sábado, 30 de novembro de 2024

Lançamento: Mar em Chamas, Roberto Campos Pellanda

"No fim da jornada, Theo, Anabela e Asil estão finalmente reunidos e é nas mãos deles que pende o destino de todos: ou vencem uma luta impossível, ou perdem para aqueles que pretendem nos deixar um mundo no qual não restaria nada pelo qual valesse a pena lutar."
Este é o texto de apresentação de Mar Interno, Livro 3: Mar em chamas, romance de fantasia que conclui a história criada por Roberto Campos Pellanda, iniciada com os livros Maré de mentiras e Filha do mar, ambos publicados em 2023 pela Editora Avec, que tem investido seriamente na ficção fantástica brasileira. 
Mar em chamas tem 320 páginas e está em pré-venda aqui. Os demais volumes da trilogia também estão disponíveis no saite da Avec.

Silo

Por volta de dez mil pessoas vivem em uma torre subterrânea de cento e quarenta andares totalmente isolada da superfície. O complexo é autônomo, reciclando seu próprio oxigênio e água, e produzindo alimentos e energia para toda a população. Tudo isso porque a atmosfera do planeta é mortal para os seres humanos: um simples vazamento poderia trazer a morte para todos. Logo, a única alternativa para a continuidade da vida é manterem-se isolados dentro da torre. 
Décadas antes, um grupo de rebeldes se revoltou e tentou abrir caminho a força para a superficie. A revolta foi contida, mas abalou as relações político-sociais na torre. Desde então, dissidentes que manifestem o desejo de sair recebem permissão para isso desde que se comprometam a limpar a lente da câmera que vigia continuamente a superfície. Porém, todos morreram após alguns minutos de caminhada no exterior. Em todas as vezes, a população a torre assistiu aquelas breves jornadas na esperança de que, finalmente, a pessoa sobrevivesse. Mas isso nunca aconteceu.
Para que a população não aumente, a reprodução é mantida sob controle, e só alguns casais, a cada ano, obtém permissão para gerar filhos. Quando o xerife da torre e sua esposa conquistam essa benção e a alegria de ter um filho parece finalmente ser uma realidade, algo dá errado: a gravidez não se consolida e a mulher, uma importante técnica de TI, começa a desconfiar de que existe algum tipo de conspiração na torre. Isso a coloca em contato com um engenheiro que acredita ser possível obter informações do passado a partir de relíquias tecnológicas ilegais dos tempos pré-torre, para descobrir o que houve com o mundo e encontrar um modo de retornar para a vida na superfície em segurança. A investigação vai colocar em movimento uma série de ações dramáticas que podem por toda a torre em risco. 
Essa é a premissa da série de tv Silo, inspirada na série de romances do escritor americano Hugh Howey – que conta com três volumes: Silo (Wool), Ordem (Shift) e Legado (Dust), publicados no Brasil pela Intrínseca. A série de tv é produzida por Graham Yost e está em exibição desde 2023 no sistema de streaming Apple TV+, e recentemente estreou sua segunda temporada. É estrelada por Rebecca Ferguson, Rashida Jones, David Oyelowo, Common, Harriet Walter, Avi Nash, Rick Gomez Chinaza Uche e Tim Robbins, ator veterano que também assina a produção. 
A primeira temporada tem dez episódios muito bem produzidos, com cenografia deslumbrante e uma narrativa repleta de mistérios instigantes que vão se complicando a cada novo episódio. A história dialoga de perto com pelo menos dois clássicos da ficção científica: Plano Sete (Level 7, 1959), do escritor israelense Mordecai Roshwald, e A cidade dos asfixiados (La cité des asphyxiés, 1937), do escritor francês Régis Messac. Mas cada uma das histórias têm méritos próprios e valem ser conhecidas. 
Claro que nem tudo é perfeito em Silo. Muitas coisas são mostradas superficialmente, sem que se dedique o mínimo de tempo para explicar como aquilo tudo é possível. A tecnologia, em tudo similar a algo saido dos anos 1990, está em uso há mais de um século e continua funcionando perfeitamente. Mas, do mesmo modo que as histórias de ficção científica espacial não explicam como as naves podem fazer ruídos no vácuo do espaço, é preciso fazer vista grossa para tais inconsistências. Afinal, o que importa são os dramas humanos que se desenrolam ali. Mas algumas coisas são difíceis de ignorar.
Para dar um gostinho, veja aqui o trailer promocional da primeira temporada da série. Os quatro primeiros episódios estão disponíveis no pacote de assinatura da tv a cabo Now, da operadora Claro.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Revista de Higgs

Há algum tempo, têm aparecido nas redes sociais insinuações de que existiria um novo gênero de ficção fantástica, a "fantasia cristã". 
Da mesma forma que no rock'n'roll, a certa altura, surgiu o gênero White Metal, que é um tipo de heavy metal com letras de cunho religioso, me parece que a ideia de uma fantasia cristã seria um tipo de literatura proselitista com conteúdos dessa religião. De qualquer forma, para o bem e para o mal, o fandom já conta com seu primeiro periódico de fantasia cristã, a Revista De Higgs, subtitulada Ficção Científica e Fantasia Cristã
O primeiro número da publicação, editada por Eduardo Y. Nishitani e João G. Moreira, foi disponibilizado gratuitamente aqui em outubro de 2024. Tem 94 páginas e traz contos de A. A. Crittelli, Carminda Nogueira, Celso Lima, Daniel Grisolia, Machado de Assis, Fred Utsunomiya e Marcelo Luiz Dias, Rafael Máximo e Eduardo Nishitani, além de alguns podemas e uma entrevista com o escritor Sammis Reachers. A publicação tem diversas ilustrações geradas por IA, e a capa, que aparenta ter a mesma produção, é creditada a Rafael B. Duarte. 
Talvez alguns cristãos tenham se ressentido do sucesso da série Harry Potter, de J. K. Rowlling, que evidencia práticas da religiosidade celta, e do crescimento das artes de viés afro-brasileiro, especialmente o afrofuturismo, nas quais elementos da religiosidade africana são evidenciados como traços de identidade cultural. E mais do que isso, a ideia de uma "fantasia cristã" parece vir do mesmo berço do equivocado "racismo reverso", um conceito intolerante e de disputa de poder. E isso nem seria necessário, já que toda a fantasia é, historicamente, de fundo cristão. 
Quem tem o mínimo de informação sabe muito bem que a obra mais influente do gênero, O senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien, é toda ela uma releitura de conceitos bíblicos, visto que Tolkien era um católico fervoroso. Tanto que converteu seu colega e amigo, C. S. Lewis, que se tornou um grande pensador da religião cristã e transpôs sua fé para a fantasia na série de romances As crônicas de Nárnia.
Sem esquecer da literatura do escritor carioca Miguel Carqueija que, há décadas, pratica ficção científica e fantasia de viés cristão no Brasil e nunca precisou ser sectarista para isso. 
Mas vale experimentar. Sem preconceitos.

Jabuti 2024

O Prêmio Jabuti é a mais prestigiosa premiação do ambiente editorial brasileiro. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro, inaugurou em 2020 a categoria: "Romance de Entretenimento", que contempla livros de  ficção científica, fantasia e horror, entre outros gêneros. Os finalistas de cada categoria são escolhidos por um juri de três especialistas na área, dentre uma lista de inscritos para o certame. 
Além do vencedor, vale a pena citar também todos os finalistas da categoria, pois o reconhecimento da CBL é por si muito significativo. Os vencedores e os demais finalistas de 2024 são:
Romance de Entretenimento
Vencedor: O crime do bom nazista, Samir Machado de Machado, Todavia.
Finalistas: A noite do cordeiro, Daniel Gruber, O Grifo; Mariposa vermelha, Fernanda Castro, Suma; O homem da Patagônia, Paulo Stucchi, Jangada; Os canibais da Rua do Arvoredo, Tailor Diniz, Citadel.
A relação completa dos vencedores de todas as categorias do 66º Prêmio Jabuti pode ser conferida aqui.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Relançamento: A queda da Casa de Usher e outros contos de horror, Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe nunca é demais. Por isso, a Editora Avec retoma em A queda da Casa de Usher e outros contos de horror os textos mais clássicos do autor em uma coletânea caprichada para impressionar aqueles que ainda não se renderam à genialidade deste autor que é reconhecido como o criador do conto contemporâneo, das histórias de mistério e que deu novo fôlego ao então já desgatado conto gótico.  
A coletânea reúne onze trabalhos: O coração delator, Manuscrito encontrado em uma garrafa, O retrato oval, O poço e o pêndulo, O gato preto, A queda da Casa de Usher, O barril de Amontillado, William Wilson, Os fatos no caso do Sr. Valdemar, O enterro prematuro e A máscara da morte rubra. Textos que, apesar de terem sido escritos há mais de 150 anos, nunca perderam o vigor. A capa traz uma ilustração de Marcel Bartholo. 
O volume tem 160 páginas, tradução de Leticia Werner, e pode ser encontrado aqui.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

HQ Memories 20

HQ Memories
é um fanzine de e sobre quadrinhos editado pelo cartunista Luigi Rocco sob a chancela do selo Inumanos Agrupados, dedicado a resgatar trabalhos e autores esquecidos dos quadrinhos brasileiros e estrangeiros.
A edição resgata as seguintes histórias em quadrinhos antigas "Polícia fantasma" (1966) de Paulo Hamasaki e Carlos Edgard Herrero, "Crediário" (1956) de Ely Barbosa, "Boneco de neve" (1944) de Frank Frazetta, "Chucrutz" (1974) de Franco de Rosa e Sebastião Seabra, "A fórmula proibida" (1960) de Bill Montes, "Terror moderno" (1978) de Sian e Xalberto, "Missão fantasma" de Siqueira, e "Povo gato" (1953) de Jack Kirby e Joe Symon. 
A edição tem 44 páginas, formato magazine com capa em cartão, que traz uma ilustração clássica de Jack Kirby. Imagens e detalhes de cada um dos trabalhos apresentados podem ser conferidos no blogue da publicação, aqui.
Rocco também está republicando os primeiro números do fanzine agora no formato grande. Os quatro primieros já estão disponíveis.  
HQ Memories pode ser encomendado diretamente com o autor, pelo email luigirocco29@gmail.com.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Lançamento: Amabel e a tia, Edith Nesbit

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de novembro é a novela de fantasia Amabel e a tia (The aunt and Amabel), da escritora inglesa Edith Nesbit (1858-1924), publicada originalmente em 1912 e que se reconhece como uma das influências recebidas por C. S. Lewis na criação da série As crônicas de Nárnia
Diz a sinopse: "Após quebrar um dos vasos de sua tia, Amabel fica de castigo no quarto de hóspedes. Entretanto, em meio a sua punição, a jovem descobre um armário mágico e tudo o que precisa fazer para descobrir um mundo novo é girar uma maçaneta de vidro."
Amabel e a tia ocupa o número 56 da coleção SRL; tem 67 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também uma biografia da autora. A capa tem uma ilustração de Laura Arroz. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Além do Véu da Verdade

Está em pré-venda o livro eletrônico Além do véu da verdade: Uma antologia space opera, organizada por J. M. Beraldo, reunindo fanfics de diversos escritores brasileiros trabalhando no mesmo universo da série de romances Véu da Verdade, de autoria do organizador. 
São dezoito contos assinados por Octavio Aragão, Renan Bernardo, Felipe Castilho, G. G. Diniz, Alexey Dodsworth, Lu Evans, Fábio Fernandes, Marcelo Augusto Galvão, Eduardo Kasse, Gerson Lodi-Ribeiro, Ana Lúcia Merege, Oghan, Francisco Tupy e do próprio Beraldo.
O formato digital é específico para leitores kindle, mas é possível ler online diretamente no app do dispositivo.
A antologia é uma publicação do organizador com data de entrega marcada para 27 de novembro de 2024.

sábado, 16 de novembro de 2024

A semana das cores, Elena Garro

Não é preciso me alongar aqui sobre as maravilhas da ficção fantástica latinoamericana. Ela já provou inúmeras vezes a sua qualidade e seus autores são valorizados em todo o mundo. Contudo, o Brasil continua um tanto alheio ao que se produz nos demias países da América Latina, muito devido a massiva propaganda da cultura anglo-americana que entope todos os canais de comunicação e nos inunda os sentidos com uma enxurrada de filmes e séries. Praticamente, não temos espaço para saber de nada mais, e na maior parte do tempo, nem queremos. É preciso um esforço consciente para emergir desse afogamento cultural e aspirar um pouquinho de ar fresco. E esta é a chance.
A editora Pinard está promovendo uma campanha de financiamento direto para viabilizar a publicação de A semana das cores, da escritora mexicana Elena Garro (1916-1998), uma das mais importantes daquele país e praticamente desconhecida no Brasil. 
Diz o texto de apresentação: "o livro consiste em treze contos que se associam ao realismo mágico, famosa corrente literária latino-americana. Suas histórias acontecem em diferentes espaços urbanos e rurais do México, trazendo como temas a injustiça social, a questão de gênero, a pobreza e a corrupção dentro de cenários e situações carregadas de magia – muitas delas associada à memória e a cosmovisão indígena."
Originalmente publicado em 1964 e ainda inédito no Brasil, A semana das cores será o 12º livro da Coleção Prosa Latino-americana. Os contos selecionados são: “A culpa é dos Tlaxcaltecas", “A semana das cores”; “O sapateirinho de Guanajuato”; “Que horas são...?”; “O dia em que fomos cães”; “Antes da Guerra de Troia”; “O roubo de Tiztla”; “O duende”; “O anel”; “Perfecto Luna”; “A árvore”; “Era Mercúrio”; “Nossas vidas são os rios”. A tradução é de Silvia Massimini Felix. 
O livro pode ser apoiado aqui até o dia 18/ de dezembro de 2024, e a editora oferece pacotes com diversas recompensas, incluindo todos os volumes da Coleção Prosa Latino-americana. Vale conferir. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Odisseia 2

Está disponível aqui para download gratuito a segunda edição da revista Odisseia de Literatura Fantástica, publicação vinculada ao congresso de mesmo nome que acontece anualmente na cidade de Porto Alegre/RS. 
A edição tem 28 páginas e traz contos de Andréa Berriell, Marina Mainardi, Nicolás Irurzun, Patrícia Baikal e Patricia H. Aafantis. A edição é de Duda Falcão, e a capa foi ilustrada por Bruno Romão.
Exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente durante a décima edição do Odisseia de Literatura Fantástica, que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre. Quem comparecer, ganhará.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Tapioca Fantástica 3: Caos

Está circulando o número 3 da revista Tapioca Fantástica, dedicada inteiramente à ficção fantástica de escritores brasileiros É editada por Diogo Andrade que lidera um coletivo de escritores responsável por sua publicação. 
Esta edição segue o tema "Caos", que é assim apresentado: "Entre as sombras do entendimento e os recantos mais profundos da mente, reside um reino de tumulto e desordem. É nesse espaço que os limites se dissolvem e as regras se quebram sob o peso das contradições. Nem toda pergunta termina com uma boa interrogação... ou não? Há somente a passagem de ida até a estação que desafia a ordem, que faz do imprevisível sua própria narrativa, que desdobra o destino em caminhos tortuosos, é lá o habitat natural daquilo que nos relembra sobre a nossa incapacidade de perecer. Nesse domínio desalinhado, a alma dança em uma sinfonia dissonante, desafiando nossa compreensão e testando nossas noções de controle e estabilidade. É aqui que exploramos os mistérios do desconhecido e confrontamos os demônios de nossa própria criação. Bem-vindo ao Caos, um local de infinitas possibilidades".
E edição tem 370 páginas com doze contos de autoria de Anderson Shon, Marina Madelinn, Diogo Andrade, Ana Lúcia Merege, João Mendes, Bruno Crispim, Ian Fraser, Emanoel Ferreira, Elias Flamel, Jadna Alana, Bernardo Stamato e Clecius Duran. Carolina Mancini é responsável pela capa. 
Fantástica está disponível aqui para leitores Kindle, mas pode ser lida online no aplicativo do próprio saite. Só hoje, dia 14 de novembro, a revista está de graça.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Singularidade: Contos científicos

Singularidade: Contos científicos
é uma antologia com nove contos inéditos de ficção científica organizada por Fábio e Lucas Gesse pela sua Editora Armon. Trata-se da segunda publicação literária da editora  que é mais voltada aos quadrinhos (a primeira foi a antologia Penumbra: Contos sombrios, 2018). O volume está sendo oferecido para apoiadores no sistema de financiamento direto e será publicado possivelmente em 2025. 
Diz o texto de apresentação da campanha: "A singularidade pode significar diversas coisas, desde o ponto central de uma curvatura infinita no contínuo espaço-tempo, onde a física humana deixa de fazer sentido, até um evento futuro em que a humanidade atravessará um estágio colossal de avanço tecnológico. O universo pode ter começado da singularidade de um buraco negro e seu futuro também "se tornar" uma singularidade. O começo e o fim, passado e futuro, tudo se mistura através de conceitos que são incompreensíveis para a mente humana". 
A editora promete um volume com 342 páginas com textos de Augusto Nunes, Bruno Alfuro, Ednaldo Alves, Erix Oliver, Francinildo Sousa, Gabriel Takeshi, Leandro Ronan, Moisés Souza e Rubens Lima, e ilustrações de Imperador, que também é autor da capa. 
A campanha estará disponível aqui até o dia 3 de dezembro, com diversos pacotes de recompensas aos apioadores. 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Góticas brasileiras

Como se reduziram muito os lançamentos nos últimos dias, e para não ficar muito tempo sem postar algum conteúdo, vou trazer alguns projetos literários que estão ativos nos saites de financiamento direto. O mais interessante deles, no momento, é a antologia Góticas brasileiras, organizada por Ismael Chaves e Ana Paula Araújo, para o selo Clássicos Ocultos da editora O Grifo. 
A seleta reúne doze contos góticos e de horror de autoras brasileiras do fim do século XIX e início do XX, que "com suas histórias povoadas por fantasmas, assassinatos e pactos demoníacos, expuseram o horror de uma sociedade govenada por homens poderosos. E, por isso, foram apagadas da História. Agora, elas estão de volta", diz o texto de apresentação.
Estão representadas as escritoras Maria de Albuquerque, Corina Coaraci, Emília Freitas, Maria Benedita Bormann, Francisca Júlia, Amélia Beviláqua, Júlia Lopes de Almeida, Carmen Dolores, Delminda Silveira e Chrysanthème. 
Os organizadores prometem um volume com aproximadamente 160 páginas e oferecem uma série de recompensas aos apoiadores, bem como combos com outros livros da editora. 
A campanha já atingiu sua meta básica e mais textos podem ser incluídos ao volume se as metas suplementares forem também atingidas. E isso é muito provável, pois a edição pode ser apoiada aqui até o dia 15 de dezembro próximo.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Somnium 125

Está disponível o número 125 do Somnium, fanzine digital do Clube dos Leitores de Ficção Científica, editado por Rubens Angelo, Eduardo Torres, Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasques. 
A edição é inteiramente dedicada à obra de Rubens F. Lucchetti (1930-2024), escritor e roteirista brasileiro que legou uma extensa obra em ficção pulp dos mais diversos gêneros. 
São 66 páginas com contos de Rubens F. Lucchetti, Leon Nunes, Miguel Carqueija, Romy Schinzare e Roger Israel Feller, quadrinhos de Toni Rodrigues e artigos de Roberto de Sousa Causo, Rubens Angelo, Caio Vieira de Mello, Quiof Thrul e Dario Andrade. 
A publicação é gratuita e pode ser baixada gratuitamente aqui. Outras edições também estão disponíveis.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Juvenatrix 264

Está circulando a edição de novembro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em treze páginas, traz resenha de Marcello Simão Branco ao romance Os imortais, de James Gunn, e resenhas de autoria do  editor aos filmes A força do mal (1972), Os inocentes (1961), Terror in the haunted house (1958), Os bárbaros invadem a Terra (1957), A maldição do lobisomem (1961) e A maldição da aranha (1958), cujo cartaz ilustra a capa. 
A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sábado, 2 de novembro de 2024

Lançamento: Warbreaker, Brandon Sanderson

Brandon Sanderson ataca novamente. E, desta vez, com mais um de seus costumeiros tijolos. 
Trata-se de Warbreaker: O sopro dos deuses, romance de alta fantasia que "conta a história das princesas Siri e Vivenna. Siri é enviada para se casar com o poderoso, mas misterioso, Rei-Deus, enquanto sua irmã Vivenna parte em uma jornada para salvá-la. Neste mundo, a magia BioCromática desempenha um papel central, onde o poder, conhecido como "Respiração", pode ser coletado das pessoas e usado para realizar feitos miraculosos, extraindo energia das cores dos objetos do cotidiano. Esse poder é fundamental para os desafios e conflitos que se desenrolam, especialmente em Hallandren, onde deuses que morreram gloriosamente retornam para viver em um panteão sagrado."
A história está inserida no ambiente Cosmere, universo ampliado das histórias de Sanderson que também inclui as séries Mistborn e Os relatos da Guerra Das Tempestades
Warbreaker tem 708 páginas e está em pré-venda no saite da editora Trama, aqui, com data de envio agendada para 29 de novembro de 2024.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Sociedade da Caveira de Cristal, Andréa Del Fuego

A editora Companhia das Letras acaba de relançar o romance da premiada escritora paulistana Andréa Del Fuego, Sociedade da Caveira de Cristal, originalmente publicado em 2013 pela Scipione. 
Diz o texto de apresentação: "Um vírus chamado Bola ameaça a vida em sociedade, e Vítor, um garoto tímido, aproveita para passar os dias em frente ao computador. A pedido de Samara, garota pela qual está apaixonado, ele entra para o Skull, um jogo on-line que se passa nos sonhos de cada competidor; é preciso dormir para jogar. As missões a princípio parecem bobas, mas logo o garoto se vê totalmente envolvido com o Skull e é escolhido para fazer parte da misteriosa Sociedade da Caveira de Cristal. Ele só começa a suspeitar de que há algo estranho e perigoso ali quando seu falecido avô aparece em uma partida e lhe dá um recado. A partir daí, Vítor, com a ajuda de Samara e de Jorjão (dono de uma lan house fascinado por teorias da conspiração), vai descobrindo que o real e o virtual estão mais interligados do que jamais poderiam imaginar – e que a erradicação do vírus Bola dependerá somente deles."
Del Fuego é mestre em filosofia pela USP e publicou importantes títulos da fantasia nacional recente, como As miniaturas (2013, Cia das Letras), resenhado aqui
O livro tem 224 páginas, faz parte do selo Escarlate e pode ser encontrado aqui.