quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ciência em um minuto

Até o dia 27 de outubro, estão abertas as inscrições para o Festival do Minuto, o maior concurso de vídeos da América Latina, que acontece desde 1991.
Podem participar profissionais e amadores, desde que seus vídeos não passem de 60 segundos de duração. Valem filmes em película, animações, vídeos feitos em câmeras digitais, entre outros suportes audiovisuais. Desta vez, o tema é "Ciência" que, como é óbvio, deve favorecer a presença de muitas peças de ficção científica.
Diz o relise: "Ciência. É só pensar no termo que já vem à cabeça um laboratório, um rato para experiências e um cientista maluco de avental branco? Pois ciência é muito mais do que essa visão estereotipada, já que nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias para criar belos vídeos de um minuto. É no que aposta o novo concurso do Festival do Minuto. Mas, afinal, o que é ciência? Mesmo que sua definição seja bastante abrangente, podemos dizer que ciência é o resultado do esforço humano para aumentar o que se sabe sobre determinado assunto com base em um método científico, ou seja, na observação, no questionamento e no raciocínio lógico. É desse conhecimento que resultam boa parte das descobertas e das invenções. Em resumo, ciência também é resultado da nossa criatividade."
O concurso tem apoio da Fapesp e vai distribuir seis laptops aos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário