terça-feira, 12 de janeiro de 2016

David Bowie (1947-2016)

O mundo perdeu, no último domingo, dia 10 de janeiro, o talento criativo daquele que era conhecido como Camaleão do Rock, o cantor e compositor britânico David Bowie.
Nascido em Londres em 1947 e batizado como David Robert Jones, desde o início da carreira demonstrou interesse pela arte fantástica. Diz-se que se inspirou no personagem David Bowman, do filme 2001, uma odisseia no espaço, para adotar o nome com o qual faria fama. O filme também serviu de inspiração para um de seus primeiros sucessos, a canção "Space oddity", de 1969, composta em homenagem ao pouso do homem na Lua.
No disco conceitual The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972, Bowie criou uma história de ficção científica com laivos teatrais e andróginos para emoldurar as canções, obtendo enorme repercussão e tornando-se um dos álbuns mais influentes da história do rock.
Bowie também esteve envolvido com o cinema; suas composições apareceram nas trilhas sonoras de muitos filmes e ele próprio trabalhou como ator em diversos deles, com destacada atuação em histórias de fc&f, como na fc O homem que caiu na Terra (The man who fell to Earth, Nicolas Roeg, 1976, com o qual recebeu o Saturn Award de melhor ator), o horror Fome de viver (The hunger, Tony Scott, 1983), e a fantasia Labirinto (Labyrinth, Jim Henson, 1986) e o steampunk O grande truque (The prestige, Christopher Nolan, 1995).
Talvez tenha sido esse lado de sua carreira que  despertou no filho, o cineasta Duncan Jones, o interesse pelo gênero, uma vez que este tem realizado filmes de fc como Lunar (Moon, 2009) e Contra o tempo (Source code, 2011).
Mas o legado de Bowie está de fato em sua música. Bowie gravou dezenas de álbuns antológicos, nos mais variados estilos, indo do pop ao rock progressivo e à música eletrônica sem nenhum constrangimento. Além disso, e gravou com grandes astros da música pop, como Freddy Mercury, Mick Jagger e Tina Turner.
Numa votação feita pela revista Rolling Stone entre especialistas, Bowie foi cotado em 39º lugar na lista dos 100 maiores artistas do rock de todos os tempos.
David Bowie é, sem dúvida um nome importante na música popular, mas também é, por muitos motivos, importante também para a ficção fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário