terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Uma realidade do além: O terror cósmico como conceito, Nathalia Sorgon Scotuzzi

Uma campanha de financiamento direto foi lançada pela Editora Diário Macabro para viabilizar a publicação do livro Uma realidade do além: o terror cósmico como conceito, tese de doutorado da pesquisadora Nathalia Sorgon Scotuzzi, abordando a obra do escritor americano H. P. Lovecraft. 
Diz o texto de divulgação: "A ideia deste trabalho é a de definir o terror cósmico como uma categoria estética que pode estar presente em diferentes gêneros literários, em especial o horror e a ficção científica. A autora defende o uso do termo “terror” — e não “horror” — para se referir a esse conceito, pois o terror é uma emoção de apreensão diante do desconhecido, enquanto o horror se refere a uma emoção mais direta e visceral. Scotuzzi compara o terror cósmico ao conceito de sublime e explora como ele afeta leitores e personagens, a partir de temas diversos, como seres extraterrestres, arte, exploração científica e ameaças incompreensíveis. Além disso, a autora lista quais recursos narrativos propiciam a criação do efeito do terror cósmico no leitor. A base para a investigação é construída tanto pela obra de Lovecraft quanto de outros autores, como Algernon Blackwood, Frank Belknap Long e Arthur Machen. O referencial teórico inclui autores como Edmund Burke, João Pedro Lima Bellas, Vivian Ralickas, David Roas, Noël Carroll, Wolfgang Iser e S. T. Joshi."
Scotuzzi é doutora Estudos Literários pela UNESP/FCL-Ar, editora e tradutora da Diário Macabro. Publicou em 2019 o ensaio Relances vertiginosos do desconhecido, que foi sua tese de mestrado e faz parte das muitas recompensa oferecidas aos apoiadores da campanha de seu novo livro.
Para apoiar, até o dia 7 de janeiro de 2025, visite a  página da campanha, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário