sábado, 19 de novembro de 2011

Metadimensão

A publicação de livros virtuais não é novidade no Brasil, há muito tempo que arquivos de textos são disponibilizados na rede para serem lidos gratuitamente. A princípio em html mesmo, embutidos em saites, e em formatos de processadores de texto comuns para serem baixados e lidos offline. Depois vieram os arquivos em formato pdf, para serem lidos no Acrobat Reader e outros programas compatíveis. As vantagens eram tantas e tão promissoras que ainda nos anos 1990 muita gente vaticinava o fim dos livros em papel antes da virada do milênio. Porém, as facilidades em se publicar em papel ampliaram e os ebooks entraram no novo milênio sendo uma boa ideia que não vingava.
O surgimento de dispositivos de leitura mais amigáveis, como os tablets por exemplo, pode ser o que faltava para ebooks ganharam algum apelo junto aos leitores. Contudo, os tais dispositivos de leitura ainda são caros e não inspiram muita confiança no consumidor brasileiro, e a tão esperada revolução do livro digital não desembarcou no Brasil. Mas, ainda que lentamente, é inevitável que isso aconteça.
É nessa confiança que os autores começam a novamente prestar atenção na publicação virtual. O escritor Rynaldo Papoy, visto frequentemente nas páginas do fanzine Juvenatrix, acaba de lançar pela Smashwords a coletânea Metadimensão, com contos de ficção fantástica.
Papoy informa que o livro pode ser baixado em qualquer formato, inclusive pdf e epub, e o preço é decidido pelo leitor, que pode até fazê-lo gratuitamente. Apesar do saite ser estrangeiro, o livro está em português.

2 comentários:

  1. Valeu, meu cara, muito obrigado mesmo pela divulgação, fiquei muito honrado em estar presente neste incrível blog! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que Papoy se mantém em atividade.

    ResponderExcluir