segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

9º Encontro dos Cartunistas do ABC e Sampa

Conforme divulguei aqui na semana passada, aconteceu neste domingo à tarde mais uma edição do Encontro dos Cartunistas, organizado por Mario Mastrotti em Santo André, em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional.
Desta vez, o Fran´s Café da Av. Portugal, tradicional sede do evento, cedeu uma área luxuosa do restaurante para que os cartunistas ficassem bem à vontade, com uma sala climatizada, banheiro privativo e um elegante jardim, com direito até a uma fonte.
Lá estiveram os cartunistas Fernandes, Ed Sarro, Zito, Rice, Mastrotti e eu, é claro, além de vários amigos e familiares, e do pessoal da Usina Produtora, que registrou o evento em vídeo.
Os cartunistas produziram uma exposição relâmpago com o tema "Cartum é arte", e fizeram muitas caricaturas dos presentes. Eu, por exemplo, fui caricaturado por Zito e fiquei muito mais bonito do que sou de fato.
O encontro abrigou a apresentação do livro Tiras de Letra: Nota 10, antologia de histórias em quadrinhos organizada por Mastrotti para a editora Virgo, que traz 243 tirinhas de Airon, Alecrim, Aline Silva, Alex Sander, Antonio Cedraz, Brum, Carriero, Daniel Trezub, DJota, Ed Sarro, Ferd Martins, Gilmar, Humberto Pessoa, Ian, Luigi Rocco, Marcos Venceslau, Mauricio Rett, Marcos Noel, Moisé, Pedro Krause, Rose Araújo, Rafael Dourado, Rice, Rodrigodraw, Verônica Saiki, Waldomiro Neto e do próprio organizador.
O volume é o décimo da coleção, que é editada de forma cooperada pelos autores, sendo um dos únicos periódicos de tiras em publicação no país.
Desta vez não teve o tradicional pão de queijo mas, em compensação, foram servidos salgadinhos à vontade, além de mate gelado e refrigerantes, consumidos sem piedade no absurdo calor deste verão.
Parabéns ao organizador pelo agradável evento e ao Fran's Café, que tem contribuído continuamente para a realização destes encontros. Ano que vem estarei lá novamente, se Deus quiser.






Um comentário:

  1. Parabéns, Mastrotti, pela bela iniciativa... sempre reunindo o pessoal e fazendo barulho. Muito legal... bom rever a turma aí nas fotos. E boa sorte no encontro agora, de janeiro. Abração pra todos. Heringer (o e-mail é da minha esposa).

    ResponderExcluir