sábado, 17 de março de 2018

QI 149

Está circulando o número 149 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, o primeiro em 2018, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 32 páginas e traz os artigos "Monteiro Lobato", de E. Figueiredo, "Eu, os gibis e Pepsi-Cola", de Lio Guerra Bocorny, e "Homem de Preto", de Guimarães, e quadrinhos de Luiz Claudio Lopes Faria e do editor. Também estão presentes as colunas "Fórum" - com 16 páginas! -  e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A coluna "Mantendo contato" corrige um pequeno engano da edição anterior que, anunciando a entrevista com Fernando Bonini, publicou de fato a primeira parte de uma entrevista com outro grande artista dos quadrinhos brasileiros, o mineiro Mozart Couto. Então, a edição 149 publica a segunda parte desta entrevista e distribui um encarte de correção para o número anterior, para ser fixado no lugar da respectiva página, uma saída criativa que demonstra grande respeito para com os  leitores. A capa traz uma ilustração de Guimarães.
Junto à edição, o assinante recebe Essas incríveis heroínas de papel, pequena enciclopédia sobre algumas personagens femininas dos quadrinhos, com verbetes revistos e ampliados do histórico Esses incríveis heróis de papel (1988), de Ionaldo Cavalcante. A edição tem 58 páginas com 105 verbetes e é claro que não pretende esgotar o assunto, porque obviamente há muito mais que 105 personagens mulheres nos quadrinhos. Me escapa o critério adotado, talvez seja restrito apenas aquilo que o próprio Ionaldo catalogou na obra original. A capa também traz um toque de personalidade ao usar uma tira colada que se prolonga para dentro da capa. A ilustração é do próprio Guimarães.
O QI é distribuído exclusivamente por assinatura, mas uma versão digital do número 149 estará disponível em breve no saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.
Mais informações com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário