quinta-feira, 26 de maio de 2016

Letras de Maio

A editora Companhia das Letras segue investindo na literatura fantástica em seu catálogo, sempre com novidades interessante em uma ampla variedade de temas e autores.
Morte súbita, do mexicano Álvaro Enrigue, apresenta-se como um romance de história alternativa. Publicado através do próprio selo da editora, é uma obra que discute questões presentes no mundo moderno a partir de uma partida de tênis entre ninguém menos que o pintor italiano Caravaggio e poeta espanhol Quevedo, na Roma do século 16. Muitos outros personagens históricos desfilam por esta história de contrastes: Galileu Galilei, Pio IV, Carlos Borromeu, Filipe III, Moctezuma, Cuauhtémoc e outros.
A coroa é o quinto e último volume da bem sucedida série de fantasia A seleção, de Kiera Cass, pelo selo Seguinte, dando sequência à história da princesa Eadlyn, que agora tem que administrar problemas com as responsabilidades do governo enquanto enfrenta a rejeição do público e a escolha de um marido.
Stephen King é outro autor de ponta no catálogo do selo Suma das Letras, que chega agora com o romance Achados e perdidos, uma história com laivos metalinguísticos sobre um fã que mata seu escritor favorito e rouba seus manuscritos inéditos depois de surtar com o desfecho de um de seus romances. Condenado a 25 anos de prisão por outro crime, o assassino esconde os manuscritos, mas eles são encontrados por um garoto de treze anos. Quando o criminoso sai da cadeia, o menino e sua família passam a ser os próximos alvos do psicopata.
Completando esta seleta muito especial, o mesmo selo relança um dos romances seminais da ficção científica: A guerra dos mundos, de H. G. Wells, autor britânico que dispensa maiores apresentações. Clássico absoluto do gênero, publicado originalmente em 1898, esta edição tem capa dura e vem com os magníficos desenhos do brasileiro Henrique Alvim Corrêa, que ilustraram a edição belga de 1906. Também traz uma introdução escrita por Brian Aldiss, uma entrevista com o autor e o cineasta Orson Welles – cuja adaptação da obra para o rádio 1938 causou pânico nos EUA – e um prefácio assinado por Braulio Tavares. É, sem dúvida, o que se pode chamar de uma edição definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário