quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os melhores da FC

Listas de melhores em qualquer campo são sempre um rico material de debates e controvérsias. Mesmo quando se fazem pesquisas de preferência, sempre há alguma contaminação pela popularidade de algum trabalho que está bombando, ou por alguém que goza de um prestígio sazonal.
Então eu achei bem legal a lista que o saite da revista argentina Cuasar publicou, relacionando os 50 maiores clássicos da ficção científica. Isso porque os pesquisadores americanos James Wallace Harris e Anthony Bernardo analisaram um grande número de obras de referência e tabularam a quantidade de vezes que cada trabalho foi citado, um critério que parece bastante mais confiável.
A maior parte dos livros está disponível em língua portuguesa, seja em edições brasileiras, seja em lusitanas, e pode ser encontrada com um pouco de esforço. Mas há na relação um bom número de títulos inéditos que pode servir de indicação para as editoras que pretendem ganhar relevância em seus catálogos dento do gênero.
Minhas preferências pessoais são um pouco diferentes, mas não posso deixar de concordar com o significado inquestionável de todas essas obras para a FC.
Quer saber o que você tem que ler antes de morrer? Não perca mais tempo: confira essa interessante lista aqui.

2 comentários:

  1. Achei a lista muito boa. Como alguns recordam, eu também organizei listas quando editava o fanzine "Megalon", em 1991, 1998 e 2001. Pra não perder o costume, aqui vai a minha lista dos dez mais (dificílima de fazer!): 1 - O Fim da Infância, Clarke; 2 - Um Cântico Para Leibowitz, Miller Jr; 3 - Duna, Herbert; 4 - O Homem Demolido, Bester; 5 - Solaris, Lem; 6- Os Despossuídos, Le Guin; 7 - Trilogia da Fundação, Asimov; 8 - A Oste do Éden, Harrison; 9 - 1984, Orwell e 10 - O Planeta do Rio, Farmer.

    ResponderExcluir
  2. Bela lista! Eu também tentei fazer uma, mas não consegui escolher apenas dez. Também tenho dificuldade de colocar em ordem de importância, então vou apenas relacionar os títulos, que para mim são todos fundamentais: Duna, Herbert; Só a terra permanece, Stewart; Os despossuídos, LeGuin; Ubik, Dick; O mundo do rio, Farmer; Rito de passagem, Silverberg; Um cântigo para Leibowitz, Miller Jr; Encontro com Rama, Clarke; Cidade, Simak; Gateway, Pohl; 1984, Orwell; Solaris, Lem; O homem demolido, Bester; O senhor da luz, Zelazny; A laranja mecânica, Burgess, Tempestade no tempo, Dickson; e Invasão, NIven & Pournelle.
    Minha lista de dez tem quase vinte! :)

    ResponderExcluir