quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Somniuns

Uma alma caridosa tomou a iniciativa de dispor online na página aqui todo o acervo digitalizado do fanzine Somnium, publicação interna do Clube de Leitores de Ficção Científica cujo saite oficial está indisponível há muito tempo. 
Não há identificação do editor da página, a qual todos os amigos e colaboradores do fanzine certamente agradecem, mas o trabalho foi muito bem feito, com uma interface amigável e elegante. A coleção não está completa mas também não estava no saite do CLFC, quando este ainda funcionava. 
Entre os exemplares disponíveis estão todas as edições históricas publicadas nos primeiros anos do clube, nos anos 1980, e também todas as digitais, incluindo as mais recentes. Vale uma visita.

7 comentários:

  1. Aprendi recentemente com o Gerson Lodi-Ribeiro que o plural de Somnium é Somnia, anteriormente eu também usava Somniuns.

    ResponderExcluir
  2. Em latim é assim. Mas eu não falo latim.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que trabalho deve ter sido, digitalizar e tudo o mais. Os meus eu tirava os grampos, furava e colocava numa daquelas pastas ( tipo ofício) com grandes ganchos para prender. Eu tinha 3, algumas estavam começando a perder a nitidez das palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus, dos primeiros anos em formato grande, encadernei com um tipo de espiral de plástico e capas de cartão. Os farmatinhos eu deixei como eram, soltinhos mesmo, assim como os grandes da fase final, antes da era digital.

      Excluir
    2. Vocês teriam algum que está faltando lá na coleção?

      Excluir