sábado, 28 de dezembro de 2024

Lançamento: Arkhè

Organizada por Lu Evans e Saulo Adami, a antologia digital Arkhè reúne quase três dezenas de contos de ficção científica e fantasia de escritores brasileiros e estrangeiros, com temáticas arqueológicas e históricas. 
Os contos são assinados por Marina Alamilla (Espanha), Lídia Fedina (Hungria), Simina Lungu (Romênia), Lívia Borges (Portugal), Mike Jansen (Holanda), Franco Ricciardiello (Itália), Relja Antonić (Sérvia), Anthony Boulanger (França), Christopher Dabrowski (Polônia), e os brasileiros Liana Zilber Vivekananda, Jorge Deichmann, Ursulla Mackenzie, Gerson Lodi-Ribeiro, Vera Bulla, Luiz Felipe Vasques, Gisele Wommer, Roberto de Sousa Causo, Lívia Stocco, Roberto Fideli, Roberta Cirne, Tibor Moricz, Romy Schinzare, Gilson Cunha, Marcos Juliano Ofenbock, Freddy Nagel, Antônio Reis, Ana Lúcia Merege e pelos próprios organizadores.
A antologia tem 375 páginas, prefácio é de Edgar Smaniotto e é uma publicação dos selos Nebula e Estrada de Papel. Até dia 31 de dezembro, o volume pode ser baixado gratuitamente aqui. Também está disponível nos saites Heyzine e Goodreads.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Legendas HQ

Estão disponíveis as edições 5, 6 e 7 do fanzine coletivo Legendas HQ, resultado da combinação de esforços dos fanzines Cabal, Múltiplo, Profecia, Quadritos, QI e Tchê. A ideia é que o editor de cada fanzine contribua com conteúdo por ele mesmo montado. O resultado é incomum, mas familiar aos leitores de fanzines, acostumados com tais ousadias editoriais. 
As edições trazem quadrinhos, artigos, entrevistas, resenhas e pinups de diversos artistas. O número 5 tem sessenta páginas e o destaque são os quadrinhos de Julio Shimamoto, Ciberpajé, e do saudoso Joacy Jamis, entre outros. O número 6 tem oitenta e três páginas e destaca os quadrinhos de Bira Dantas e Hugo Máximo, entre outros, e o número 7 tem sessenta e três páginas e destaca os quadrinhos de Bira Dantas. 
Todas as edições do Legendas HQ podem ser baixadas gratuitamente aqui.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Psiu 14 e 15

Estão disponíveis as edições 14 e 15 do Psiu, tradicional fanzine de quadrinhos editado por Edgard Guimarães, através do selo EGO da Editora Marca de Fantasia, em formato exclusivamente digital. A publicação recupera trabalhos antigos nunca vistos pelos leitores desta geração, mas também apresenta material inédito.
Em páginas 70, o número 14 apresenta trabalhos de Luiz Iório, Henrique Magalhães, Agonia Sampaio, Maurício de Sousa, J. Carlos e do próprio editor, além de algumas pranchas da série "Ciência em Quadrinhos", de autoria nem sempre creditada. 
O número 15 tem 58 páginas e traz quadrinhos de Henrique Magalhães, Denilson Reis, Isaac Hunt, Luiz Iório, Joselito, Geny Marcondes, J. Carlos e do editor.
O editor anunciou que algumas das edições do Psiu podem ser obtidas em apresentação impressa na loja virtual Kalimazine, que já presta esse tipo de serviço para outros editores independentes. 
Todas as edições do Psiu, além de outras publicações do selo Ego, podem ser baixadas gratuitamente aqui.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Lançamento: Brasil despedaçado – Contos de um futuro distópico

O pesquisador de teoria literária Thiago Cabello, organizou a antologia Brasil despedaçado: Contos de um futuro distópico a partir da produção dos participantes de uma das muitas oficinas de criação literária que vem organizando desde 2020. A seleta reúne catorze contos que surgiram do desafio de produzir a partir de uma tema proposto, qual seja, um Brasil distópico do futuro. 
Diz o texto de divulgação: "Todos os contos compartilham o mesmo universo ficcional, situado em um Brasil futuro, o único local habitável com qualidade de vida em um mundo devastado por uma guerra nuclear. À medida que o Brasil se desenvolve como a principal potência global, uma descoberta no solo amazônico impulsiona ainda mais avanços tecnológicos. Contudo, a utopia almejada se desfaz diante de um conflito entre garimpeiros e o agronegócio, levando à extinção da vida tal como a conhecemos."
Os seguintes autores participam da seleta: Arthur Morais, Daniel Freitas, Fabrício Duarte, Hortência Alves, João V. S. Gabriel, Karine Canal, Michelle Sorozini, Osmar Camilo, Paulo Bayer, Rafael Juck, Reyves L. B., Rodrigo Pontes, Thiago Cavalheiro e Viktor Danko. 
O livro tem 388 páginas, é uma publicação do selo Voe da editora Flyve e está disponível no saite da editora, aqui, em versão digital ou com impressão por demanda.

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

VII Prêmio ABERST de Literatura - 2024

Criado em 2018, o Prêmio ABERST é uma promoção da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror, e aponta os melhores trabalhos especificamente inscritos para o certame,  publicados pela primeira vez entre 1 de julho do ano anterior e 30 de junho do ano corrente. 
Os vencedores da edição de 2024 foram anunciados no dia 6 de dezembro de 2024, em evento presencial transmitido pela internet. A divulgação oficial não forneceu os detalhes editorais dos trabalhos premiados. 
Os ganhadores são: 
Projeto gráfico - Prêmio Sebastião Salgado: Uma oração para ninguém, Larissa Brasil;
Quadrinhos de crime ou terror - Prêmio Catacumba: O fantasma da ópera em São Paulo, Larissa Palmieri e Al Stefano;
Narrativa curta de ficção de crime - Prêmio Lúcia Machado de Almeida: Morte na hospedaria: O primeiro caso de Bento, Anne van den Bedum;
Narrativa curta de suspense - Prêmio Stella Carr: O último adeus de Sarah, Yasmin Callado;
Narrativa curta de terror - Prêmio Lygia Fagundes Telles: Corpo de barro, João Mendes;
Narrativa curta século 21 - Prêmio Maria Firmina dos Reis: Augúrio, Marcello A. Galvão;
Narrativa longa de ficção de crime - Prêmio Rubem Fonseca: O nome dela é Luana, Eberson Terra e Gustavo Nascimento;
Narrativa longa de suspense - Prêmio Cláudia Lemes: O olho de Gibraltar, Sergio P. Rossoni;
Narrativa longa de terror - Prêmio Rubens Lucchetti: O apocalipse amarelo: Uma torre para Cthulhu, Diego Vieira;
Narrativa longa século 21 - Prêmio Eliana Alves Cruz: O deslize, Vicento Hughes;
Narrativa infanto-juvenil/jovem adulto - Prêmio Marcos Rey: O dente do iguanodonte, A. Z. Cordenonsi;
Prêmio Revelação 2024: Marcelo Trigueiros;
Prêmio Grand ABERST: Rodrigo Ortiz Vinholo.
Também foram distribuidos prêmios destaque e menções honrosas em diversas categorias. Para conhecer a relação completa, assita o vídeo da cerimônia de premiação, aqui.
Parabéns aos vencedores.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Araruama: o livro das sementes, Ian Fraser

Anteriormente publicado pela Editora Moinhos através de uma plataforma de financiamento direto, Araruama: O livro das sementes é o primeiro volume de uma série de romances de fantasia folclórica do escritor baiano Ian Fraser, que conta a história de cinco crianças que compartilham um difícil rito de passagem. 
Diz o texto de apresentação: "Esta é uma história de quando o tempo ainda era cru e a terra era menina, um tempo em que as grandes araras coloriam o firmamento, um tempo em que o fantástico ainda corria pela mata verde. Nos povos que fazem parte do mundo conhecido, todas as crianças recém-nascidas passam pelo ritual do aman paba. As majé, curandeiras capazes de enxergar a linha que costura o tempo, dizem quanto tempo as crianças irão viver naturalmente, assim estabelecendo seus papéis na tribo."
O romance, com 216 páginas, que chega agora em nova edição pela editora Avec, está em pré-venda aqui.

sábado, 21 de dezembro de 2024

Lançamento: As crônicas ancestrais do Rei Arthur

Há alguns dias, recebi uma divulgação da Editora Scriptoriando, que anunciava a distribuição de alguns ebooks com traduções de textos antigos da mitologa celta e bretã, que logo me interessaram, pois li há poucas semanas o ensaio O senhor do Senhor dos anéis, de Lin Carter, que citava vários deles como referências para a construção do mundo e do enredo da famosa saga de J. R. R. Tolkien. 
Recebidos os ebooks (que talvez ainda seja possível encomendar aqui) acabei descobrindo que a Scriptorando tem um catálogo bastante interessante, do qual fazem parte os dois primeiros volumes da coleção As crônicas ancestrais do Rei Arthur. O Tomo I é A história dos reis da Britânia, de Geoffrey de Monmouth (1100-1255), e o Tomo II é Os Romances arthurianos – Volume 1, de Chrétien de Troyes (1135-1291), que ganharam edições de luxo ilustradas, com capa dura e tradução de Christian Carnsen.
O Tomo I tem 608 páginas e o texto de divulgação diz: "História dos Reis da Britânia apresenta uma compilação abrangente de textos fundamentais para a compreensão da história e mitologia britânica antiga. No cerne desta edição está a obra-prima de Geoffrey de Monmouth, 'Historia Regum Britanniae', uma narrativa pseudo-histórica que traça a linhagem dos reis britânicos desde suas supostas origens troianas até o século VII. Esta obra seminal não apenas estabeleceu as bases para muitas lendas arthurianas, mas também moldou profundamente a identidade nacional britânica por séculos. Complementando o texto de Monmouth, esta edição inclui a 'Historia Brittonum' de Nênio, uma crônica do século IX que oferece uma perspectiva anterior sobre a história britânica, incluindo algumas das primeiras menções escritas ao Rei Arthur. Os 'Annales Cambriae' (Anais de Gales) também estão presentes, fornecendo registros cruciais de eventos históricos e lendários, incluindo a suposta data da Batalha de Camlann, onde Arthur teria encontrado seu fim." A edição apresenta ainda uma seleção de poemas celtas antigos e um prefácio que contextualiza o arturianismo, suas origens e importância na cultura ocidental.
O Tomo II tem 640 páginas e o texto de divulgação diz: "Este segundo volume da coleção As Crônicas Ancestrais do Rei Arthur reúne todos os romances arthurianos de Chrétien de Troyes, um dos mais influentes escritores da Idade Média e considerado o pai do romance cortês. Chrétien foi pioneiro ao dar vida e profundidade aos cavaleiros da Távola Redonda, imortalizando figuras como Lancelot, Yvain e Perceval. Seus textos não apenas moldaram a tradição arturiana, mas também influenciaram a literatura europeia por séculos. Nesta edição, em formato de prosa, os cinco romances de Chrétien são apresentados com uma extensa introdução, notas explicativas e contextualização, detalhando a vida e obra do autor, além de suas contribuições fundamentais para o ciclo arturiano. Os contos são:
'Erec e Enide': A história de Erec, cavaleiro da Távola Redonda, e sua esposa Enide, que enfrentam desafios de honra e lealdade enquanto buscam manter o equilíbrio entre o dever cavalheiresco e o amor conjugal.
'Cligés': Narra a história de Cligés, um jovem cavaleiro que vive um romance proibido com a esposa de seu tio, explorando temas de amor cortês e lealdade.
'O Cavaleiro da Carreta' (Lancelot): Uma das narrativas mais célebres de Chrétien, este conto apresenta Lancelot e seu amor por Guinevere, esposa do Rei Arthur, destacando-se pela luta de Lancelot para resgatá-la e pelo sacrifício pessoal em nome do amor.
'O Cavaleiro do Leão' (Yvain): A história do cavaleiro Yvain, que busca recuperar sua honra e o amor de sua esposa, após negligenciar seus deveres maritais por sua vida como cavaleiro.
'O Conto do Graal' (Perceval): O épico que introduz o mito do Santo Graal. Perceval, um jovem ingênuo, embarca em uma jornada de autodescoberta e crescimento espiritual, em busca do lendário Graal."
São certamente leituras que acrescentam detalhes para muito além do óbvio da lenda arturiana, obrigatórias portanto para todos os que têm interesse na fantasia medieval. 
O catálogo completo das publições da Scriptorando pode ser encontrado aqui.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Le Chevalier: O pêndulo da morte e outros contos a vapor, A. Z. Cordenonsi

"Em um mundo movido a vapor e engenhosidade, a França lidera uma era de grandes invenções e desafios globais. Para proteger seus interesses, o Bureau Central de Inteligência conta com Le Chevalier, seu mais hábil agente. Forças sombrias conspiram nos bastidores, transformando a Europa em um redemoinho de intrigas e perigos. Conheça o Acrobata e sua jornada pelo submundo francês, acompanhe Alexandra Mitrokhin em uma missão de resgate ousada, e desvende o mistério de um assassinato com Irene Adler. Enfrente traições mortais com Le Chevalier, embarque com Persa em uma investigação na Tunísia e testemunhe a vingança de Juliette contra as Irmãs Índigo."
Este é o texto de apresentação da coletânea Le Chevalier: O Pêndulo da Morte e outros contos a vapor, do escritor gaúcho A. Z. Cordenonsi, que tem se notabilizado por trabalhos na linha da ficção retrofuturista conhecida como steampunk. São histórias em que tecnologias contemporâneas surgiram muito mais cedo em um mundo ainda movido por máquinas a vapor, daí o seu nome. 
Em 232 páginas, a coletânea reúne seis contos do gênero, e pode ser adquirida em pré-venda no saite da editora Avec, aqui.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Bang! 36

Está circulando o número 36 da Bang!, periódico português editado por Luís Corte Real para a Editora Saída de Emergência, uma das melhores publicações em língua portuguesa dedicadas ao fantástico. 
A edição tem 84 páginas profusamente ilustradas com artigos sobre literatura, quadrinhos, cinema, música, jogos e resenhas assinados por Carlos Amaral, Nuno Camões, Gonçalo Cardoso, Nuno Mata, Rui Azeredo, Célia Almeida Nogueira, Joana Costa, Bruno Anselmi Matangrano, Ana Lopes, Miguel Gonçalves, Bruno Martins Soares, Hugo González, Marcelo Lourenço, Sara Aidos, Antonio Sousa Laura, Adelino Cunha, Fernando Ribeiro, Antônio Monteiro, Jorge Palinhos e Joana Caetano. Também traz entrevistas com os escritores Luís Corte Real, Danielle L. Jensen, Bruno Leão, Francisco Ramalheira, Ricardo C. Dias, Nuno Carvalho e Eliza Campello. A capa reproduz a imagem da capa da edição portuguesa do romance The book of elsewhere, de China Miéville e Keanu Reeves. 
A versão impressa da Bang! é distribuida nas livrarias Fnac em Portugal, mas os brasileiros tem acesso gratuito ao seu conteúdo em versão digital, aqui. Todas as edições anteriores também estão disponíveis.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Lançamento: A receita médica, Marjorie Bowen

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de dezembro é a novela de fantasia A receita médica (The prescription), da escritora britânica Marjorie Bowen, um conto de suspense de Natal publicado originalmente em 1929.
Diz a sinopse: "O que pode dar errado quando uma médium é convidada a participar da véspera de Natal para entreter os convidados? A inusitada celebração natalina parecia inofensiva até que Dr. Ferris é convocado para atender um caso urgente em uma mansão isolada e percebe que sua paciente tem muito em comum com um mistério contado naquela noite".
A receita médica ocupa o número 57 da coleção SRL; tem 99 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também uma biografia da autora. A capa tem uma ilustração de Emilly Alves. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Argos 2024

O Prêmio Argos de Literatura Fantástica, promovido anuamente desde 2000 pelo Clube dos Leitores de Ficção Científica-CLFC, reconhece os melhores trabalhos em romance, antologia e história curta de ficção científica, fantasia e horror escritos em língua portuguesa publicados no ano anterior. 
A escolha dos vencedores é realizada em um primeiro turno com votação exclusiva entre os membros do Clube, que indica cinco finalistas depois votados publicamente através de formulários divulgados nas redes sociais. 
Os vencedores da edição 2024 foram anunciados, em cerimônia presencial, no último dia 13 de dezembro no miniauditório da Universidade Veiga de Almeida, na cidade do Rio de Janeiro. São eles:
Romance: Um milhão de mim, Cirilo Lemos, Draco, coleção Dragão Mecânico;
Antologia: Mundos paralelos: Ficção científica, Ana Rüsche, org., GloboClube;
História Curta: "Despertar na aurora sideral", Juliane Vicente, Suprassuma 2, Suma.
Parabéns aos premiados.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Imaginários tecnocientíficos 3

Está disponível aqui para leitura e download gratuitos a terceira edição do periódico acadêmico Imaginários tecnocientíficos, uma publicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, organizada por Juliana Michelli S. Oliveira, Rogério de Almeida e Jean-François Chassay. 
A edição tem 335 páginas e traz uma seleta de artigos e ensaios que investigam a relação entre ciência e ficção, entre as ciências da natureza e de humanidades. 
Diz o editorial: "este volume busca explorar as contribuições mútuas entre a ciência e a ficção, com foco especial na literatura. Os textos apresentados completam a trilogia da coleção Imaginários Tecnocientíficos, dedicada a investigar as imagens que ciên­cia e técnica atribuem a seus objetos de estudo, refletindo sobre as caracterís­ticas que as aproximam — ou diferenciam — do imaginário de outros campos, como a literatura e as artes. Com textos de pesquisadores do Brasil e do Cana­dá, oriundos de estudos relacionados a literatura, educação, artes, design e co­municação, esta obra estrutura-se em quinze capítulos distribuídos em três seções: Horizontes imaginados, explora a complexa relação entre ciência e ficção, examinando como os dois campos se influenciam mutuamente; Horizontes pa­ralelos, com foco na representação na ficção científica; e Horizontes disruptivos, que reflete sobre os impactos culturais e sociais das tecnologias atuais". 
Entre os autores, reconhecemos os ficcionistas Fábio Fernandes da Silva e André Cáceres, com artigos sobre inteligência artificial e as ferramentas de compreeensão da fc, respectivamente, além de um artigo assinado por Marcos N. Beccari sobre O homem do castelo alto, de P. K. Dick.
O Volume 1 e o Volume 2 também estão disponíveis.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Voltas ao redor do Sol - 2024

A série de antologias anuais Voltas ao redor do Sol, que estreou em 2023, chega a sua segunda edição mais uma vez organizada por Rubens Angelo. Publicada pelo Clube de Leitores de Ficção Científica - CLFC, o volume também assinala os 39 anos de fundação do clube, apresentando em 196 páginas contos de autores brasileiros convidados especialmente para a publicação. São eles: David Machado, Ricardo Labuto Gondim, Valter Cardoso, Ludimila Hashimoto, Davenir Viganon, Luiz Bras, José Fernandes, Tibor Moricz, Juliane Vicente, Gerson Lodi-Ribeiro, Gabriel Carneiro, João Ventura, Ursulla Mackenzie, Marcelo Bighetti e G. G. Diniz.
Diz o texto de apresentação: "Nestas páginas você poderá saborear histórias de alguns dos grandes nomes da ficção científica nacional, narrativas essencialmente fantásticas que extravasam as fronteiras da ciência, explorando com humor, horror ou ironia os mais diversos temas: evolução humana, paradoxos temporais, distopia, New Weird, história alternativa, Inteligência Artificial, viagens interplanetárias, tecno-fanatismo, ancestralidade, viagens no tempo, teletransporte, crononautas, monstros marinhos, Santos Dumont, Horror Cósmico…"
O livro tem edição unicamente digital e pode ser encontrado aqui.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

A magnífica história do Tempos Fantásticos

Com 28 edições publicadas, Tempos Fantásticos foi um curioso fanzine de ficção fantástica editado por Angelo Dias entre 2017 e 2019. 
A apresentação gráfica da publicação simulava um jornal, diagramado de forma profissional e com toda a seriedade plástica que se espera de um periódico diário, porém o conteúdo fazia humor apoiado em notícias absurdas com ares futuristas e fantásticos. 
A maior parte da edições teve apenas duas páginas: uma única folha impressa em frente e verso; mas as edições finais já traziam um corpo mais voluptuoso, com oito páginas. Todas elas podem ser vistas aqui
E chega agora, pela editora Plutão, o livro A magnífica história do Tempos Fantásticos: O jornal satírico de ficção especulativa com notícias do passado, presente & futuro e material nunca antes publicado, que reúne todas as edições desse divertido fanzine. "Com notícias de futuros improváveis, passados alternativos e presentes que desafiam a realidade, o livro apresenta uma coleção rica em criatividade e humor. Das colunas opinativas às reportagens imaginárias, passando por quadrinhos, ilustrações e anúncios fictícios, cada página explora os limites da ficção científica, fantasia, horror e ficção histórica", diz o texto de divulgação do volume, organizado pelo próprio Angelo Dias e publicado em formato digital. 
O volume traz ainda artigos sobre a produção do fanzine, que também contou com a colaboração de Jana Bianchi, JP Lima, Raphael Andrade e Ludimila Honorato, entre outros. 
O livro tem 1029 páginas e já está disponível aqui.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

O misterioso caso de New Forest, Miguel Carqueija & Ronald Rahal

"O velho advogado criminal londrino Dr. Brian Max, homem melancólico e sorumbático, que chegou a ser apelidado 'O sombrio', é procurado pelo amigo de outros tempos, Andy Bancroft, que pede uma ajuda para o seu sobrinho, Adolph Bancroft, que estaria sendo acusado injustamente pelo assassinato da namorada. A contragosto Max tenta ajudar, embora não simpatize nem um pouco com o rapaz. Juntamente com Andy e o terceiro amigo Charles Bradbury, envolvem-se numa perigosíssima aventura que desvenda uma trama sinistra em torno de uma experiência científica". 
É com este texto que o escritor carioca Miguel Carqueija apresenta aos leitores seu novo livro de ficção fantástica, O misterioso caso de New Forest. Escrito em parceria com o escritor paulista Ronald Rahal, trata-se de uma aventura de crime com elementos de terror, ficção científica e humor.
O romance está disponível aqui para download gratuito em formato de arquivo de texto. 

Imagem: Pixabay

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Uma realidade do além: O terror cósmico como conceito, Nathalia Sorgon Scotuzzi

Uma campanha de financiamento direto foi lançada pela Editora Diário Macabro para viabilizar a publicação do livro Uma realidade do além: o terror cósmico como conceito, tese de doutorado da pesquisadora Nathalia Sorgon Scotuzzi, abordando a obra do escritor americano H. P. Lovecraft. 
Diz o texto de divulgação: "A ideia deste trabalho é a de definir o terror cósmico como uma categoria estética que pode estar presente em diferentes gêneros literários, em especial o horror e a ficção científica. A autora defende o uso do termo “terror” — e não “horror” — para se referir a esse conceito, pois o terror é uma emoção de apreensão diante do desconhecido, enquanto o horror se refere a uma emoção mais direta e visceral. Scotuzzi compara o terror cósmico ao conceito de sublime e explora como ele afeta leitores e personagens, a partir de temas diversos, como seres extraterrestres, arte, exploração científica e ameaças incompreensíveis. Além disso, a autora lista quais recursos narrativos propiciam a criação do efeito do terror cósmico no leitor. A base para a investigação é construída tanto pela obra de Lovecraft quanto de outros autores, como Algernon Blackwood, Frank Belknap Long e Arthur Machen. O referencial teórico inclui autores como Edmund Burke, João Pedro Lima Bellas, Vivian Ralickas, David Roas, Noël Carroll, Wolfgang Iser e S. T. Joshi."
Scotuzzi é doutora Estudos Literários pela UNESP/FCL-Ar, editora e tradutora da Diário Macabro. Publicou em 2019 o ensaio Relances vertiginosos do desconhecido, que foi sua tese de mestrado e faz parte das muitas recompensa oferecidas aos apoiadores da campanha de seu novo livro.
Para apoiar, até o dia 7 de janeiro de 2025, visite a  página da campanha, aqui.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

QI 191

Está circulando o número 191 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição, primeira de 2025, tem 36 páginas com vinhetas em quadrinhos de Luiz Iório, Henrique Magalhães, Mário Labate Santiago, Luiz Cláudio Lopes de Faria e Guimarães; artigos de Alex Sampaio, E. Figueiredo, Rod Tigre e do editor; e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração de Guimarães que parece fazer referência a antiga série "Mundo feliz", do editor, publicada seriadamente no fanzine há alguns anos.
Os assinantes recebem, junto a esta edição do QI, os seguintes suplementos: o número 14 da série Reflexões sobre imagem e cultura, subtitulado "Publicidade em quadrinhos: Da teoria à prática", qe em quatro páginas apresenta um texto de Lincoln Nery; o número 3 de Passando ao lado mas ainda dentro, com doze páginas com um texto de Guimarães sobre as coincidências nos quadrinhos, e o número 1 de Liga dos Quadrinhistas Independentes, com oito páginas com uma entrevista de Rod Tigre com William Cabral.  
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os encartes, estão disponíveis no saite da editora Marca de Fantasia, além de muitas outras publicações que valem a pena conhecer.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Juvenatrix 265

Está circulando a edição de dezembro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em treze páginas, traz contos de Caio Alexandre Bezarias e Rogério Amaral de Vasconcellos, e resenhas de autoria do  editor aos filmes The doll of Satan (1969), Mundos em guerra (1959), Cyborg 2087 (1966) e O monstro da morgue sinistra (1960), cujo cartaz ilustra a capa. 
A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Lançamento: O outro, Stanley G. Weinbaum

Está chegando aos assinantes a nova edição da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
O voume apresenta o romance de terror O outro (The dark other), do escritor americano Stanley G. Weinbaum (1902-1935), originalmente publicada em 1950.
Diz o texto de apresentação: "Nicholas Devine, um homem de mente brilhante, trava uma batalha interna consigo mesm. Ao lado de sua amada Patricia e sob a orientação do reverenciado Dr. Horker, ele fará de tudo para resistir a esse lado obscuro que ameaça sua sanidade e coloca a todos ao seu redor em perigo".
A maior parte da obra de Weinbaum veio a luz após sua morte prematura, aos 33 anos, a maior parte dela nunca traduzida para o português. E o que foi revelado é que se tratava de um autor muito adiante de seu tempo, tratando de temas que só chegariam à literatura de gênero nos anos 1960, com o movimento New Wave. Isaac Asimov foi um de seus maiores elogiadores e o considerava o melhor escritor de ficção científica de todos os tempos. O outro demonstra sua versatilidade, dialogando com clássicos como O médico e o monstro (Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), de Robert Louis Stevenson, e muito depois, com o romance A metade negra (The dark half), de Stephen King. Uma ponte, portanto, entre duas eras.
O romance tem 306 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, os assinantes recebem, além de um marcador de páginas personalizado, um bottom aterrorizante.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Prêmio Odisseia 2024

Criado em 2019, o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica homenageia os favoritos de um júri composto por escritores convidados, dentre uma relação de obras publicadas no ano anterior especificamente inscritas para o certame. 
A edição 2024 anunciou seus vencedores durante a décima edição do congresso Odisseia de Literatura Fantástica, que aconteceu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre. 
Os jurados do Prêmio em 2024 foram Guilherme Smee, Nathália Xavier Thomaz, Simone Saueressig, Camila B. Kaihatsu, Cesar Silva, Lucas Viapiana, Enéias Tavares, Roberto de Sousa Causo, Carolina Mancini, Adrianna Alberti e Duda Falcão.
Os vencedores são: 
Projeto gráfico: 
- A noite do cordeiro, Daniel Gruber, O Grifo.
Quadrinho fantástico: 
- As confissões da Bahia em quadrinhos; Alexey Dodsworth e Cristina Lasaitis, dos autores.
Narrativa longa juvenil: 
- Anomalia, vol. 1, Marcelo Cassaro e Marlon Teske, Jambô.
Narrativa curta horror: 
- Corpo de barro, João Mendes, Escambau.
Narrativa curta fantasia: 
- A Feira do Troca-Troca onde um filhote de onça vale um rádio de pilha, Auryo Jotha, Motim.
Narrativa curta  ficção científica: 
- Esperando o dono, André Cáceres, Caos & Letras. 
Narrativa longa  horror:  
- Os que sobem à noite, Thunder Dellú, Avec.
Narrativa longa  fantasia:  
- Jornadas extraordinárias a vidas distantes, Camila Fernandes e David Hoffmann, Sisko .
Narrativa longa ficção científica: 
- Um milhão de mim, Cirilo S. Lemos, Draco.
Artigo fantástico:
- "O estranhamento na ficção do antropoceno", George Amaral, Teorias e reflexões sobre o Estranhamento na Ficção, Bandeirola.
Conto inédito:
- "Poeira oceânica", Patrícia H. Aafantis.
Todos os contos participantes desta última categoria podem ser lidos no segundo número da Revista Odisseia de Literatura Fantástica, publicação exclusiva que foi distribuída aos presentes durante o evento.
A lista completa dos indicados pode ser lida aqui. Parabéns aos vencedores!