quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Editora Bookess

Descobri há poucos dias um saite que me pegou de surpresa. Crente que estava com a lista de lançamentos do 2010 praticamente pronta para o Anuário, dei de cara com a Editora Bookess, empresa fundada na cidade de Campos em 2008 pelo então estudante de Computação Marcos Passos. Hoje está sediada em Florianópolis.
Ao longo de sua curta existência, a Bookess já construiu uma catálogo bastante amplo, com livros de todos os gêneros, inclusive aqueles que interessam ao Anuário e aos fãs de FC&F: fantasia, ficção científica e horror.
A aba "Ficção Científica e Fantasia" dispõe de nada menos que 65 páginas com cinco títulos em cada uma, num total que ultrapassa a marca de 300 títulos publicados entre 2008 e 2010. Com toda a certeza, nenhuma outra editora brasileira publicou tanta ficção fantástica neste mesmo período.
Há de tudo um pouco no catálogo da Bookess: romances, coletâneas, fanfics, material de divulgação e até livros em outras línguas. Alguns títulos têm inclusive ISBN, um serviço que a editora facilita aos seus autores.
A qualidade do material é muito irregular, com títulos elaborados misturados com material aparentemente produzido por estudantes do ensino fundamental.
Essa irregularidade acontece porque a Bookess é um ferramenta de autopublicação, ou seja, é o próprio autor quem elabora todo o procedimento editorial, sem que seja necessária a participação de um editor. Por isso, o material não guarda nenhum padrão, seja gráfico ou literário.
A maior parte do catálogo é formada por publicações unicamente digitais, de acesso gratuito, mas há muitos que são comercializados em formato digital e real. Para chegar a publicação real, o texto passa por um concurso interno de popularidade: os três mais acessados do mês ganham a publicação.
Há uma predominância de pastiches de fantasia heróica, vampiros e aprendizes de feiticeiro, o que é de se esperar nessa dinâmica editorial. Mas, assim como em toda parte, há também algumas boas ideias que fazem valer o tempo desperdiçado garimpando o material.
Não posso, por hora, recomendar qualquer título, pois são todos desconhecidos para mim. Estou explorando aos poucos o enorme catálogo e identificando seus contornos. Dá um trabalho enorme, mas é muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário