quarta-feira, 17 de abril de 2024

Múltiplo 90

Está disponível a edição de abril do fanzine de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim pelo Estúdio Múltiplo, voltado à produção brasileira independente de quadrinhos de ação e aventura. 
A edição tem 93 páginas e traz os quadrinhos "Investida estrangeira", de Lincoln Nery e Bruno Sauerbronn, "Zumbis",  de Luiz Iório, "Fogo ancestral", de José Carlos e Careca FDM, "Pescaria", de Luiz Iório, "Pátria", de Sweet Room e Sérgio Sweet e "Abdução", de Luiz Iório. 
Também traz um artigo de Andrej Biasic e as colunas "Vi, Li e Gostei..." por Adalberto Bernardino, e "Múltiplos Projetos HQs BR"  pelo editor. Completam a edição uma tira de Coelho Nero por Omar Viñole e ilustrações de Luiz Iório. A capa tra uma ilustração de Oscar Suyama.
Este é mais um entre inúmeros fanzines brasileiros em publicação que não trazem mulheres entre seus colaboradores. Esse era um problema que já estava superado na virada do século, mas voltou a predominar nos últimos anos. Até posso imaginar o porquê mas, de qualquer forma, acho profundamente lamentável. 
Todas as edições do Múltiplo podem ser baixadas gratuitamente aqui.

16 comentários:

  1. Tive a impressão de que algumas artes foram feitas por IA, mas não vi nada nos créditos sobre isso. Deve ser impressão minha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive essa impressão e acho isso bastante sintomático deste momento da cultura no Brasil, quando até um governador de estado vem a público para defende o uso do Chat GPT para produzir conteúdo para as plataformas educacionais que ele mesmo criou. Professor prá que, não é?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Só para deixar claro, eu escrevi que "tive a impressão", quem comentou fazendo juízo de valor sobre o assunto foi você. Bastava esclarecer a minha dúvida.

      Excluir
    2. Não tem problema utilizar algo que é alimentado com artes de outros artistas pra criar os retalhos chamados de "artes"? E como que isso vai aprimorar a arte do desenhista se vira uma muleta, melhor, vira apenas uma malandragem disfarçada? Sinceramente, viu...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O que me impressiona é a capacidade das pessoas em criticar o que desconhecem. O que o amigo (que escreveu este "artigo") sugere? Ameaçar mulheres, para que participem?
    "Ou mandas uma HQ para ser publicada, ou arranharemos o seu carro!"
    Será que funciona?
    Ahhhh...que raso que está ficando o criticar. Um dos maiores atalhos para a notoriedade é a crítica a alguém.
    Mas, vai lá! Mostre como se faz! Cadê o teu fanzine inclusivo?
    É... Parece que continua valendo o "falar é fácil..."

    ResponderExcluir
  5. Repetirei o que disse recentemente para outro editor de fanzine: "Sinto muito se os senhores não gostaram dos meus comentários, mas não preciso da vossa autorização para emiti-los aqui. Além do mais, não estou dizendo nada que não se possa constatado diretamente em vossas próprias divulgações. Ou seja, é a verdade.
    Há dezenas de autoras excelentes no Brasil e cabe ao editor de uma publicação que se pretende especializada trabalhar para que essa representatividade se faça. Não é tarefa do autor definir a pauta de uma revista. Essa tarefa cabe ao editor da publicação. Se não aparecem mulheres numa publicação, é porque o seu EDITOR não quer. Se quisesse mesmo, encomendaria, convidaria, contrataria, e não inventaria desculpas. E se a revista continuar nesse caminho, e se EU quiser, continuarei apontando a falha, vossa opinião diversa não me calará."
    Obrigado por escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aponta um problema presente na publicação, com uma questão muito pertinente nos dias de hoje (afinal estamos nos anos 2020, não nos 1990), e a pessoa se ofende como se estivesse acima de críticas.

      Excluir
    2. O maior problema é tentar naturalizar a questão como se fosse algo estrutural sobre o qual nada se pode fazer.

      Excluir