terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Somnium de volta para o futuro

No final de 2015, meu computador sofreu uma pane geral, decorrente de problemas de obsolescência que vinham travando o sistema há algum tempo. Para recuperar a máquina, foram preciso vários upgrades – incluindo um novo hd – e, como sempre acontece nestes casos, a reinstalação de todo o sistema. Apesar de ter preservado todos os arquivos de trabalho, vários drivers e programas foram perdidos. A máquina se recuperou e, entre boas e más notícias, consegui resgatar muitos arquivos antigos que estavam bloqueados pelos erros do sistema anterior. Entre eles, as artes originais dos boletins Somnium, do Clube de Leitores de Ficção Científica-CLFC, do período em que eu fui o seu editor, entre 1997 e 1999. Foram recuperados oito volumes – do 66 ao 73 – que, apesar de alguma mudança nas fontes, podem novamente circular no fandom, agora em arquivo digital como muitos sempre me pediam. A partir deste post, disponibilizarei links para acesso às edições 66 a 73.
Ainda é possível que eu consiga recuperar os volumes 63, 64 e 65, que também foram produzidos por mim, embora tenham sido editados por Marcello Simão Branco entre 1996 e 1997. Contudo, devido a forma como foram originalmente produzidas, estas edições precisarão receber um pouco mais de carinho para ficarem em condições de gerar um ebook.
O Somnium 66, originalmente publicado em dezembro de 1997, tem 24 páginas e traz um conto de Dora Incontri, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro, Roberto de Sousa Causo e Marcello Simão Branco, a seção "FC em Notícias", por Adriana Simon – uma verdadeira máquina do tempo para o leitor de hoje – e a estreia de "Listserver", seção que registrou os mais interessantes debates que aconteceram na lista de discussões hospedada pela DKS, nos primeiros tempos da internet. A capa traz uma ilustração de Roberto Schima.
A edição está disponível para leitura online download em dois links: Issuu e 4shared.

2 comentários:

  1. Boa noite César,
    Tenho conta no Issuu e mesmo assim não consigo fazer o download das Somnium. Será que me pode indicar como o fazer.
    Obrigado. Cumps, Álvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande-me um email e eu lhe mando por ele: ceritosilva@yahoo.com.br. Abs.

      Excluir