sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Crônicas da tela mágica

Todos os anos, sem falta, o escritor gaúcho José Ronaldo Viega Alves lança um livro inédito com poemas e crônicas. Este ano não poderia ser diferente, e recebi dele a antologia de crônicas Da tela mágica: Escritos sobre a Sétima Arte que, de certa forma, dá continuidade ao trabalho iniciado no volume anterior, Em busca do templo perdido (2011), que também falava sobre o cinema, porém na forma de poemas.
Diz o autor na apresentação do volume: "...quando o assunto é cinema, não dá para passear nesse universo sem estar carregando sonhos recorrentes... numa linha de fronteira entre a ficção e o real, a mentira e a verdade. Faz parte. Será que isso cria uma espécie de 'Cinema Paradiso' só meu?"
O livro reúne 19 crônicas sobre as lembranças do autor a respeito do cinema de antigamente. Algumas delas são muito sugestivas e o título parece revelar conteúdos de ficção fantástica, tais como "Exercícios de viagens no tempo disponíveis aos fãs de cinema", "O homem das estrelas", "Os primeiros andróides", "Fay Wray que amava King Kong", mas pode haver surpresas: nem sempre o desenvolvimento do texto segue aquilo que seu título faz supor.
Viega Alves nasceu, vive e trabalha em Santana do Livramento, é bancário aposentado e membro da Academia Santanense de Letras, com mais de 30 livros publicados.
Da tela mágica tem 68 páginas e é uma publicação da Editora Opção2. Mais informações diretamente com o autor, pelo email ronaldoviega@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário