmente enviada ao Hiperespaço e redirecionada ao Megalon porque o Hiper estava com a publicação suspensa então – só voltaria em 1992.
Apesar do conteúdo irrepreensível e ainda hoje de grande interesse, o destaque vai para a seção de cartas, que iniciava um longo e emocionante ciclo de debates entre críticos e autores que, ainda hoje, estigmatiza as relações do fandom brasileiro.
Também foi nesta edição que o Megalon iniciou o trabalho de consulta direta da opinião dos fãs através do 'I Concurso Megalon Os Melhores da Ficção Científica'. Em quem você votaria hoje? Será que a opinião dos fãs mudou muito em 20 anos?
O arquivo pode ser baixado gratuitamente aqui.

Um comentário: