Nascido em Londres em 1947 e batizado como David Robert Jones, desde o início da carreira demonstrou interesse pela arte fantástica. Diz-se que se inspirou no personagem David Bowman, do filme 2001, uma odisseia no espaço, para adotar o nome com o qual faria fama. O filme também serviu de inspiração para um de seus primeiros sucessos, a canção "Space oddity", de 1969, composta em homenagem ao pouso do homem na Lua.
No disco conceitual The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de 1972, Bowie criou uma história de ficção científica com laivos teatrais e andróginos para emoldurar as canções, obtendo enorme repercussão e tornando-se um dos álbuns mais influentes da história do rock.


Mas o legado de Bowie está de fato em sua música. Bowie gravou dezenas de álbuns antológicos, nos mais variados estilos, indo do pop ao rock progressivo e à música eletrônica sem nenhum constrangimento. Além disso, e gravou com grandes astros da música pop, como Freddy Mercury, Mick Jagger e Tina Turner.
Numa votação feita pela revista Rolling Stone entre especialistas, Bowie foi cotado em 39º lugar na lista dos 100 maiores artistas do rock de todos os tempos.
David Bowie é, sem dúvida um nome importante na música popular, mas também é, por muitos motivos, importante também para a ficção fantástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário