quinta-feira, 3 de maio de 2012

Usagi Yojimbo: O limiar da vida e da morte

Depois de quatro anos sem dar as caras, o coelho mais samurai do mundo está de volta em uma nova edição. O limiar da vida e da morte é o terceiro volume de Usagi Yojimbo pela Devir Livraria, personagem criado por Stan Sakai em 1984 que é sucesso no mundo inteiro. Os volumes anteriores foram Sombras da Morte (2007) e Daisho (2008). Em 2000, o personagem ainda teve três edições publicadas pela editora Via Lettera: Ronin, Samurai e Bushido.
O multipremiado Stan Sakai cresceu no Havaí e reside hoje com sua família na Califórnia, mas é natural do Japão, mais exatamente da cidade de Kyoto, o que faz de Usagi Yojimbo uma espécie de meio-mangá. O tema da história, sobre um guerreiro desempregado no Japão medieval, reforça a definição, embora o estilo de desenho de Sakai o distancie bastante daquele com que os leitores estão acostumados, o que não deixa de ser uma ótima alternativa aos rigores editoriais dos mangás.
A edição é robusta, com 216 páginas em papel de qualidade, e traz várias histórias que contam sobre uma vila de cultivadores de alga marinha; um inocente vendedor de macarrão; uma mulher possuída pelo demônio; um implacável clã de ninjas morcegos; uma guilda de assassinos; um misterioso vendedor de remédios; e Inazuma, uma samurai introvertida.
Completam o volume uma apresentação escrita pelo roteirista Kurt Busiek e um artigo do próprio Sakai com curiosidades de bastidores. Usagi Yojimbo: O limiar da vida e da morte é, sem dúvida, um livro que vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário